Páginas

17 de dez. de 2021

Sherlock (Steven Moffat, Mark Gatiss, Jay) – DLLC 2021

Título: Sherlock: o grande jogo 
Autor: Steven Moffat, Mark Gatiss, Jay 
Mês: Dezembro 
Tema: Um livro em que o título contém o nome do protagonista 
Editora Panini, 248p. 

Sinopse: Sem casos interessantes para resolver, Sherlock estava entediado. Até que ocorre uma grande explosão próxima ao número 221B da Baker Street. No local, havia um envelope endereçado a Sherlock Holmes, contendo um celular rosa. Era uma carta de desafio do misterioso Moriarty, figura responsável por inúmeros casos criminosos. Sequestrando pessoas comuns e ameaçando-as com bombas, ele arma um “grande jogo” para o detetive consultor!! Não perca o fim surpreendente! 

Terceiro volume dessa série, é uma adaptação do terceiro episódio da primeira temporada de Sherlock, a série muito bem aclamada da BBC. A adaptação é muito bem feita, não deixa nada de fora e estou ansiosa para ler o próximo volume. Também vou procurar saber se vão publicar edições referentes as temporadas seguintes. Valeu a pena a leitura.

15 de dez. de 2021

Lady Almina e a verdadeira Downton Abbey (Fiona Carnarvon) – PSRC 2021

 

Título: Lady Almina 
Autora: Fiona Carnarvon 
Mês: Dezembro 
Tema: Um livro da sua lista de leitura que você relaciona com sua pessoa favorita, ou seu lugar favorito, ou objeto favorito 
Editora Intrínseca, 255p. 

O castelo de Highclere, em Berkshire, ganhou fama internacional ao virar cenário principal da série Downton Abbey. Nesse castelo viveu uma das suas mais marcantes personagens da história da Inglaterra, a condessa de Carnarvon. Lady Almina foi filha ilegítima do banqueiro Alfred de Rothschild e sua herdeira, Almina casou com o quinto conde de Carnarvon e com isso ganhou posição e respeitabilidade social. Mas ela foi muito mais do que uma jovem bem educada e primorosa. Consciente de sua posição, Almina se destacou na sociedade, conseguiu através de sua fortuna salvar as dívidas da família do marido e durante a guerra, transformou o castelo em um hospital durante a Primeira Guerra Mundial. Ela também deu apoio constante as viagens do marido ao Egito e a crença de que se poderia fazer uma grande descoberta. Ambos foram recompensados quando o conde, junto com Howard Carter, descobrem a tumba inalterada do faraó Tutancamôn. 

Uma das melhores biografias que li esse ano, sobre uma mulher igualmente marcante. Eu amei esse livro, a forma como a autora escreve é bem simples, ela não dramatiza nenhum acontecimento, o que eu sempre gosto de ver em biografias (principalmente considerando que ambas são parentes distantes por casamento). A narrativa me cativou tanto que desde o início, quando ela fala do casamento de lady Almina com o conde, parecia que eu estava vendo a cena ao vivo e a cores. O livro traz também muitas fotos, o que complementa a história de uma maneira ótima. Muito recomendado.

13 de dez. de 2021

William and Harry (Katie Nicholl) – PSRC 2021


 

Título: William and Harry: behind palace doors 
Autora: Katie Nicholl 
Mês: Dezembro 
Tema: O livro que está há mais tempo em sua lista de leitura 
Editora Weinstein Books, 328 p. 

Sinopse: More than a decade has passed since princes William and Harry watched in grief as their mother, Diana, Princess of Wales, was laid to rest. Then just fifteen and twelve years old, William and Harry have since grown into extraordinary young men. Today they are modern princes poised to shape the Royal Family in their own image, and determined to carry the legacy of their beloved mother, Diana, into the twenty-first century. 
The royal brothers have been the subjects of intense scrutiny since birth, but until now, no journalist has delved as successfully into their lives as Katie Nicholl. Through her unprecedented network of sources, some of whom have agreed to speak for the very first time, Nicholl provides fascinating insight into the lives of William and Harry, following them from childhood to present day, chronicling the difficult period after their mother's tragic death, their college years, their love lives, their careers as front-line soldiers, and William's struggles with his destiny as the future king. 
Now, as William gets set to assume a more prominent role in the monarchy, and a royal wedding between he and Kate Middleton seems probable, Nicholl has spoken to a wealth of contacts close to the couple who reveal how their love affair really started at the University of Saint Andrews, the hurdles the pair overcame, and the challenges they still face. She recounts the story of Harry's time at Eton, his relationship with Chelsy Davy, and the three months he spent on the front line in Afghanistan. She analyzes William and Harry's complex relationship with their father, and the woman who will one day become Queen Camilla. 
A constantly surprising and compulsively readable book, William and Harry sheds an astonishing light on the two most famous brothers in the world. 

