Páginas

28 de ago. de 2024

Quem traiu Anne Frank? (Rosemary Frank) – DAL 2024

 


Título: Quem traiu Anne Frank? 
Autora: Rosemary Sullivan
Mês: Agosto 
Tema: Letra Q 
Editora HarperCollins Brasil, 379p. 

  Otto sabia que sua filha era um símbolo dos milhões de pessoas — tanto judias quanto não judias — que tinham sido assassinadas. O diário dela e o Anexo Secreto permaneciam em sua mente como um alerta do passado e uma fonte de esperança. 

O diário de Anne Frank é um dos livros mais famosos do mundo. A história da menina cheia de sonhos que passou dois anos escondida junto com sua família e alguns conhecidos só para ser descoberta perto do fim da guerra e mandada para campos de concentração. Com a fama do diário, a busca pelo delator dos ocupantes do Anexo acabou sendo deixado de lado, mas Otto Frank foi atrás de tentar descobrir. A equipe investigativa que resolveu elucidar esse mistério chegou a uma opção muito plausível, e nesse livro eles contam a história, do início ao fim, para descobrir quem traiu Anne Frank.

As pessoas que eu tirei dos esconderijos não me deixaram qualquer impressão. Seria diferente se fosse um homem como o general De Gaulle ou algum membro importante da resistência. Uma coisa assim a gente não esquece. Se eu não estivesse de plantão na hora em que meu colega recebeu um telefonema [...] jamais teria tido contato com a tal de Anne Frank. [...]

Essas foram as palavras de Karl Josef Silberbauer, um sargento da conhecida “unidade de caça aos judeus” na Holanda, para um jornalista investigativo sobre a descoberta de Anne e de todos que estavam escondidos no Anexo.
Foi ele quem recebeu a denúncia de que haviam judeus escondidos no prédio 263 da Prinsengracht e foi averiguar. Mas a história que esse livro conta vai muito além do dia 04 de agosto de 1944. Vai muito para trás também.
A primeira parte do livro fala sobre as pessoas escondidas, a escrita do diário, a relação com Miep, Kleiman, Kugler e Bep (que ajudaram a alimentar e manter as pessoas no Anexo), a descoberta do esconderijos, a prisão, a ida para os campos de concentração e a volta de Otto e sua descoberta de que era o único sobrevivente do Anexo.
A segunda parte já fala da investigação, de como Pieter van Twisk, Thijs Bayens e Vincent Pankoke se conheceram e começaram a trabalhar. O livro aborda a questão de saber se esse projeto valia a pena começar, a coleta de material (em quantidade imensa e desorganizada), as consultas com vários especialistas, as teorias sobre os prováveis culpados (alguns conhecidos de Otto, outros não), o papel e a visão do próprio Otto sobre o delator (que foi o que mais me surpreendeu) até se chegar na pessoa certa. 

Vince tem o cuidado de dizer que não houve um momento “eureca” que encerrasse a investigação; [...] Por mais que a equipe esteja confiante com relação à conclusão, não houve alegria na descoberta. Mais tarde, Vince diria que se viu dominado por “um peso de grande tristeza” que permaneceu com ele.

O engraçado é que essa também foi a sensação que eu tive ao terminar de ler. Depois de tantos prováveis suspeitos, os motivos que poderiam fazer com que essas pessoas descobrissem e falassem sobre o esconderijo e a invalidez dessas suposições, é como se a história fosse uma grande corrida (os suspeitos) que acaba dando umas paradas no meio do caminho (o descarte das possibilidades) para se chegar no ponto final (o delator), mas não existe prazer nessa descoberta, simplesmente por conta de quem foi a pessoa e qual seu objetivo, que no fim das contas, foi o mesmo de Otto Frank: salvar a própria família. Não é uma desculpa, mas uma constatação. É como está no livro, um lembrete para que nada seja esquecido:

As escolhas de Arnold van den Bergh foram mortais, mas, em última instância, ele não foi responsável pela morte dos residentes do número 263 da Prinsengracht. Essa responsabilidade compete aos ocupantes nazistas que aterrorizaram e dizimaram uma sociedade, colocando vizinho contra vizinho. Foram eles os culpados pela morte de Anne Frank, Edith Frank, Margot Frank, Hermann van Pels, Auguste van Pels, Peter van Pels e Fritz Pfeffer. E de milhões de outros, escondidos ou não. E isso jamais poderá ser entendido ou perdoado.

Um livro excelente, que deu muito gosto de ler. Totalmente recomendado.

26 de ago. de 2024

Plotted (Andrew DeGraff) – DAL 2024


Título: Plotted: a literary atlas 
Autor: Andrew DeGraff 
Mês: Agosto 
Tema: Letra P 
Editora Pulp, 128p 

  The writer is an explorer. Every step is an advance into new land. 

Começando a desenhar mapas para filmes, não livros, o autor estava mais focado em entregar uma experiência integrada do que mostrar como exatamente cada local seria. Expandindo o que já havia sido mostrado em tais filmes. Mapear livros veio como ideia de um editor. A seleção de quais livros seria mapeados resultou em 19 dos que se encontram neste livro.

Como boa apaixonada por livros com desenhos, figuras, fotos e imagens de qualquer tipo, eu só lamento não ter a cópia física desse livro. Uma leitura muito prazerosa, com desenhos bem elaborados de mapas mostrando a viagem de Ulisses para casa, Elsinore, a ilha de Robinson Crusoé, a viagem de Huckleberry Finn pelo Rio Mississipi e vários outros lugares e terras. Livro bonito e bem feito, indicado para qualquer um apaixonado por locais imaginários.

23 de ago. de 2024

A história de Patópolis – DLL 2024


Título:
A história de Patópolis
Mês: Agosto
Tema: Um livro com 18 a 23 letras no título
Editora Abril, 165p. 

Em 1982, o extinto Estúdio Disney da editora Abril, produziu uma saga contando toda a história de Patópolis. 30 anos depois, a editora Abril lançou novamente a história em um único volume, dentro da coleção Disney Temático.

A leitura vale muito a pena, como fã dos quadrinhos Disney desde pequena eu amei saber mais sobre a história de Patópolis. É um gibi médio, não muito volumoso, eu achei que seria maior porque, bom, fala da história de Patópolis, mas não, ele tem o tamanho exato. Recomendo.

21 de ago. de 2024

Ducktales – DLL 2024


Título:
Ducktales: os caçadores de aventuras Mês: Agosto 
Tema: um livro infantil 
Editora Abril, 466p. 

Sinopse: Eles caçavam aventuras por desertos inóspitos e cataratas ribombastes do outro lado do mundo. A ação era ininterrupta e o perigo, sempre presente.
Inspirado nas peripécias do arqueólogo Indiana Jones e nos quadrinhos clássicos do mestre desenhista Carl Barks, o seriado de animação DuckTales foi um dos maiores sucessos da Disney nas décadas de 1980 e 1990. No transcorrer de 100 episódios e um filme de cinema, o magnata Patinhas liderou seus sobrinhos-netos Huguinho, Zezinho e Luisinho, e os novos aliados Capitão Bóing e a pequena Patrícia, em buscas heroicas a tesouros inimagináveis. 
Prestes a celebrar os 30 anos de sua criação, e de retornar à televisão em episódio inéditos, DuckTales está de volta primeiro aqui, nesta edição especial que reúne as três maiores e melhores tramas produzidas especialmente para os quadrinhos. 
Contém as sagas: Em busca da número um, A odisseia do ouro e Legítimos donos. 

