Páginas

8 de dez. de 2023

Esqueceram de mim (Kim Smith) – DLL 2023


 

Título: Esqueceram de mim 
Autora: Kim Smith 
Mês: Dezembro 
Tema: Com história que se passe no Natal 
Editora Intrínseca, 48p. 

Kevin McCallister tem 8 anos acaba desejando que toda sua família desapareça após brigar com a mãe. Na manhã da viagem de família, a correria para chegar na hora no aeroporto faz com que a falta de Kevin passe desapercebida, até que sua mãe notar sua ausência. Enquanto ela tenta voltar para casa, o filho se vê sozinho na véspera de Natal e usa de suas artimanhas para tentar impedir que dois ladrões roubem sua casa. 

O filme é um clássico do Natal, e o livro é bem divertido, Curto, leitura leve, as ilustrações são fofas, em suma, uma publicação para crianças grandes e pequenas que até hoje gostam de ver o Macaulay Culkin detonando os ladrões mais sem noção do cinema. Como última leitura do ano, eu tive que escolher esse. Depois de um ano difícil, nada melhor do que terminar o desafio com um livro divertido que me lembrou da minha infância.

6 de dez. de 2023

Space Wars – DLL 2023


 

Título: Space Wars 
Mês: Dezembro 
Tema: Sobre um assunto diferente 
Editora Abril, 306p. 

Sinopse: Este especial apresenta 5 grandes sagas estelares inéditas para você curtir junto com os grandes eventos de ficção científica de 2015 e 2016. Bem-vindo ao espaço. Bem-vindo às estrelas. Bem-vindo a bordo! 

Mais um gibi da coleção Disney Temáticos, que foca em aventuras espaciais. As histórias são bem leves e divertidas, a primeira é logo uma paródia da primeira trilogia de Star Wars. Como todos os outros gibis dessa coleção, uma das últimas publicadas pela Abril, recomendo.

4 de dez. de 2023

Jane Eyre (Charlote Brontë)– DLL 2023


 

Título: Jane Eyre 
Autora: Charlote Brontë 
Mês: Dezembro 
Tema: Favorito de autoria feminina 
Editora Zahar, 535p. 

Jane Eyre é uma jovem órfã que mora de favor na casa de uma tia que não lhe suporta. Mandada para uma escola para meninas ainda pequena, é nesse lugar que ela vai ter seus primeiros amigos e vai viver até sua idade adulta. Quando ela consegue um emprego para ser tutora de uma criança em Thornfield Hall, a jovem não imagina que irá pela primeira vez conhecer o sabor e o dissabor do amor. Desde criança sendo dona de uma natureza firme e independente, toda sua fortaleza será posta a prova quando descobre um grave segredo de seu amado. 

Desde que soube dessa edição da Zahar, andava louca para comprar. Me apaixonei por Jane Eyre desde a primeira vez que li, então eu tinha que ter essa edição. As ilustrações são lindas e as notas explicativas são um toque a parte, que falam de acontecimentos e fatos relacionados a escrita do romance, aos costumes da época, faz referência a outras obras, enfim, tudo isso faz da edição um primor. Ler essa edição relendo uma história que ensina uma grande lição, sobretudo para mulheres, foi um prazer imenso. Terminei sendo mais apaixonada do que nunca pela história, completamente recomendado.

10 de nov. de 2023

Pantera Negra (Ronald E. Smith) – DLL 2023

 


Título: Pantera Negra: o jovem príncipe
Autor: Ronald E. Smith 
Mês: Novembro 
Tema: Com herói favorito 
Editora Excelsior 208p. 

T’Challa tem 12 anos de idade e está sendo preparado por seu pai para assumir o trono de Wakanda e o manto de Pantera Negra. Quando um conflito ameaça chegar perto de seu reino, seu pai o manda para Chicago, junto com seu grande amigo M’Baku, para estudar, por segurança. Mas eles não irão para uma escola privilegiada, e sim para a Escola de Ensino Fundamental South Side, onde eles T’Challa e M’Baku vão conhecer pessoas boas e também gente muito perigosa, muito mais interessada em Wakanda e suas riquezas do que eles pensavam... 

