Páginas

23 de out. de 2024

O último vôo das borboletas (Kan Takahama) – DAL 2024


 

Título: O último vôo das borboletas
Autora: Kan Takahama
Mês: Outubro
Tema: Letra U
Editora Pipoca & Nanquim, 168p.

Sinopse: A premiada autora de mangás Kan Takahama nos traz um recorte singular de um momento turbulento do Japão, quando se encerrava a Era Edo e se iniciava a Era Meiji, com as forças do xogunato recuando e as fronteiras do país começando a se abrir para negócios com nações estrangeiras. É nesse panorama de grandes mudanças que acompanhamos a história de Kichou, uma tayu, prostituta de alta classe que se encontra no topo da hierarquia do bordel onde oferece seus serviços. Vivendo dia após dia como a profissional do ramo mais cobiçada de seu bairro, ela não vê problema algum em ter que atender clientes de qualquer nacionalidade. Até que sua vida se cruza com a de um homem que padece de uma grave doença — e a existência de ambos começa a tecer a mais secreta história de amor e morte. Uma trama com passagens ao mesmo tempo ásperas e cruéis, mas que também evoca uma beleza indelével, despertando um tipo de fascinação que só poderia ser causada pelo talento e sutileza de sua criadora. Mangá em volume único com acabamento luxuoso, com 172 páginas em papel lux cream de alta gramatura, sobrecapa com verniz de alto relevo, capa impressa em cor metalizada, marcador de páginas exclusivo, posfácio da autora e glossário explicativo da edição nacional.

Eu não estava esperando absolutamente nada dessa hq quando pequei pra ler. Na realidade, só estava na minha lista porque a autora é premiada, então me deixou curiosa. A história mostra um panorama pequeno da história do Japão (quando as fronteiras do país começam a se abrir para influência e negócios estrangeiros), focando mais na vida de Kichou. A arte é muito bonita, e a edição é bem caprichada, como toda publicação da Pipoca & Nanquim. Valeu a leitura para conhecer o trabalho da ilustradora.

21 de out. de 2024

Teogonia (Hesíodo) – DAL 2024



Título: Teogonia: a origem dos deuses
Autor: Hesíodo
Mês: Outubro
Tema: Letra T
Editora Iluminuras, 160p. 

Sinopse: Hesíodo (VIII-VII a.C.), junto com Homero, é o mais antigo poeta grego cujas obras chegaram a nós. Esse livro se compõe da tradução integral da Teogonia de Hesíodo e do ensaio de Jaa Torrano, no qual esse poema é estudado como um documento do pensamento religioso grego. Edição revisada e acrescida do original grego.

A linguagem é um pouco difícil de acompanhar para o iniciante em textos épicos, mas se é um assunto que interesse, vale muito a pena. Eu comprei essa edição específica (há tempos atrás) porque ela tem o poema em grego junto com a tradução em português. Muito recomendado.

18 de out. de 2024

A odisseia de um escritor (Chris Colfer) – DLL 2024


Título:
A odisseia de um escritor
Autor: Chris Colfer
Mês: Outubro
Tema: Um livro de um autor que não lê faz tempo
Editora Benvirá, 376p.

O Homen Mascarado conseguiu e agora domina a Terra de Histórias. Ele só não contava que todos os reis e rainhas pudessem ser resgatados e agora todos os vilões estão contra ele. Quando uma bruxa aparece no caminho de seus antes aliados (agora inimigos) oferecendo uma visão do mundo real com todas as suas possibilidades, ele descobre que tem um filho perdido e já pensa em como fazer uso desse conhecimento. Enquanto isso, Alex e Corner estão num pula-pula entre histórias, entrando e saindo das aventuras escritas por Corner em busca de novos aliados para sua luta contra o Homem Mascarado sem ter ideia do que está acontecendo no mundo de fantasia. Quando tudo parece estar se organizando, Corner descobre que algo muito ruim aconteceu com sua irmã.