Eu assistia os desenhos dos Caçadores de Aventuras no SBT e amava. Conheci o capitão Boing, a Patricinha e também amava ver os gêmeos em aventuras com o Tio Patinhas. Não dá pra negar que ler essa HQ foi uma visita a minha infância. Adorei e recomendo.

19 de ago. de 2024

O império de ferro (James Dashner) – DLL 2024


Título: O império de ferro
Autor: James Dahmer
Mês: Agosto
Tema: História narrada por mais de uma pessoa
Editora Seguinte, 208p. 

Sinopse: Quando Sera, Dak e Riq começaram a viajar no tempo usando o Anel do Infinito, nem imaginavam que navegariam na caravela de Cristóvão Colombo, defenderiam grandes cidades de ataques vikings e mongóis e encontrariam alguns dos personagens mais célebres da história pelo caminho. Agora, os três jovens finalmente voltam até o momento em que a primeira Fratura começou a alterar o curso da história. Sua última missão é salvar Alexandre, o Grande, e para isso terão de contar com a ajuda de ninguém menos do que o brilhante filósofo Aristóteles. Mas eles não são os únicos viajantes do tempo na Grécia Antiga. Uma batalha épica contra seu maior inimigo os espera… e a história será escrita pelos vencedores.

A série está chegando ao fim com esse livro. Eu curti muito esse, principalmente porque fala da Grécia e Alexandre (imagine a loucura, ter que salvar Alexandre, o Grande). O bacana desses livros é como os autores conseguem colocar cada personagem em um lugar diferente, e depois junta eles todos em um evento ou acontecimento histórico de uma forma muito coesa. Eu simplesmente adoro essa série.

19 de jul. de 2024

Ousadas 2 (Pénélope Bagieu) – DAL 2024

 


Título: Ousadas 2: mulheres que só fazem o que querem
Autora: Pénélope Bagieu
Mês: Julho
Tema: Letra O
Editora Nemo, 168p.

Sinopse: Sonita, rapper afegã e militante no exílio; Thérèse, benfeitora de senhoras parisienses; Nellie, jornalista investigativa no século XIX; Cheryl, atleta de maratona; Phoolan, líder de bando e símbolo dos oprimidos na Índia.
Personagens da vida real, elas quebraram preconceitos. Este segundo volume traz quinze novos perfis divertidos e sensíveis de mulheres que criaram o próprio destino.

Continuando com a leitura dessa série biográfica em quadrinhos sobre grandes mulheres da história (o primeiro eu li para o Desafio Literário Livreando 2021). A qualidade é a mesma, muito boa. É um resumo da vida de cada uma delas, e o fato de ser em quadrinhos torna a história ainda mais fácil de ler. Gostei muito.

17 de jul. de 2024

Não era você que eu esperava (Fabien Toulmé) – DAL 2024


Título: Não era você que eu esperava
Autora: Fabien Toulmé
Mês: Julho
Tema: Letra N
Editora Nemo, 256p.

Sinopse: Como lidar com uma filha com deficiência? 
Nesta graphic novel autobiográfica, Fabien Toulmé fala com emoção, humor e humildade sobre um encontro inesperado de um pai com sua filha que possui Síndrome de Down. O casal enfrenta o nascimento de uma criança especial. É como uma tempestade inesperada, um furacão. Quando a menina nasce com a síndrome, até então não diagnosticada, a vida de Fabien desmorona. Indo da fúria à rejeição, da aceitação ao amor, o autor fala sobre a descoberta de como é ser diferente. 

Mais uma Hq que me tocou de várias formas. Deve ser por conta de sua própria experiência pessoal, afinal, essa HQ é sua biografia em quadrinhos, mas o autor consegue falar do assunto de uma maneira ao mesmo tempo leve e séria, mesmo quando aborda a falta de amor que ele sentiu pela filha no inicio. Um assunto sensível, que é tratado com o mesmo tom de sensibilidade com que o autor fala de seus sentimentos e preocupações. Com certeza, uma das melhores leituras do ano.

15 de jul. de 2024

Monteiro Lobato (Marisa Lajolo) – DAL 2024


 

Título: Monteiro Lobato: um brasileiro sob medida
Autora: Marisa Lajolo
Mês: Julho
Tema: Letra M
Editora Moderna, 99p.

Sinopse: Monteiro Lobato: um brasileiro sob medida trata ainda de outros momentos da vida do grande escritor, como a publicação de O escândalo do petróleo, a elaboração de seu projeto petrolífero para o país, os problemas com o governo, o exílio na Argentina, a simpatia por Luís Carlos Prestes, o final de vida de amargura, apesar do reconhecimento do público. Vale a pena ressaltar que os fatos e as interpretações da biografia, fruto de anos de pesquisa da autora, são relatados em uma linguagem clara e agradável, em um tom elegantemente coloquial. No final do volume, foram incluídos uma bibliografia comentada sobre o autor e um quadro cronológico contendo os principais acontecimentos da biografia e do momento histórico em que viveu o escritor.
O projeto gráfico do livro, assinado por Moema Cavalcanti, é uma verdadeira homenagem ao editor Lobato, a começar pelo formato pouco usual (mais largo que alto) do volume, que lembra os livros infantis. Também digno de nota é o uso da cor forte e vivaz que acompanha a capa com a foto do escritor, as folhas de guarda, as antigas ilustrações das personagens infantis (que infelizmente não trazem o crédito dos artistas que as desenharam), enfim, todos os detalhes decorativos que permeiam a obra. Finalmente, as ilustrações com fotos de São Paulo antigo e reproduções de algumas das lindas capas encomendadas pelo editor Lobato. Por tudo isso, o livro deve agradar tanto aos especialistas em literatura e cultura brasileira como aos leitores leigos que gostam de uma boa e bonita biografia.

Um achado surpresa que serviu perfeitamente para o desafio. Eu ainda estava atrás de um título para essa letra e nunca havia lido nenhuma biografia de Monteiro Lobato, então nem foi preciso pensar muito. Eu gostei muito, apesar de ser um livro muito curto, não deixa nada a desejar no quesito das informações sobrea vida privada e profissional de Lobato. Aliás, me deixou meio surpresa do quão pouco eu saia sobre a vida do que é o maior escritor de livros infantis do Brasil.

12 de jul. de 2024

Doutor Estranho no multiverso da loucura (Reina Luz Alegre) – DLL 2024



Título: Doutor Estranho no multiverso da loucura 
Autora: Reina Luz Alegre
Mês: Julho
Tema: Um livro que se passa em um universo alternativo
Editora Excelsior, 176p.

America Chaves é uma jovem com grandes poderes. Ela consegue abrir portais entre as realidades, e isso atrai a atenção de Wanda, a Feiticeira Escarlate, que busca voltar para a vida normal com os filhos. O problema é: a família que ela formou em Westview não existe na realidade em que ela se encontra. Agora, ela vai fazer de tudo para se apropriar dos poderes de America em busca da família que tanto deseja, mesma que para isso ela precise destruir muitas realidades. E o dever de Estranho é impedi-la, custe o que custar.

Bom, eu vi o segundo filme do Doutor Estranho, e mesmo sabendo só algumas coisas sobre a série da Wanda, ainda assim deu pra entender. Gostei da temática, que é cada vez mais explorada nas vidas dos que acabam se tornando perigosos vilões. No final, acabei ficando com pena da Wanda, e do Estranho também (eu torcia por um romance mais longo com Cristine). Como o livro é uma novelização do filme, não acrescenta muito, mas me fez lembrar as melhores partes. Recomendado.