Um livro muito bacana que me fez ir atrás do personagem M’Baku mostrado no filme (eu não lembrava dele de jeito nenhum) e explicou um pouco daquela rivalidade mostrada (que sempre achei pessoal demais (apesar de que não sei se a história do livro pode ser dita como oficial sobre T’Challa). De qualquer forma, eu adorei. Pantera Negra foi um dos melhores filmes de super-heróis que eu já vi, e foi legal revisitar Wakanda novamente. Recomendo.

8 de nov. de 2023

O mundo de Aisha (Ugo Bertotti) – DLL 2023


 

Título: O mundo de Aisha: a revolução silenciosa das mulheres no Iêmen 
Autor: Ugo Bertotti 
Mês: Novembro 
Tema: Sobre cultura diferente 
Editora Nemo, 144p. 

Sinopse: Obrigadas a se casarem ainda meninas. Escravizadas, violentadas, por vezes assassinadas. Cobertas com o véu negro – o niqab – as mulheres do Iêmen parecem fantasmas. Contudo, pouco a pouco, com delicadeza, coragem e determinação, elas travam uma batalha corajosa por sua emancipação. Uma revolução silenciosa está em marcha para fazer valer seus direitos e sua liberdade. Aisha, Sabiha, Hamedda, Houssen e tantas outras: aqui estão algumas de suas histórias. Uma extraordinária reportagem em quadrinhos de Ugo Bertotti inspirada pelas imagens e pelas entrevistas da fotojornalista Agnes Montanari. 

Uma realidade séria e muitas vezes violenta sobre a vida das mulheres muçulmanas. Essa HQ tem os desenhos muito simples, e eu amei o fato de ser um “desenho de foto” (ou qualquer que seja o nome para esse tipo de arte gráfica) porque transforma a história contada em algo mais real. Se a nossa cultura ocidental é machista, não tenho palavras para descrever o que me pareceu ser a cultura do Oriente Médio em relação à vida das mulheres. Uma publicação muito necessária, recomendo.

6 de nov. de 2023

Zikora (Chimamanda Ngozi Adichie) – DLL 2023


 

Título: Zikora 
Autora: Chimamanda Ngozi Adichie 
Mês: Novembro 
Tema: Escrito por autora negra 
Editora Amazon, 35p. 

Zikora é uma advogada nigeriana que vive e trabalha em DC. Durante seu parto, ela reflete sobre seu relacionamento com o pai da criança, que a abandonou quando soube da gravidez, e com sua mãe, uma mulher certa de que seus próprios pensamentos são os que devem permear a vida da filha. Durante a gestação e o parto, ela pensa no quanto sua vida “perfeita e ideal” mudou de um momento para o outro, e na vida sofrida de sua mãe, que permeiam os ensinamentos que ela quer passar para sua filha. 

Esse livro foi mais um achado. Eu fico impressionada com o quanto a Chimamanda consegue, toda vez, fazer com que o leitor se perca em seus livros. Longe de serem histórias muito elaboradas ou grandiosas, são dolorosamente reais, em livros sempre muito curtos que prendem completamente a atenção. Já é uma escritora na lista das favoritas.

18 de out. de 2023

J.R.R. Tolkien e C.S. Lewis (Colin Duriez) – DLL 2023


 

Título: J.R.R. Tolkien e C.S. Lewis: O dom da Amizade 
Autor: Colin Duriez 
Mês: Outubro 
Tema: Biografia de autor que goste 
Editora HarperCollins Brasil, 304p. 