Em abril de 2021, William e Kate comemoraram 10 anos de casados. Foi engraçado fazer a resenha desse livro só agora quando essa foi uma das primeiras biografias sobre os príncipes William e Harry que eu consegui. Em parte porque eu já conhecia a autora dos vários documentários reais a que assisti, ela sabe ser concisa em sua narrativa sem dramatizar. Gostei muito da autora falar chegar a abordar o noivado de William e Kate, já que a maioria das biografias sobre William e Harry (dado o tempo de namoro do primeiro com Kate) só falam do namoro, e também adorei as partes sobre o relacionamento entre Harry e Chelsy. Biografia recomendada.

10 de dez. de 2021

O quebra-nozes (E.T.A. Hoffmann) – DLL 2021



Título: O quebra-nozes 
Autora: E.T.A. Hoffmann 
Mês: Dezembro 
Tema: Com período natalino 
Editora Pé da Letra, 80p. 

Sinopse: Os irmãs Fritz e Marie se divertem com as surpresas e os presentes e aguardam ansiosos para ver qual engenhoca mirabolante o padrinho Drosselmeier construiu dessa vez. No entanto, Marie se encanta por um pequeno e misterioso boneco quebra-nozes. Assim, tem inicio uma extraordinária aventura que envolve feitiços, reinos encantados, brinquedos que ganham vida e uma épica batalha contra o terrível Rei dos Camundongos. 

Eu adoro quando alguma editora resolve lançar edições mais elaboradas de livros que são, na maioria das vezes, encontrados somente como versões infantis. Como não consegui a edição da Zahar que é comentada, fui atrás e achei essa, com o conto integral que inspirou o balé de Tchaikovsky (que é lindo, por sinal). A história é muito bonita, de uma simplicidade tocante que realmente encanta. Bastante apropriada para o tema e que fecha o desafio desse ano com chave de ouro.

8 de dez. de 2021

De volta a Quadradópolis (Don Rosa) – DLL 2021

 

Título: De volta a Quadradópolis 
Autor: Don Rosa 
Mês: Dezembro 
Tema: Que lembre sua infância 
Editora Abril, 216p. 

Tio Patinhas está atrás dos ovos quadrados e embarca em uma busca de volta a Quadradópolis. Essa é a história que encabeça o título do volume. Além dela, o segundo volume da coleção de Don Rosa traz o making of das histórias, as variadas capas delas e mais sobre o próprio criador. 

O segundo livro da coleção Biblioteca Don Rosa, lançada pela Abril em 2017, mais um primor de publicação. Capa dura, colorida, com uma diagramação excelente, além do próprio conteúdo. Passei minha infância lendo gibis da Disney, mas nenhuma das histórias publicadas nesse volume eu conhecia, então valeu muito a pena. Recomendado.

6 de dez. de 2021

Jane (Aline Brosh McKenna) – DLL 2021

 

Título: Jane 
Autora: Aline Brosh McKenna 
Mês: Dezembro 
Tema: HQ / Graphic novel 
Editora Pipoca & Nanquim, 228p. 

Jane perdeu os pais muito cedo quando eles saíram para mais um dia de pesca... Ela viveu com a tia e os primos até a maioridade, em uma casa onde sempre se sentiu invisível, até que decide ir para Nova York. A jovem, sendo uma talentosa desenhista, conquistou uma bolsa de estudos numa escola de artes e agora precisa arranjar um emprego depressa, o que a leva a buscar o trabalho como babá de Adele, filha do poderoso executivo Rochester. Esse homem misterioso quase não pára em casa, sua filha já teve inúmeras babás que não duraram muito porque a curiosidade delas sempre levou a melhor. Mas Jane é diferente, e Rochester percebe que essa moça pode trazer uma nova luz para sua vida... 

Uma HQ que me pegou muito de surpresa. Eu já sabia que era uma adaptação de Jane Eyre, mas como acontece com toda HQ, eu fico meio de lado porque nunca sei o que esperar do desenhista. Acontece que tudo me surpreendeu: a adaptação (que mantem o tom do romance original, mas que traz mudanças que não desmerecem em nada a história), a ilustração (diferente do que eu imaginava e que combinou com o tom sombrio que eu geralmente associo ao personagem Rochester). Capa dura, com uma diagramação muito bem feita, essa HQ é um trabalho bastante primoroso que vale cada minuto da leitura.