Páginas

13 de nov. de 2024

O caso do marquês desaparecido (Nancy Springer) - DLL 2024


Título: O caso do marquês desaparecido
Autora: Nancy Springer
Mês: Novembro
Tema: Uma história que se passa em lugar que quer visitar
Editora Novo Século, 192p.

Sinopse: Quando Enola Holmes, irmã do grande detetive Sherlock Holmes, descobre que sua mãe desapareceu, ela rapidamente sai a sua procura. Disfarçando-se de viúva, Enola embarca em uma jornada para Londres, sem saber o que poderá acontecer. Ao chegar na cidade ela adota uma série de disfarces, mas acaba se envolvendo no caso de um jovem marquês desaparecido. Em uma época em que as mulheres eram subestimadas, a solitária adolescente inglesa é ameaçada por vilões que procuravam pelo tal nobre, e, além de ter que fugir desses malfeitores, ela precisa também despistar seus espertos irmãos. Em meio a tantos perigos e mistérios, será que Enola conseguirá descobrir as pistas necessárias para encontrar sua mãe?

É estranho começar falando desse livro pela parte final, mas eu vou fazer isso assim mesmo. Quando cheguei no fim do livro, me surpreendi com os vários momentos em que Enola simplesmente não é identificada pelo próprio irmão, o grande Sherlock Holmes, enquanto ela está praticamente debaixo do nariz dele. Foi uma leitura rápida e divertida, que me surpreendeu positivamente pelo fato de não me fazer ter vontade de largar e continuar outra hora. Recomendo.

11 de nov. de 2024

Os diários de D. Pedro II no Egito (Julio Gralha) – DLL 2024


 

Título: Os diários de D. Pedro II no Egito
Autor: Julio Gralha
Mês: Novembro
Tema: Livro com nome de cidade/país/região no título
Editora LVM, 191p.

D. Pedro II foi um homem muito inteligente, culto, curioso sobre as coisas do mundo. Apaixonado pelo Egito, ele faleceu algumas décadas antes de Howard Carter fazer a maior descoberta arqueológica do século XX. No entanto, o passado que os arqueólogos já haviam descortinado sobre a história do Egito na época em que D. Pedro II viveu não era pouca coisa, e o imperador teve a chance de visitar os mais importantes locais, relatando tudo que viu em um diário.

Eu estava louca atrás desse livro desde o ano passado, depois de fazer o curso da USP sobre Arqueologia no Egito. Eu adorei que o autor transcreveu exatamente nas palavras do imperador tudo que viu no Egito, trazendo logo após explicações sobre os locais, pessoas e monumentos, que facilitam a leitura (temos que ter em mente a linguagem erudita do imperador que para alguns pode ser difícil de entender). Uma das melhores leituras do ano, sem dúvida.

4 de nov. de 2024

The discovery of Tutankhamun’s tomb (Howard Carter) – DLL 2024



Título: The discovery of Tutankhamun's tomb
Autor: Howard Carter
Mês: Novembro
Tema: Ebook
Editora e-art now, 291p.

I was struck dumb with amazement, and when Lord Carnarvon, unable to stand the suspense any longer, inquired anxiously, “Can you see anything ?” it was all I could do to get out the words, “Yes, wonderful things.”

Cada descoberta arqueológica merece notícia e agradecimento, mas a descoberta da tumba de Tutankamon, faraó da 18 dinastia, intacta, com todos os objetos e a própria múmia, nunca antes manuseados, foi um grande momento para a arqueologia mundial. Nesse livro, Howard Carter descreve o antes e depois desse momento único, as dificuldades, os benefícios, o próprio trabalho de escavação, catalogação e remanejamento dos objetos.

It was a thrilling moment for an excavator. Alone, save for my native workmen, I found myself, after years of comparatively unproductive labour, on the threshold of what might prove to be a magnificent discovery. Anything, literally anything, might lie beyond that passage, and it needed all my self-control to keep from breaking down the doorway, and investigating then and there.

Nada mais apropriado que postar essa resenha no dia de hoje, quando a descoberta da tumba de Tutankamon completa 102 anos. Esse ebook é uma maravilha. 
Ele oferece, de maneira bem simples e resumida, a descrição da descoberta da tumba de Tutankamon. Todas as escavações feitas antes que levaram ao momento da descoberta, a primeira descoberta da escada que leva a tumba, a primeira visualização dos tesouros na antecâmara, a conscientização do enorme trabalho que ele e sua equipe tinham pela frente no que diz respeito a catalogação dos objetos encontrados, a notícia para a imprensa e como Carter precisou lidar com essa atenção, tanto para poder continuar seu trabalho sem interrupção ou atraso quanto para preservação do site arqueológico. A parte que faltou foi a descoberta do sarcófago, o ebook termina justamente nesse momento. Ele também traz uma descrição, junto a fotos, de alguns objetos encontrados. Amei a leitura, apropriada para o mês em que se completam 102 anos dessa descoberta.