10 de mai. de 2010

O menino do pijama listrado (John Boyne)



Título: O menino do pijama listrado
Autor: John Boyne
Editora Cia. das Letras, 200p.

Eu sabia que não devia ter lido esse livro.
Não gosto de livros nem filmes relacionados especificamente a esse acontecimento da II Grande Guerra. Não estou dizendo que são ruins, o problema é que eu tenho a imaginação muito fértil e me emociono com frequência imaginando os horrores pelos quais os judeus passaram. O único filme que vi até hoje sobre esse assunto e, apesar de chorar horrores, gostei foi A Lista de Schindler.
A hsitória gira em torno de um menino que, devido ao trabalho do pai (comandante do Fúria), é levado a mudar de casa. Antes morando em uma bela casa de 5 andares em Berlim, passa a viver com sua mãe, irmã e pai em uma casa de 3 andares em um local isolado. Da janela de seu novo quarto, ele vê o tempo todo pessoas vestindo um uniforme listrado e soldados, mas não sabe o que significa. Chateado porque não tem o que fazer nem com quem brincar, encontra Shmuel, um garoto da mesma idade que mora do outro lado da cerca. Surge uma bonita amizade entre os dois e ele começa a entender sobre o trabalho do pai e porque a família foi mandada pra viver em Haja-Vista (só depois percebi que lugar horrível era esse...)
O final é surpreendente. Eu não estava preparada, e até as últimas páginas, confesso, esperava outra coisa. Não um final feliz, mas certamente melhor do que aquele que li.



Em 2008, lançaram o filme. Ainda não vi, mas as críticas dizem que é emocionante. Se for fiel ao livro, vale a pena.

2 comentários:

  1. Oiiii
    Passei para conferir, e já estou te seguindo!
    Eu assisti o filme e quase morri, muito bom, agora é ler o livro, que com certeza vai ser melhor ainda!
    Beijos...

    ResponderExcluir
  2. Eu só li o livro mesmo... Acho que não vou ver o filme não... Assisti a Lista de Schindler e quase tive um treco, que dirá se eu ver esse. Valeu por seguir :)

    ResponderExcluir