10 de jul. de 2024

Hogwarts (J.K. Rowling) – DLL 2024


Título:
Hogwarts: um guia imperfeito e impreciso 
Autora: J. K. Rowling 
Mês: Julho 
Tema: Um livro com personagens com poderes mágicos 
Editora Pottermore, 86p.

Sinopse: Pottermore Presents é uma coleção de textos de J.K. Rowling: pequenas leituras que foram apresentadas originalmente em pottermore.com. Esses e-books, com curadoria do Pottermore, levarão você além das histórias de Harry Potter já que J.K. Rowling revela suas inspirações, detalhes intricados das vidas dos personagens e surpresas do mundo bruxo. 
Hogwarts: um guia imperfeito e impreciso leva você numa jornada à Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Você vai se aventurar pelos terrenos de Hogwarts, conhecer melhor seus residentes permanentes, aprender mais sobre as aulas e descobrir segredos do castelo... Tudo ao virar de uma página. 

O terceiro ebook lançado pela Rowling com histórias curtas sobre a história de Hogwarts, suas casas e artefatos. J.K. Rowling explica de onde saíram suas ideias, o que foi descartado e o que foi mantido (e a lógica por trás das decisões). Eu gostei muito desse ebook, e só me faz desejar mais ainda que ela lance (o que é no mundo da magia) o livro sobre a história da escola. Muito recomendado.

8 de jul. de 2024

Animais fantásticos e onde habitam (Jody Revenson) – DLL 2024

Título: Animais fantásticos e onde habitam: notícias extraordinárias 
Autora: Jody Revenson 
Mês: Julho 
Tema: Uma fantasia 
Editora HarperCollins Brasil, 96p.

Sinopse: Insights emocionantes dos atores e produtores, Notícias extraordinárias — as histórias por trás da magia celebra Animais fantásticos e onde habitam com informações e fragmentos sobre personagens, criaturas, trajes, efeitos especiais, além de uma série de fatos sobre a produção cinematográfica para atiçar os leitores. Escrito em um estilo arejado e acessível, também possui um “Extra” colorido exclusivo que oferece fotos e informações sobre o que o futuro reserva para Newt, Jacob, Tina e Queenie em Animais fantásticos: os crimes de Grindelwald. 

Um livro de making of do primeiro filme de Animais fantásticos e onde habitam em forma de jornal, como se fossem notícias. Eu gostei desse formato, apesar de que pareceu diminuir a quantidade de informações (ou talvez eu queria mais detalhes, vai saber). De qualquer forma, o livro traz muitas informações pertinentes a criação dos personagens, humanos e animais, e essa parte foi a melhor, principalmente porque tem muita coisa sobre como Eddie Redmayne resolver compor Newt Scamander. Recomendo.

21 de jun. de 2024

Lily Renée, fuga do Holocausto (Trina Robbins) – DAL 2024


 

Título: Lily Renée, fuga do Holocausto
Autora: Trina Robbins
Mês: Junho
Tema: Letra L
Editora Excelsior, 96p.

Sinopse: Em 1938, Lily Renée Wilheim é uma garota judia de catorze anos que mora em Viena. Seus dias são preenchidos pela arte e pelo balé. É quando os nazistas marcham até a Áustria, e a vida de Lily é arruinada do dia para a noite. De repente, seu próprio país não é mais seguro para ela e sua família. Para sobreviver, Lily deixa os pais para trás e vai sozinha para a Inglaterra. Escapar dos nazistas é apenas o começo da jornada de Lily. Ela precisará escapar muitas outras vezes – da servidão, da dificuldade e do perigo. Será que encontrará um jeito de conseguir seu tipo particular de vingança contra os nazistas? Acompanhe a história da corajosa garota que se transformou em uma quadrinista de heróis e uma verdadeira pioneira dos quadrinhos.

Uma Hq muito boa e comovente sobre uma história real. Nas minhas pesquisas, acabei descobrindo que a garota da história realmente existiu, que ela sobreviveu e virou quadrinista. Como toda vez que eu leio alguma história sobre sobrevivente do holocausto, eu fiquei esperando ela e a família serem capturadas, mas não foi isso o que aconteceu, apesar de que a jornada de Lily não foi menos difícil. Recomendo.

19 de jun. de 2024

Connect, BTS – DLL 2024

Título: Connect, BTS
Mês:Junho
Tema:Um livro com capa branca
Editora Big Hit Entertainment, 360p.

Sinopse: CONNECT, BTS is a global project to connect five cities and twenty-two artists, each of whom contributes their unique philosophy and imagination to it. 
This project aims to redefine the relationships between art and music, the material and immaterial, artists and their audiences, artists and artists, theory and practice. 
Marking first anniversary of 'Connect, BTS’, Big Hit Entertainment is sharing an e-book looking back on the exhibitions and fonts created exclusively for the project. 

Eu soube desse livro procurando outros livros sobre o BTS. Acabei descobrindo que o projeto que originou ele fez parte do cronograma para o comeback do álbum Map of the soul: 7, e que foi lançado quando o mundo começava a sofrer os efeitos da COVID. 
Do projeto, 22 artistas fizeram parte e ocorreu em Seul, Nova York, Londres, Berlim e Buenos Aires. As exposições foram gratuitas e abertas ao público. Gostei bastante.

17 de jun. de 2024

Idol lomerence (Wallea Eaglehawk) – DLL 2024


 

Título: Idol Limerence: The Art of Loving BTS as Phenomena
Autora: Wallea Eaglehawk
Mês: Junho
Tema: Um livro que tenha relação com música
Editora Revolucionaries, 241p.

Sinopse:Written by emerging avant-garde theorist and cultural critic, Wallea Eaglehawk, this cross-genre book explores the phenomenal relationship between K-pop group BTS and their fandom, ARMY.
Eaglehawk delves deep into the socially constructed, intimate relationships between South Korean idols and their fans to contextualise her transformative, revolutionary theory of idol limerence. Eaglehawk builds on Dorothy Tennov’s psychological concept of limerence, an all-consuming love and emotional attachment to another person. With the introduction and theorising of the self-reflexive, socially constructed idol persona, Eaglehawk brings limerence into the 21st century and places it in the realms of social studies for the first time. Within the theory of idol limerence lies the answers for how relationships with idols are formed and maintained, and also the transformational and revolutionary capacity of fandoms around the world. 
Teamed with her groundbreaking research and theorising is the fictitious narrative of Echo, a young millennial woman who finds herself falling in love with BTS from across the vastness of the internet. This book seamlessly weaves social theory and a love story which spans this universe, and the next. Idol Limerence is bridging the gap between scholarly and general audiences with a book of introspection, healing and universal experiences. This book provides a study of the microcosm of humankind with the relationship between Echo and BTS leader, RM, who guides her through exploring the inner workings of her psyche to the beat of a BTS song.

Esse livro me deixou muito na dúvida sobre comprar. Mesmo já conhecendo outro livro da autora, a sinopse dele na Amazon me dizia uma coisa mas eu fiquei com receio de ser outra. Resolvi arriscar. Não digo que me arrependi, valeu a leitura para saber do que se trata, mas não foi o que eu esperava. Ele é bom ao explicar essa teoria da formação do amor entre o idol e o fã, a forma como ela contextualiza isso me fez pensar muito sobre essa questão, principalmente porque eu vejo que algumas vezes, essa relação acaba sendo nociva. Foi uma leitura surpresa, com certeza.

13 de jun. de 2024

The activism of BTS fans (Lisa Reinke) – DLL 2024


 

Título: The Activism of BTS Fans: An Introduction to K-Pop Stan Power
Autora: Lisa Reinke
Mês: Junho
Tema: Um livro com menos de 100 páginas
Editora Amazon, 29p.

Sinopse: BTS, o grupo masculino de K-pop é o grupo mais famoso do mundo na atualidade. Seu grupo de fãs se chama Army. Através de sua fama, eles popularizar o k-pop, transformando o gênero em um dos mais rentáveis. Desde a pandemia e o assassinato George Floyd, certos eventos lamentáveis começaram a acontecer nos EUA e uma parte crucial disso tudo foi o ativismo do fandom Army.

Esse livro é muito pequeno. Apesar disso, ele cumpre o que propõe: definir K-Pop stans (fãs obsessivos de artistas coreanos, no caso, de cantores ou grupos musicais); o papel desses fãs no movimento BLM (Black Lives Matter) movement e na campanha eleitoral de Trump em 2020. Mas como tudo, esse ativismo tem um lado negativo, como por exemplo, quando os fãs tentam controlar seus ídolos. A leitura foi rápida e informativa. No mês em que o primeiro integrante do BTS a se alistar volta do serviço militar obrigatório, esse ebook foi uma boa escolha.

27 de mai. de 2024

K-pop (Babi Dewet, Érica Imenes e Sol Paik) – DLL 2024

 


Título: K-pop: além da sobrevivência
Autoras: Babi Dewet, Érica Imenes e Sol Paik
Mês: Junho
Tema: Letra K 
Editora Gutenberg, 173p.

Sinopse: Em Além da sobrevivência você vai descobrir ainda mais sobre a história e a cultura da Coreia do Sul. De forma simples e sem rodeios, as autoras abordam desde os detalhes sobre a música coreana, até o padrão de beleza, a construção dos idols e a importante discussão sobre saúde mental.
Se você é fã de K-Pop, vai mergulhar de cabeça em tudo o que diz respeito à hallyu, a onda coreana no Ocidente, e entender, de uma vez por todas, por que esse país encanta tantos jovens pelo mundo.

Esse é mais ou menos uma continuação de K-pop: manual de sobrevivência, apesar de que a leitura de um não depende da leitura de outro. Eles se complementam, pois este traz mais informações sobre o mundo do k-pop, dos artistas e empresas e algumas considerações pessoais sobre como é realmente a vida na Coreia do Sul. Leitura indicada para qualquer que tenha curiosidade sobre esse gênero musical que está tomando conta do mundo.

24 de mai. de 2024

Jogos vorazes e a filosofia (William Irwin) - DAL 2024

 


Título: Jogos vorazes e a filosofia
Autor: William Irwin
Mês: Maio
Tema: Letra J
Editora Best Seller, 322p.

Jogos vorazes é uma série best-seller que está além do entretenimento. Ao mostrar um mundo distópico onde crianças são jogadas em uma arena para se matarem e essa condição serve de diversão para a parte rica da população, a autora levanta questões sobre moral, ética, lealdade, política, amor e o que deve ser considerado (ou não) como arte. E essas questões são analisadas nesse livro.

Eu não faço ideia de quanto tempo faz que eu estava atrás desse livro. Eu gosto muito dos livros dessa coleção de filosofia que analisa temas e as questões levantadas por filmes e séries da cultura pop, e a série Jogos vorazes me cativou desde o primeiro momento, então estava curiosa sobre as análises que seriam feitas sobre a política, sobre os personagens, sobre a ciência e a moral da história. Como sempre, os autores não decepcionam.

22 de mai. de 2024

Inside the worlds of Star Wars Episode I (Kristin Lund) - DAL 2024

 

Título: Inside the Worlds of Star Wars Episode I 
Autora: Kristin Lund 
Mês: Maio 
Tema: Letra I 
Editora DK, 48p. 

Esse livro traz ilustrações coloridas, as artes, desenhos das escalas e modelos dos locais mostrados em Star Wars episódio I: ameaça fantasma.
 



Um dos filmes mais avacalhados de Star Wars, mas que eu sempre gostei. Principalmente porque é a primeira vez que se vê Naboo e os detalhes do planeta. Lógico que minha parte favorita é sobre esse planeta, as artes são lindas. Mas confesso que o conceito por trás da criação do Templo Jedi também me atraiu. Um livro para fãs de Star Wars.

20 de mai. de 2024

A resistência renasce (Rebecca Roanhorse) – DLL 2024


 

Título: A resistência renasce 
Autora: Rebecca Roanhorse 
Mês: Maio 
Tema: Um livro com capa da cor favorita 
Editora Universo dos Livros, 368p. 

Depois da destruição de sua frota, de sua derrota em Crait e da morte de Luke Skywalker, a Resistência está praticamente por um fio. Procurando apoiadores pela galáxia ao mesmo tempo em que fogem da Primeira Ordem. É quando Leia percebe que precisa não só de soldados, mas líderes e organizadores, pois ela sozinha não está dando conta. De lugares afastados surgem apoiadores e antigos amigos que ajudaram a rebelião na derrocada do império. 

Um bom livro de Star Wars. Desde o final da saga Skywalker, eu me desanimei de ler qualquer coisa sobre Star Wars que esteja perto da trilogia final (eu ainda quero muito ler as HQs e a trilogia sobre a Padmé). Mas esse livro eu fiz questão simplesmente por mostrar mais sobre Leia, e a surpresa fica por conta da volta de um personagem que eu sempre me perguntei o final, mas um dos livros havia “deixado em aberto”. Gostei bastante e recomendo.

17 de mai. de 2024

As aventuras de Sherlock Holmes (Giancarlo Berardi e Giorgio Trevisan) – DLL 2024


 

Título: As aventuras de Sherlock Holmes Autores: Giancarlo Berardi e Giorgio Trevisan
Mês: Maio 
Tema: Um livro policial/ investigativo 
Editora Mythos, 148p. 

Sinopse: Entre 1986 e 1989, os artistas italianos Giancarlo Berardi e Giorgio Trevisan publicaram uma das melhores e mais fiéis adaptações para os quadrinhos das aventuras de Sherlock Holmes. O resultado foram seis histórias que transmitem, de maneira inigualável, todo o espírito com que o escritor Arthur Conan Doyle insuflou vida ao detetive mais famoso de todos os tempos. Para celebrar essa obra única, a Mythos Editora tem o orgulho de apresentar ao público brasileiro As Aventuras de Sherlock Holmes, assinada pelo mesmo criador da criminóloga Júlia Kendall. 

Uma Hq muita boa. Os traços do artista parecem aqueles desenhos em que se consegue manter o traço do rosto da pessoa (não sei o nome desse tipo de desenho, não entendo nada do assunto). O fato de serem quadrinhos em preto e branco dá um toque de coisa antiga, o que eu amei. Como explicado, Berardi pretendia quadrinisar os doze contos da primeira coletânea do detetive, mas o tipo de publicação começou a perder a popularidade, então a coleção (que eu assumo que teria mais um volume) se encerra no primeiro. O que é realmente uma pena, dada a excelente qualidade dessa publicação. De qualquer forma, uma das melhores leituras do ano, completamente recomendada.

15 de mai. de 2024

The making of Star Wars: Episodes I The Phantom menace (Laurent Bouzereau) – DLL 2024

Título: The Making of Star Wars: Episode 1 The Phantom Menace 
Autor: Laurent Bouzereau
Mês: Mai
Tema: Um livro encalhado
Editora Lucas Books, 192p.