Faz um tempo que eu li o livro anterior dessa série, então quando comecei este volume, fiquei meio perdida. A medida que fui lendo, consegui lembrar de certos personagens e de suspeitas que tive ao ler o livro anterior, mas que agora foram totalmente descartadas.
O final desse livro me fez pensar imediatamente no final de Harry Potter e o enigma do príncipe, quando você sente que a história chegou em um ponto que tudo que vem pela frente são problemas e mortes antes que a situação se resolva para o bem. Eu gostei muito e estou bem ansiosa para ver de que forma tudo se conclui. Recomendado.

16 de out. de 2024

Turma da Mônica Jovem Luz, gatos e confusão (Maurício de Souza) – DLL 2024


Título: Turma da Mônica Jovem: Luz gatos e confusão
Autor: Maurício de Souza
Mês: Outubro
Tema: Um livro nacional
Editora Milk Shakespeare, 96p.

Gatos e afins narra a tentativa de Magali de fazer com que seu pai não se desfaça dos filhotes de Mingau e Aveia. Para tentar ganhar algum dinheiro e ajudar no gasto com os animais, ela monta um café com gatos, mas a coisa toda sai do controle.
Em Luz, câmera, Cascão!, a turma está filmando um curta metragem para um festival. Cascão tem uma ideia bastante diferente de Cebola para o filme, e ninguém dá ouvido as suas ideias, até que eles começam a se assustar com coisas estranhas acontecendo ao seu redor. 
Em Batalha de quitutes, Quim anda meio para baixo achando que não serve para nada. Quando Carmem resolve montar um concurso de culinária para decidir quem vai fazer o buffet de sua festa, o namorado de Magali vê nisso uma ótima chance para mostrar que ele é bom em alguma coisa.

Mais um livrinho da turma da Mônica Jovem que podia muito bem ser uma história em quadrinhos. Leitura leve e bem rápida, própria para fãs de Mônica e sua turma. Indicado.

14 de out. de 2024

Memórias da princesa (Carrie Fisher) – DLL 2024

 


Título: Memórias da princesa
Autora: Carrie Fisher
Mês: Outubro
Tema: História narrada por mulher
Editora Best Seller, 224p.

Sinopse: Um relato íntimo e revelador de Carrie Fisher, a Princesa Leia de Star Wars. Carrie Fisher era uma jovem atriz iniciante quando foi chamada por George Lucas para interpretar o papel que mudaria sua vida: a Princesa Leia, de Star Wars. Inexperiente, Carrie se viu imersa em um ambiente pouco acolhedor, e buscou refúgio em diários que mantinha ao longo das gravações dos filmes. Em “Memórias da princesa: Os diários de Carrie Fisher”, a atriz conta seus melhores e piores momentos ao longo das filmagens de Star Wars e a relação que mantinha com os colegas de trabalho, além de trazer detalhes inéditos sobre sua vida pessoal e sobre como o filme mudou completamente seu modo de viver. 

 No início, quando Star Wars se tornou um verdadeiro fenômeno, nenhum de nós sabia como ser famoso. 

Uma biografia muito boa, bem diferente de várias outras que li. O fato de ter sido escrita pela própria Carrie, com relatos tirados dos diários escritos por ela no início de sua carreira, é o que chama atenção. O tom da narrativa é ácido e depreciativo, quase como se o leitor estivesse ouvindo a voz da própria Carrie. Na verdade, ela não fala de sua vida de forma linear (começando de sua infância até o momento atual), mas já começa falando de sua juventude prestes a começar a carreira. Depois de ler as partes sobre o romance com Harrison (uma coisa que todo fã sabia mas não podia dar uma certeza exata) e o que o furor que Star Wars causou na vida da atriz, entendi porque nem ele nem ela nunca foram tão diretos sobre isso. As minhas partes favoritas são: a descrição do momento em que surgiu o penteado icônico da Princesa Leia e sua visão sobre os fãs da saga. Adorei.