5 de ago. de 2011

A hora da estrela de Clarice Lispector – DL 2011


Tema: Clássicos da literatura brasileira

Mês: Agosto de 2011 (Livro Reserva)

Título: A hora da estrela

Autor do livro: Clarice Lispector

Editora: Rocco

Nº de páginas: 87

Sinopse: A nordestina Macabea é uma mulher miserável que mal tem consciência de sua existência e que, depois da morte de sua tia, viaja para o Rio. Um romance sobre o desamparo a que, apesar do consolo da linguagem, todos estamos entregues.

Quando vi a capa do livro, o que mais chamou a minha atenção foi… na realidade, nada.

Eu escolhi este livro porque… tinha que escolher algo dentro do tema e também tinha curiosidade sobre a autora, nunca havia lido nada de Clarice Lispector.

A leitura foi… legal porque matei a curiosidade sobre a autora. E também porque a escritora e o narrador, através dos personagens Macabéa e Olímpico, tecem críticas a respeito do ato de falar, expressar-se, escrever, ler e interpretar. Confesso que Macabéa me irritou algumas vezes, principalmente por conta desse seu namorado, mas fiquei com pena dela do fim. Eu não sou chegada em literatura brasileira, li mais por curiosidade mesmo. E não me arrependi.

O personagem que eu gostaria de ter ajudado foi Macabéa. Gostaria muito de ter podido “dar uma sacode” nela, principalmente em relação aquele namorado ridículo.

O trecho do livro que merece destaque: o final.

A nota que eu dou para o livro: 5

2 comentários:

  1. Ai, quero ler esse. Gosto muito do estilo de escrita de Clarice. Beijins

    ResponderExcluir
  2. Natallie, sou fã da Clarice e te digo que vc escolheu uma das melhores obras da autora. Ela é assim, intensa, complexa, tocante e real e talvez por isso sua grande importância, pois trabalha o íntimo do ser humano com suas riquezas e suas mazelas. Te aconselho, sem ser presunçosa, a ler os livros dela mais de uma vez, vc vai ver como é lindo descobrir mais e mais dela. Leia tb Laços de Familia...é uma delícia...

    bjs

    ResponderExcluir