Sinopse: The Ultimate Behind-the-Scenes Tour de Force. In 1977, George Lucas brought Star Wars to the big screen--and made cinema history. Now, more than twenty years later, the visionary writer-director, his brilliant crew of special-effects wizards, and an exciting cast of talented stars have united to make the long-awaited and eagerly anticipated Episode I of the Star Wars epic. 
Star Wars: The Making of Episode I is your exclusive entrée backstage where the wonders of the newest chapter in the Star Wars saga are brought to life, including 
- A series of exclusive interviews with George Lucas as he discusses the genesis of the Star Wars story, from themes to scenes to dialogue 
- The development of such classic characters as young Jedi student Obi-Wan Kenobi and R2-D2--plus intriguing newcomers Anakin Skywalker, Qui-Gon Jinn, Queen Amidala, and Jar Jar Binks 
- The creation of new state-of-the-art creatures and special effects by the legendary Industrial Light & Magic team 
- Pre-production: from storyboarding, set-building, and model-making to costume design and the casting of pivotal roles 
- Post-production: Including editing, scoring, and combining computer generated effects with live-action footage 
- Shooting in England, Italy, and Tunisia, with stars Liam Neeson, Ewan McGregor, and Natalie Portman - Hundreds of drawings and photographs Witness all the movie-making magic behind the sensational Star Wars saga's newest episode!



Outro livro muito bom, com informações não muito novas (para mim, pelo menos, que sou fã da trilogia prequel faz anos). Desses livros de making of, o que vale a pena mesmo são as artes conceituais, sempre muito lindas.

"It takes me a long time to write screenplays," Lucas admitted. "In writing Episode I, I spent a lot of the time doing research. I had to develop an entire world. I had to make a lot of decisions about things that would affect the next two movies, as well as this movie. Everything had to be laid out in this script so that the next two scripts would follow as they should. I also had to play this script against the three movies that had already been made, making sure everything was consistent and that I hadn't forgotten anything.[...]" 

Star Wars sendo Star Wars, qualquer informação sobre a produção dos filmes é bem vinda, e esse livro cumpre o que promete. Vale a pena cada minuto de leitura, muito recomendado.

29 de abr. de 2024

Highlights of the egyptian Mussum (Zahi Hawass) - DAL 2024


Título: Highlights of the egyptian museum 
Autor: Zahi Hawass 
Mês: Abril 
Tema: Letra H 
Editora The American University in Cairo Press, 72p. 

Nesse livro leve e compacto, o extraordinário egiptólogo Zahi Hawass coletou as próprias joias do Museu, ilustradas em cores e descritas sucintamente [...]

Sinopse: Cairo’s Egyptian Museum, one of the greatest storehouses of ancient art and artifacts in the world, is at the top of the agenda for millions of visitors to Egypt every year. People come to see the fabulous gold treasures of King Tutankhamun, the monumental royal statuary, the elaborately painted coffins and funerary masks, the model houses, ships, and armies, the tools, furnishings, and games of everyday life, and all the other paraphernalia of three thousand years of ancient Egyptian civilization. But what to take home from all this? How to remember the highlights of a visit to such a wonderful house of treasure? Here in this light and compact book, Egyptologist extraordinaire Zahi Hawass has collected the very gems of the Museum, illustrated in full color and succinctly described―more than thirty significant objects that stand out in the memory, making the perfect souvenir of one of the world’s truly great museums. 



Essa é a perfeita definição do que se trata esse livro. É realmente um livro compacto e Hawass, o maior egiptologo que existe atualmente, coletou realmente as peças principais e descreve cada uma delas de maneira objetiva. A máscara de Tutancâmon, A estatueta de Khufu, a capela de Hator, a estátua colossal de Akhenaten, e as múmias reais, dentre elas, a de Hatshepsut (minha favorita). Mesmo sendo pequeno, é uma publicação primorosa, que serve de guia para algumas das peças mais valiosas do museu. Já considero um dos melhores livros do ano.

26 de abr. de 2024

A guerra dos tronos e a filosofia (William Irwing) - DAL 2024


 

Título: A guerra dos tronos e a filosofia 
Autor: William Irwin 
Mês: Abril 
Tema: Letra G 
Editora Best Seller, 294p. 

Sinopse: Lorde Stark foi o verdadeiro responsável por seu triste destino? Que personagem merece ganhar a Guerra dos Tronos? Se o Inverno está chegando, quem ainda se importa em conquistar o Trono de Ferro? Essas e outras perguntas são analisadas em "A guerra dos tronos e a filosofia", um fascinante estudo do ponto de vista filosófico de um dos maiores fenômenos da atualidade. 

Eu adoro os livros dessa coleção editada pelo William Irwin. É muito divertido ler as análises feitas e as questões levantadas sobre os significados dos temas, personagens e as características gerais da obra analisada, nesse caso, a série As crônicas de gelo. Meu capítulo favorito é o sétimo, sobre Eddard Stark, Cersei Lannister e julgamentos morais, porque é em torno desses dois personagens e o que eles defendem que a maior parte dos principais acontecimentos gira. O único problema é que esse livro foi escrito antes da conclusão da escrita da série, eu gostaria de mais análises sobre os acontecimentos finais. Indicado.

24 de abr. de 2024

Contos de biblioteca (Jéssica Spilla) – DLL 2024


 

Título: Contos de biblioteca: histórias de amor e livros 
Autora: Jéssica Spilla 
Mês: Abril 
Tema: Um livro de contos (antologia) 
Editora Arcádia, 188p. 

“1. Os livros são para serem usados; 
 2. Todo leitor tem seu livro; 
 3. Todo livro tem seu leitor; 
 4. Poupe o tempo do leitor; 
 5. Uma biblioteca é um organismo em crescimento.” 
 - As cinco leis de Ranganathan. 

Joana Silva e o Livro da Pedra Filosofal narra a história de Joana, bibliotecária recém-formada que chega cheia de ideias, mas se desmotiva ao perceber que o trabalho não era valorizado. Ela começa a meter a mão na massa e através de Harry Potter e a pedra filosofal, acaba não só ajudando um jovem que acreditava não ter nada a oferecer, mas também encontra o amor de sua vida. Karina Costa e a Câmera Secreta fala da vida de Karina que, após perder a mãe e não ter nenhum parente próximo, decide prestar concurso para bibliotecária bem longe de sua cidade natal. Apesar de ainda sentir muita falta da mãe, ela consegue ir superando ao encontrar no clube de leitura que se reunia na biblioteca onde trabalhava (que discutia a leitura de Harry Potter e a câmara secreta) a motivação para seguir em frente. 
Priscila Lima e o Menino n’AsKabanas conta a história de quando Priscila assumiu seu cargo de bibliotecária e durante um belo projeto, o acampabiblio com a discussão do livro Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban, ela encontra um menino chamado Pedro, aparentemente abandonado. Quando descobre a história dele, Priscila decide adota-lo. 
Gerson Schneider e o Torneio Trilivros narra a vida boa e confortável que Gerson levava até uma tragédia mudar tudo. Sua vida começa a entrar nos eixos novamente quando ele resolve voltar a trabalhar como bibliotecário, encontrando em um projeto inspirado em Harry Potter e o cálice de fogo e em uma pequena aluna com problemas de visão uma nova maneira de enxergar a vida. 
Mayara e a Ordem da Felicidade fala de como Mayara, nascida em uma aldeia munduruku, conseguiu cursar biblioteconomia e como uma idéia ousada inspirada na Armada de Dumbledore de Harry Potter e a Ordem da Fênix fez com que sua aldeia tivesse mais acesso a literatura, especialmente a indígena. 
Roberta Albuquerque e o Enigma de São Tomé e Príncipe marra a história de Roberta que, desejosa de se graduar em Química e apaixonada por Harry Potter e o enigma do príncipe (e encantada pelo aplicado aluno de poções Snape), começa a trabalhar como editora de livros didáticos de química. Ao tirar um ano sabático, Roberta viaja e participa de vários projetos ligados a bibliotecas e livros. 
Cláudia Pires e as Relíquias da vida fala da história de Cláudia, formada em Biblioteconomia em uma época em que mulheres casadas deviam total obediência ao marido, ela se livra de um relacionamento abusivo e se muda para outra cidade, onde acaba trabalhando em uma biblioteca particular e descobre os prazeres da filantropia ligados a sua paixão: os livros. Seu livro favorito: Harry Potter e as reliquias da morte

[...] sempre tive a certeza de que bibliotecas são pontos de encontros de almas, e que os livros sempre conspiram em nosso favor. [...]

Eu diria que esse é um livro feito por bibliotecários para bibliotecários, mas não vou reduzir tanto assim. Então, agora digo que esse é um livro feito por apaixonado por livros para outros apaixonados por leitura e por qualquer tipo de trabalho que se realize com livros. 
Não faço ideia do por quê eu demorei tanto para ler esse livro. Ele junta as leituras dos livros de Harry Potter com as histórias de cada um dos narradores. Através da leitura da série de J.K. Rowling, cada um deles fala sobre suas histórias de vida. Eu AMEI que uma das personagens é uma bibliotecária paraense. Um dos melhores livros do ano, sem dúvida alguma.

22 de abr. de 2024

Como cultivar uma vida de leitura (C.S. Lewis) – DLL 2024

Título: Como cultivar uma vida de leitura
Autor: C.S. Lewis 
Mês: Abril 
Tema: Um livro que os capítulos tenham títulos 
Editora Thomas Nelson Brasil, 176p. 

C.S. Lewis era um grande amante de livros e um leitor ávido. Essas características levaram-no a produzir grandes obras literárias, como As crônicas de Nárnia. Neste livro, que traz escritos do acervo literário vasto de Lewis, ele fala sobre o poder, a importância e a alegria que ele encontrou (e qualquer pessoa pode encontrar) em uma vida dedicada a leitura. 

Evidentemente, todos deveriam reler um bom livro ao menos uma vez a cada dez anos.

Um livro pocket, muito bonito e que me deixou louca para comprar assim que soube da publicação. Amei a coletânea de escritos de Lewis, alguns já conhecia, outros não. Foi uma leitura muito rápida, mas muito proveitosa. Através de uma linguagem fluida, Lewis aponta motivos pelos quais você deve reler um livro favorito, porque contos de fadas importam independente da idade que o leitor tenha e o quão maravilhoso é crescer rodeado de livros. No mês do bibliotecário, um livro que aborda o valor de uma vida de leitura com certeza já está na minha lista de favoritos.

19 de abr. de 2024

Um corpo na biblioteca (Agatha Christie) – DLL 2024

Título: Um corpo na biblioteca 
Autora: Agatha Christie 
Mês: Abril 
Tema: Um livro com livros na capa 
Editora HarperCollins Brasil, 180p. 

Era um dia como qualquer outro, ou para um dia assim a senhora Bantry achou que iria acordar, quando uma das empregadas entra em seu quarto correndo para avisar que havia um corpo no chão da biblioteca de sua casa. Logo ela e o marido chamam a polícia, e começa uma investigação sobre como e por quê o corpo de uma jovem loira que eles nunca haviam visto antes tinha ido parar dentro de sua casa. Além das autoridades, a dona da casa também chama Miss Marple, uma senhora que é conhecida por ser detetive amadora. No meio das investigações, outro assassinato, desta vez dez uma adolescente encontrada carbonizada dentro de um carro. Agora é descobrir se os crimes tem relação, e é claro, que é o culpado. 

Acho que essa foi a primeira vez que eu acertei quem seria o criminoso. Apesar de que, neste livro com Miss Marple, eu achei que a explicação da resolução do caso ficou confusa. De todos os (poucos) livros que já li de Agatha, tanto com Poirot quando com Miss Marple, eu gosto mais do que tem a senhorinha como detetive, nem sei explicar porque. Vale dizer duas coisas sobre esse livro: que as reviravoltas da história, até se chegar nos culpados, mantém o leitor vidrado (pelo menos eu fiquei), e que a explicação sobre as vítimas dá o tom de surpresa (se o leitor acha que conseguiu adivinhar os culpados e sente falta de mais mistério). Como qualquer livro de Agatha Christie, recomendo.

27 de mar. de 2024

Finalmente (Elizabeth Gaskell) - DAL 2024


Título: Finalmente
Autora: Elizabeth Gaskell
Mês: Março
Tema: Letra F 
Editora Avrakadavra, 27p.

O Doutor Brown era um homem educado e bem apessoado, o que lhe rendeu entrada em alguns círculos sociais, mesmo sem ninguém saber nada sobre seus parentes. É dessa forma que ele encanta Margaret, sobrinha do Professor Frazer. Em um primeiro momento, ele e sua esposa fazem de tudo pra dissuadir a sobrinha de se casar com Brown, mas acabam aceitando. Em sua nova vida de casada, Margaret e o marido acabam passando por um sério problema e se vêem vítimas de chantagem quando o passado de Brown ameaça vir a tona....

Um ebook bem pequeno, acho que não levei nem meia hora para ler, só adquiri por causa da autora. Achei interessante a história porque mesmo sendo pequena, ela prende a atenção. Recomendo, disanuvia a mente.

25 de mar. de 2024

A espada de gelo - DAL 2024


 

Título: A espada de gelo
Mês: Março
Tema: Letra E
Editora Abril, 324p.

Sinopse: Uma das mais queridas e cultuadas sagas dos quadrinhos Disney, escrita e desenhada pelo mestre italiano Massimo De Vita, é compilada pela primeira vez neste único volume, com tratamento editorial e acabamento gráfico que ela merece! A Espada de Gelo é uma aventura de ficção científica e fantasia que, desde o lançamento de seu primeiro capítulo em 1982, tem fascinado leitores de todo o mundo. Mickey e Pateta são transportados, na noite da véspera de Natal, de sua pacata Patópolis para uma dimensão paralela mítica e mágica chamada Terras de Argaar, onde terão que realizar uma missão quase impossível: encontrar a única arma capaz de deter o maligno déspota conhecido como Príncipe das Névoas, que ameaça submeter o reino a uma opressão eterna caso não seja detido a tempo. A arma em questão é a Espada de Gelo, e sua incerta localização levará nossos heróis ao maior desafio de suas vidas... e muito além!

Um livro da coleção capa dura da Disney que eu fiz questão de ter. As histórias são bacanas, várias aventuras diferentes mas ligadas pelo mesmo cenário. Além de, é claro, a publicação ser um primor. Para quem é fã da Disney, totalmente recomendado.

22 de mar. de 2024

O feminismo é para todo mundo (Bella Hooks) - DLL 2024


 

Título: O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras 
Autora: Bell Hooks 
Mês: Março 
Tema: Um livro com protagonismo negro 
Editora Rosa dos Tempos, 176p. 

Com uma linguagem direta, o leitor é incentivado a participar de projetos em prol da popularização do movimento feminista, a partir da construção da justiça social. Para reivindicar direitos iguais para todos, primeiro se precisa entender como funciona o movimento feminista, inclusive a partir da perspectiva de feministas negras. O livro traz respostas para perguntas sobre movimento, incluindo temas como educação, sexualidade, violência, direito reprodutivo e muitas outras questões. 

Eu esperava muita coisa desse livro. Esperava que fosse um livro grosso (pelo preço que vi sendo vendido), que a linguagem fosse muito formal e a leitura fosse difícil. Me enganei em tudo. O livro é fino, a linguagem é acessível e a leitura é de fácil entendimento. É interessante como a autora foca no movimento feminista como um todo, nas conquistas e o que falta para o movimento melhorar, inclusive no que diz respeito a questão da igualdade entre mulheres de todas as raças. Um dos melhores livros do ano, isso eu já posso dizer com certeza.

20 de mar. de 2024

Cleopatra (Zahi Hawass e Franck Goddio) - DLL 2024


 

Título: Cleopatra: the Search for the last queen of Egypt 
Autores: Zahi Hawass e Franck Goddio 
Mês: Março 
Tema: Um livro com a capa mais bonita da estante 
Editora National Geographic Society, 255p. 

Cleópatra e o imaginário que a cerca cativa o mundo por cerca de 2.000 anos. Por todo esse tempo, ela é uma das mulheres mais impressionantes do mundo, devido ao que se sabe realmente sobre ela, mas muito mais graças a lenda na qual ela se transformou quando preferiu se matar ao invés de servir de espetáculo para Roma. Ao longo dos anos, os renomados arqueólogos Franck Goddio e Zahi Hawass descobriram no deserto e no mar artefados religiosos e da via diária que descortinam um pouco mais sobre a vida da última rainha do Egito. 

Eu confesso que a escolha do livro para esse tema foi meio difícil, porque eu queria incluir livros comprados até o momento da leitura desse tema. Infelizmente, os que eu queria comprar estavam além das possibilidades no momento, então tive que me contentar com o que eu já tinha na estante. A sorte é eu tenho realmente alguns livros com capas bem bonitas, mas esse supera a maioria. Não sei se porque eu adoro qualquer coisa sobre Celópatra, ou porque esse livro foi escrito pela sumidade que é Zahi Hawass, ou simplesmente por conta da capa mesmo, que é linda. De qualquer forma, foi uma ótima leitura. 
A primeira impressão que dá é que o título engana, e que o livro não fala muito de Cleópatra devido ao fato de que ao longo dos capítulos, os autores focam nas descobertas arqueológicas feitas ao longo do tempo. A questão é que esse livro é parte de uma exibição feita para mostrar os resultados das últimas descobertas e discussões sobre a última rainha do Egito, sobre a vida que ela levava, sobre a vida no Egito de sua época e a esperança de se encontrar seu túmulo.

18 de mar. de 2024

Barbie e o império da Mattel (Robin Gerber) – DLL 2024

Título: Barbie e o império da Mattel 
Autora: Robin Gerber 
Mês: Março 
Tema: Uma biografia 
Editora HarperCollins, 272p. 

Ruth Handler, antes Ruth Mosko, era filha de imigrantes judeus poloneses. Criada pela irmã Sarah e seu marido, Ruth desde cedo desenvolveu uma forte vontade de assumir responsabilidades. Fez faculdade e trabalhava ao mesmo tempo. Na juventude, conheceu o homem que mais tarde seria seu marido, Isadore Elliot Handler, ou somente Elliot Handler, um jovem artista judeu. Apesar de no início sua irmã Sarah não concordar com o romance, Ruth e Elliot decidem se casar. A primeira parceria de tino comercial entre o casal começou com um pequeno ateliê montado primeiro na garagem de seu apartamento e depois mudado para uma antiga lavanderia, onde Elliot daria livre curso ao seu talento e Ruth venderia os objetos criados pelo marido (dentre os primeiros objetos a serem vendidos estavam marcadores de livros, bandejas, castiçais, dentre outros, feitos de uma combinação de madeira e plexigas). A primeira encomenda veio da loja Zacho’s. À medida que a pequena empresa, Elzac, decolava, Ruth engravida de sua primeira filha, Barbara Joyce. 
No entanto, a gravidez de risco a impede de continuar ajudando Elliot. Um novo sócio aparece, enquanto Ruth tenta deixar o papel de empresária de lado e se adaptar ao papel de mãe. A alegria pelo nascimento de seu caçula Kenneth Robert é pontuado pela tristeza de perder seu pai Jacob e em seguida sua mãe Ida. Ruth retorna ao mundo dos negócios e a empresa Mattel é fundada. Ao mesmo tempo, Elliot precisava continuar se dedicando a Elzac, enquanto o tino comercial de Ruth estava mais forte que nunca. Á medida que a Mattel cresce, Ruth ainda precisa se adequar ao papel de mãe (apesar de ser uma mulher realizada no mundo dos negócios, sua vida familiar era pura tensão). 
Quando Ruth e família viajavam pela Europa, Barbara notou uma boneca de plástico duro na vitrine de uma loja de brinquedos. Essa boneca, Lilli, foi a inspiração inicial para Ruth, que queria criar uma boneca diferente das bonecas de papel com as quais a filha brincava quando criança. A partir desse momento, Ruth fez o possível e o impossível para criar a boneca que queria, apesar da descrença de seus funcionários e até de seu marido, que não acreditavam que alguma mãe compraria uma boneca com seios para sua filha. À medida que a fabricação da boneca prosseguia, Elliot começava a produzir os móveis para a casa da boneca. Três anos se passaram até a boneca e seu guarda-roupa ficarem prontos para serem vendidos, quando Ruth passou a se dedicar ao marketing da boneca, chamada de Barbie em homenagem a filha (que não gostou da idéia). 
A venda da boneca não foi o sucesso que Ruth esperava, mas com as férias se aproximando, a propaganda televisiva transformou a Barbie em um fenômeno internacional e a Mattel se tornaria uma das maiores empresas de brinquedos do mundo. Um curso para executivos feito por Ruth abriu seus olhos para as exigências do mundo empresarial e ela passa a deter total controle operacional da Mattel. Foi na década de 60 que a Mattel se expandiu, com Barbie estabelecendo vários marcos. Quando a empresa decidiu responder aos inúmeros pedidos para Barbie arranjar um namorado, surge Ken. 
O nome foi uma homenagem, desta vez ao seu filho (mas Kenneth não gostou). Ao mesmo tempo em que a empresa continuava crescendo, Ruth se tornou mais exigente. A boneca Barbie se expandia e o Hot Wheels se tornava outro grande sucesso de vendas. A reviravolta do destino aconteceu nos anos 70: Ruth descobre ter câncer mamário. Ao remover uma de suas mamas, sua auto-estima desaba, ao mesmo tempo em que problemas na Mattel ameaçam esmagá-la. 
Um novo golpe estava reservado para ela quando ela e Elliot se desligaram totalmente da empresa que criaram. Dedicando-se ao ramo das próteses mamárias, Ruth sofre uma condenação por ter fraudado a Mattel. 
Ao mesmo tempo em que presta seu serviço comunitário, seu novo negócio deslancha. Preocupada com mulheres que sofreram a mesma mutilação que ela, Ruth se dedica a projetar uma nova prótese mais natural e confortável. Assim surge a Nearly Me, quarta companhia fundada por ela. Um golpe profundo estava esperando por ela, no entanto. Kenneth, seu filho, descobre ter AIDS (fato omitido na autobiografia de sua mãe), contraída em uma relação homossexual. Ele falece após cerca de 6 anos. 
Anos mais tarde, Ruth resolve tirar a outra mama, devido a suspeitas não confirmadas de um novo câncer. Em sua velhice, Ruth retoma relações com a Mattel e recebe prêmios por diversas colaborações. 

