24 de jul. de 2012

O livro das cartas encantadas (Índigo)


Título: O livro das cartas encantadas: a correspondência secreta das princesas
Autora: Índigo
Editora Brinque-Book, 159 p.

Uma fada chamada Gwenhyfar guardou consigo durante séculos a correspondência trocada entre Bela Adormecida, Cinderela e Branca de Neve. Bella vive confinada no palácio para que a maldição da fada má não se realize, Cindy vive em um sótão poeirento e é obrigada a virar empregada da madrasta, e Branca foge da própria mãe que queria matá-la por ser a mais bela do reino. Com as datas e localidades de onde foram escritas, as cartas trocadas entre elas (cujos mensageiros eram animais) revelam toda sua intimidade: Bella estava frustrada por viver presa dentro do próprio palácio, Cindy não agüentava mais a vida de criada e Branca passou a viver com os anões depois que aprendeu a lavar e cozinhar para pagar sua “estadia”. Longe do romantismo da Disney, cada uma delas faz de um tudo para buscar seu final feliz.

Um livro impagável. Pelo título, achei fosse livro estrangeiro. Tive uma surpresa quando vi que era uma publicação de autora brasileira, e fiquei ainda mais curiosa, até porque nunca tinha visto nenhuma “mexida” boa em contos de fadas por autores brasileiros. Esse livro foi o primeiro.Este livro é muito divertido. Logo de cara, já existe uma observação da fada guardiã acerca do conteúdo das cartas e do motivo que a levou a guardar. Tais observações são entremeadas com as cartas no intuito de explicar alguns acontecimentos.
As princesas que se correspondem, Bela Adormecida, Cinderela e Branca de Neve estão bem longe de serem as mesmas que conhecemos (pintadas na nossa imaginação por Walt Disney). A despeito de algumas mudanças bem visíveis, as vidas delas não mudaram nada do que nós já conhecemos. O que eu mais gostei foram as datações e localizações fornecidas em cada carta. Um paralelo legal: todos os locais onde as princesas vivem se encontram na Alemanha, não por acaso, país dos irmãos Grimm. Adorei.

Um comentário: