16 de out. de 2024

Turma da Mônica Jovem Luz, gatos e confusão (Maurício de Souza) – DLL 2024


Título: Turma da Mônica Jovem: Luz gatos e confusão
Autor: Maurício de Souza
Mês: Outubro
Tema: Um livro nacional
Editora Milk Shakespeare, 96p.

Gatos e afins narra a tentativa de Magali de fazer com que seu pai não se desfaça dos filhotes de Mingau e Aveia. Para tentar ganhar algum dinheiro e ajudar no gasto com os animais, ela monta um café com gatos, mas a coisa toda sai do controle.
Em Luz, câmera, Cascão!, a turma está filmando um curta metragem para um festival. Cascão tem uma ideia bastante diferente de Cebola para o filme, e ninguém dá ouvido as suas ideias, até que eles começam a se assustar com coisas estranhas acontecendo ao seu redor. 
Em Batalha de quitutes, Quim anda meio para baixo achando que não serve para nada. Quando Carmem resolve montar um concurso de culinária para decidir quem vai fazer o buffet de sua festa, o namorado de Magali vê nisso uma ótima chance para mostrar que ele é bom em alguma coisa.

Mais um livrinho da turma da Mônica Jovem que podia muito bem ser uma história em quadrinhos. Leitura leve e bem rápida, própria para fãs de Mônica e sua turma. Indicado.

14 de out. de 2024

Memórias da princesa (Carrie Fisher) – DLL 2024

 


Título: Memórias da princesa
Autora: Carrie Fisher
Mês: Outubro
Tema: História narrada por mulher
Editora Best Seller, 224p.

Sinopse: Um relato íntimo e revelador de Carrie Fisher, a Princesa Leia de Star Wars. Carrie Fisher era uma jovem atriz iniciante quando foi chamada por George Lucas para interpretar o papel que mudaria sua vida: a Princesa Leia, de Star Wars. Inexperiente, Carrie se viu imersa em um ambiente pouco acolhedor, e buscou refúgio em diários que mantinha ao longo das gravações dos filmes. Em “Memórias da princesa: Os diários de Carrie Fisher”, a atriz conta seus melhores e piores momentos ao longo das filmagens de Star Wars e a relação que mantinha com os colegas de trabalho, além de trazer detalhes inéditos sobre sua vida pessoal e sobre como o filme mudou completamente seu modo de viver. 

 No início, quando Star Wars se tornou um verdadeiro fenômeno, nenhum de nós sabia como ser famoso. 

Uma biografia muito boa, bem diferente de várias outras que li. O fato de ter sido escrita pela própria Carrie, com relatos tirados dos diários escritos por ela no início de sua carreira, é o que chama atenção. O tom da narrativa é ácido e depreciativo, quase como se o leitor estivesse ouvindo a voz da própria Carrie. Na verdade, ela não fala de sua vida de forma linear (começando de sua infância até o momento atual), mas já começa falando de sua juventude prestes a começar a carreira. Depois de ler as partes sobre o romance com Harrison (uma coisa que todo fã sabia mas não podia dar uma certeza exata) e o que o furor que Star Wars causou na vida da atriz, entendi porque nem ele nem ela nunca foram tão diretos sobre isso. As minhas partes favoritas são: a descrição do momento em que surgiu o penteado icônico da Princesa Leia e sua visão sobre os fãs da saga. Adorei.