25 de jan. de 2011

Chapeuzinho Vermelho e outras histórias (Col.Clássicos de Ouro) – DL 2011


Tema: Literatura Infanto-Juvenil

Mês: Janeiro de 2011 (Livro II)

Título: Chapeuzinho Vermelho e outras histórias

Autor do livro: ---------

Editora: Paulinas (Col.Clássicos de Ouro)

Nº de páginas: 51

Sinopse: Os mais belos e famosos clássicos da literatura infantil universal estão reunidos nesta coleção Fábulas de Ouro. As várias histórias, cheias de imaginação e fantasias, tem despertado, de geração em geração, o mundo encantado dos sonhos que enfeitam a vida das crianças e dos adultos também. Com textos escritos em linguagem simples e didática e ilustrações primorosas e exuberantes, Fábulas de Ouro serão os companheiros prediletos das crianças em seus agradáveis momentos de lazer.

Quando vi a capa do livro, o que mais chamou a minha atenção foi… a ilustração da capa. E de cada conto, os desenhos são muito bonitos, bem coloridos, o que eu adoro, por sinal.

O livro é sobre… Contos infantis, denotando lições de moral. Inclui a história d’A Chapeuzinho Vermelho, o Acendedor Mágico, A Pequena Vendedora de Fósforos, O Flautista de Hamelin, A Rainha da Neve, O Riacho e a Árvore, O Passarinho de Ouro, O Narciso e O Príncipe dos Rubis.

Eu escolhi este livro porque… O livro estava na estante sem ser lido há muito tempo. É uma das melhores coleções do meu acervo (digo meu, mas era pra ser da minha irmã também, mas desde muito tempo eu sou a bibliófila da família, então os livros que a mamãe comprou pra gente acabou ficando pra mim.)

A leitura foi… divertida, rápida, legal. Quando eu disse que o livro ensina lições de moral, falei sério. As melhores histórias, para mim, foram a do Narciso, do flautista de Hamelin (uma história que eu sempre quis entender e agora, estudando Tolkien, eu sei que é baseada em uma história real), a Rainha da Neve (que me lembrou imediatamente da Jadis, de Nárnia), mas principalmente a história do Príncipe dos Rubis. Eu nunca tinha escutado falar sobre esse conto. É diferente de tudo que se conhece, talvez porque nós não estamos familiarizados com histórias orientais, fora a de Ali Babá, pois nossa herança cultural é grega (infelizmente, porque o Oriente oferece tanta coisa boa). E as ilustrações, então? As imagens mais bonitas são a do Narciso, que graças a Deus não é retratado como um homem loiro de olhos azuis e sim como um moreno espetacular, parecendo um Adônis de jambo, e o Príncipe dos Rubis, outro moreno lindo que vestido com aquelas roupas bufantes e coloridas comuns na Arábia ficou o máximo.

O personagem que eu gostaria de ter dado um toque legal é a princesa que se casa com o Príncipe dos Rubis. Por quê? Porque a curiosidade dela levou a perda do homem que ela amava. Tá certo que o final do conto tem final feliz, mas mesmo assim. Eu diria para ela não ser tão curiosa. “Já ouviu aquele ditado: a curiosidade matou o gato?”, eu diria a ela. Quem quer saber demais, acaba perdendo o conhecimento que já tem. E veja o Narciso, por se achar tanto, acabou morrendo. Toda a beleza dele não salvou sua vida. Mais uma lição: beleza não é nem nunca vai ser tudo na vida de uma pessoa.

O trecho do livro que merece destaque: Não dá para dizer um trecho só. Como são contos de fadas, parecem versões das histórias completas, entende?

A nota que eu dou para o livro: 5

6 comentários:

  1. Os contos de fadas são reconhecidamente de teor moralista em que a virtude sempre vence no final. Quando criança gostava muito de ler e encenar Chapéuzinho Vermelho...rs

    ResponderExcluir
  2. rsrsrsrsrsrsrsrs
    Eu nunca gostava de encenar nada, preferia ler, mesmo....

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu blog
    Beijos

    chabiscoitoseumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu li esse livro qdo eu era criança. Lembro-me sobre como fiquei encantada na época. Vc sabe dizer se ainda consigo encontrar esse livro para compra, ou em pdf? Queria tanto ler para os meus filhos. Eles amam esse conto da Chapeuzinho Vermelho. Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Vc pode ver se consegue no skoob, ver se troca por lá. Ele faz parte de uma coleção, só não lembro quantos livros são.

    ResponderExcluir