Barbie sempre representou o fato de que uma mulher tem escolhas. 

Apesar de ser um livro da mesma autora de Barbie & Ruth, uma biografia da criadora da Barbie que eu a li faz um tempo, eu achei que esse livro traria mais informações. Na verdade não trouxe nada de novo, além de uma diagramação melhor que do que a da publicação anterior. Eu gostei porque me fez relembrar algumas coisas sobre Ruth Handler (como o fato mencionado no filme de que ela fez mastectomia dupla e sobre a vida do filho dela). Achei muito justo escolher essa livro para esse mês não só porque o filme Barbie foi esnobado no Oscar (mas cujo personagem masculino entregou uma senhora performance na premiação), mas também porque é o mês do dia da mulher. Muito recomendado.

28 de fev. de 2024

Dooku (Cavan Scott) – DAL 2024


 

Título: Dooku: jedi lost 
Autor: Cavan Scott 
Mês: Fevereiro 
Tema: Letra D 
Editora Del Rey, 480p. 

Dookan (Dooku em inglês, precisou ser traduzido de outra forma em português por conta da pronúncia) tem uma vida privilegiada como filho de uma família importante. Quando suas habilidades jedi começam a se manifestar, ele é levado para ser treinado por ninguém menos que Mestre Yoda. Á medida que ele cresce dentro da Ordem, se torna amigo do jedi Sifo-Dyas e toma Qui-Gon Jinn como padawan. Fascinado com a missão da mestre jedi Lene Kostana e a missão de resgatar e estudar relíquias Sith e dividido entre suas obrigações como jedi e seu papel dentro de sua família, Dookan como a sentir a atração pelo lado obscuro da Força... 

Apesar de ter sido representado pelo grande Christopher Lee nos cinemas e saber que o personagem do Conde Dookan era importante na grande trama de esquemas de Palpatine, eu nunca pensei em dar atenção a vida dele. Me surpreendi. É um personagem com uma história muito interessante.

26 de fev. de 2024

Close to Holmes (Alistair Duncan) – DAL 2024

Título: Close to Holmes 
Autor: Alistair Duncan 
Mês: Fevereiro 
Tema: Letra C 
Editora MX Publishing,224p. 

Sinopse: The London of the late nineteenth century was home to both Arthur Conan Doyle and his famous detective - Sherlock Holmes. This book looks at some of the many locations in both central and outer London that have connections to one or both of these famous names. In addition to examining the history this book also looks at some of the theories that have been woven over the years around Holmes and these locations. 

Eu esperava uma coisa e recebi outra. Na realidade, eu amei esse livro. O autor faz um apanhado geral e abrangente dos lugares ligados a vida de Arthur Conan Doyle e aos casos de Sherlock Holmes. Além de pontuar os lugares, ele também conta a história ligada a eles e cita os casos de Holmes que tiveram tal lugar como cenário. Dá gosto de ler porque a pesquisa do autor é extensa e muito detalhada. Além das imagens, tanto de casas e órgãos públicos quanto das personagens históricas que tiveram algo a ver com eles. Adorei, super indicado.

23 de fev. de 2024

Turma da Monica Jovem Mudando o jogo (Maurício de Sousa) - DLL 2024


Título: Turma da Mônica Jovem Mudando o jogo 
Autor: Maurício de Sousa 
Mês: Fevereiro 
Tema: Um livro jovem adulto (YA) 
Editora Milk Shakespeare, 96p. 

Em Torneio de games, Mônica fica danada da vida quando Cebola não sai com a amiga por conta de um torneio de game. Então, ela se dedica a aprender e acaba superando Cebola e participando da final. 
A balada da supérflua traz a tentativa de Magali, Cebola e Cascão de saírem do luau marcado por Mônica sem magoar a amiga para participarem da balada organizada pela galera, que são na mesma noite, da superlua.  
Em O caso do rei dos trolls, a galera do Limoeiro acaba sendo vítima das trollagens de algum desconhecido que anda espalhando assuntos pessoais de todo mundo na internet. Até que Mônica e DC descobrem quem é o engraçadinho. 

A última história eu já sabia o enredo porque foi uma das contadas nos gibis da TMJ primeira série. Um livro pequeno e bem divertido, com histórias bem típicas de adolescente. Eu ri, adoro essa versão adolescente da Turma da Mônica e as confusões que eles se metem e tentam resolver. Recomendo.

21 de fev. de 2024

Pateta repórter - DLL 2024


 

Título: Pateta repórter 
Mês: Fevereiro 
Tema: Um livro parado há mais de um ano Editora Abril, 466p. 

 Sinopse: Esta é a maior e melhor homenagem da Disney à crônica diária, ao jornalismo investigativo e, principalmente, aos tumultuados anos 1930 – tempo de queda e reascensão dos Estados Unidos e de mudanças culturais e políticas que levariam a civilização à sua segunda grande guerra. Siga de perto o árduo e muitas vezes perigoso trabalho do repórter Pateta, que de pateta só tem o nome, para trazer os fatos à luz em uma era pré-televisão e pré-internet. O mais simpático personagem dos quadrinhos surpreende e não deixa nada a dever aos grandes jornalistas da realidade e da ficção. A edição definitiva de Pateta Repórter traz todos os capítulos da aclamada saga criada pela roteirista Teresa Radice e pelo desenhista Stefano Turconi, com comentários adicionais do especialista em Disney e também jornalista Marcelo Alencar. Repleta de ação, humor e aventura, esta grande trama transportará você para o coração de um mundo fascinante que não existe mais. 

Pateta repórter é uma dessas sagas Disney que se começa esperando ver muitas trapalhadas do Pateta, mas o que se vê (e se diverte lendo) é que essas trapalhadas fazem do Pateta o melhor repórter do jornal. E como se não bastasse isso, a melhor surpresa foi descobrir mais sobre o passado de um dos maiores vilões da Disney: o Mancha Negra. Eu adorei. Super recomendo.

19 de fev. de 2024

Tio Patinhas e Pato Donald O tesouro na bolha de vidro (Don Rosa) - DLL 2024

 


Título: Tio Patinhas e Pato Donald: o tesouro na bolha de vidro 
Autor: Don Rosa 
Mês: Fevereiro 
Tema: HQ, mangá ou graphic novel 
Editora Abril, 192p. 

 Sinopse: Terceiro volume da série que compila todas as histórias em quadrinhos e capas do Tio Patinhas e Pato Donald produzidas pelo renomado artista Don Rosa em seus 20 anos de carreira na Disney. Neste volume, destaque para a história O Tesouro na Bolha de Vidro. 

Eu simplesmente amo essas edições por conta da quantidade de informação de bastidores que é incluída nelas. Além das histórias serem bacanas, o final das publicações ainda traz muitas informações sobre a criação das histórias e sobre o Don Rosa. Dessa vez, eu fiquei procurando a dedicatória especial feita a Carl Barks, algumas vezes eu achei, outras não. Adorei.