11 de jun. de 2012

Jesus Potter, Harry Christ (Derek Murphy)


Título: Jesus Potter, Harry Christ: the fascinating parallels between two of the world's most popular literary characters
Autor: Derek Murphy
Editora Holy Blasphemy, 494p.

A primeira parte do livro aborda o pano de fundo da publicação da série, falando sobre as críticas sofridas e sobre o sentimento anti-Harry, sobre os cristãos que não vêem Harry como ameaça, listando obras favoráveis e fala sobre a visão da própria autora sobre religião, até finalmente abordar as semelhanças entre Harry Potter e Jesus Cristo, dentre elas o nascimento miraculoso e, é claro, a batalha contra o mal. Analisa a questão da mitologia e dos arquétipos; a discussão sobre a existência de Jesus de acordo com fontes históricas e arqueológicas; descreve as figuras pagãs pré-cristãs que tem alguma semelhança com Jesus, como Gilgamesh e Osíris, através de uma abrangente descrição de crenças pagãs, religiões de mistérios e seitas gnósticas. Para citar alguns dos paralelos:
• Um pai sobrenatural e uma mãe mortal;
• Nascimento milagroso anunciado por profecia;
• Poderes sobrenaturais usados para ajudar os outros;
• Simbolizado pelo leão, enquanto seus inimigos foram representados pela serpente;
• Desceu ao submundo;
• Foi deixado à morte para, após grande sofrimento, voltar à vida pela vitória.
Na segunda parte, é traçada uma rota dos mitos cristãos, falando sobre a analogia entre o leão, o sol e Cristo, assim como é feita uma análise do mito da criação e da figura de Satã.
Na terceira e última parte do livro, primeiramente é analisado o início do cristianismo, apresentando a evolução da Igreja Católica, desde seus concílios até os apolegetas do cristianismo moderno como C.S. Lewis. São citados seus textos misteriosos; a questão dos oráculos antigos e da magia inerente a eles é mencionada. Os mistérios do cristianismo e a passagem de “mistério” para “história” e seus mártires e a história da Igreja são explorados.

Derek Murphy é PhD em Literatura Comparada e especialista em estudos religiosos e história bíblica. Seu livro revela as semelhanças (mais que as diferenças) entre Harry Potter e Jesus Cristo, através de uma pesquisa bem fundamentada em religião comparada. O livro de Murphy, a primeira vista controverso e cujo título pode parecer irônico, através da mitologia presente na figura de Harry Potter, demonstra o sincretismo que originou a religião cristã.

6 comentários:

  1. Interessante...eu já havia lido Harry Potter e a Filosofia.
    Sem dúvida o enfoque religioso vai mexer com a cabeça de muita gente.
    Valeu a dica! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o enfoque religioso vai fazer muito mais do que mexer com a cabeça das pessoas. Se um anti-HP pega esse livro...

      Excluir
  2. Eu adoro esse tema, escrevi até um livro sobre o início do cristianismo... Desde que li os Evangelhos achei que Jesus lembra muito mais heróis como Harry Potter do que as imagens que alguns fanáticos tentam nos passar.

    ResponderExcluir
  3. Esse livro apresenta, no mínimo, algumas colocações interessantes. Gostei da leitura. Nunca havia pensado nessa comparação. Mas concordo com vc, Virgínia.

    ResponderExcluir
  4. Essa capa é muita chamativa e faria muitos fies que odeiam Harry Potter fazer um escândalo. Ela é meio forte, mas dá muita curiosidade para ler a obra.

    Bianca
    Um Universo Fantástico

    ResponderExcluir
  5. Foi exatamente a capa que me chamou a atenção, Bianca.

    ResponderExcluir