Sinopse: A VERDADE POR TRÁS da FANTASIA. Venerados por leitores do mundo inteiro, os dois maiores escritores de fantasia do século XX, J.R.R. Tolkien e C.S. Lewis, venderam juntos mais de 250 milhões de exemplares de suas sagas o Senhor dos Anéis e As crônicas de Nárnia. Porém, poucas pessoas sabem que Tolkien e Lewis, muito diferentes tanto no temperamento quanto no estilo de escrita, tiveram, ao longo de quase 40 anos, uma relação conturbada, marcada por afinidades, ressentimentos e influências mútuas. Sem o encorajamento de Lewis, Tolkien jamais teria escrito o Senhor dos Anéis; por outro lado, toda a ficção de Lewis é profundamente marcada pelas ideias de Tolkien. Em o dom da amizade, o professor e jornalista inglês Colin Duriez conta a verdadeira história dessa relação de amor e ódio. 

Eu li a primeira edição desse livro há 11 anos atrás. E quando a HarperCollins Brasil adquiriu os direitos de publicação de livros de e sobre J.R.R. Tolkien e C.S. Lewis no Brasil, esse foi o primeiro publicado. Uma das melhores biografias de ambos escritores, porque fala de cada um entrelaçando os acontecimentos até o momento em que eles se conhecem até os falecimentos de cada um. O livro em si é uma beleza, edição capa dura de tecido, fora a diagramação que um primor. Uma das melhores leituras do ano.

16 de out. de 2023

Minnie & Margarida – DLL 2023


 

Título: Minnie & Margarida: spy power 
Mês: Outubro 
Tema: Com história de detetive/ espião 
 Editora Culturama, 192p. 

Sinopse: Elas descobriram segredos, roubaram planos e alteraram o curso da história. Elas são Minnie e Margarida: as Spy Power! O que torna alguém um bom espião? O porte atlético? A inteligência refinada? Os equipamentos sofisticados? Seja lá qual for a resposta, Minnie e Margarida, duas pacatas estudantes da universidade de Calisota, foram convocadas por uma organização secreta para uma operação especial: deixar você de queixo caído com uma das melhores histórias de espionagem e ação dos quadrinhos Disney em 192 páginas inéditas! 

Uma das melhores surpresas do ano. Primeiro eu achei que era um hq de super heroínas, mas é muito melhor! Estamos acostumados com as histórias onde os personagens da Disney ou são crianças ou adultos, mas a Culturama trouxe Minnie, Margarida, Mickey e Donald em histórias onde eles são jovens na faculdade 😍 amei ver o início do relacionamento entre o Donald e a Margarida, mas o ponto alto mesmo é o foco na Minnie e Margarida como espiãs. Eu simplesmente amei essa hq.

13 de out. de 2023

BTS by army (Wallea Eaglehawk) – DLL 2023


 

Título: BTS by army 
Autora: Wallea Eaglehawk 
Mês: Outubro 
Tema: Sobre música 
Editora Bulletproof, 264p. 

Sinopse: BTS by ARMY: 2020 shares the journey of Grammy-nominated BTS during the year 2020. From their chart-topping Map of the Soul: 7 to surviving the pandemic together and creating BE featuring Billboard Hot 100 #1s Dynamite and Life Goes On, every moment is compiled to provide an authentic and dynamic profile of the group, and each member throughout the year. A culmination of interviews, lyrical analysis, live performances, and more, these profiles show the journey of RM, Jin, Suga, j-hope, Jimin, V and, Jung Kook from the unique perspective of some of those who walked with them every step of the way: ARMY. 

Um livro escrito em 2020, ano de plena pandemia. Eu sou army desde 2016, mas quando se fala de acontecimentos de 2020, é como se eu não tivesse vivido nada, porque eu não tenho lembranças muito claras desse ano em relação as coisas que eu gosto (tanto sobre séries, filmes e música) além das notícias escabrosas das mortes. No entanto, uma coisa ficou em clara na minha cabeça, e eu acho que é porque foi uma época com as coisas relacionadas ao BTS: o cancelamento da turnê. Eu lembro da decepção das fãs, todo mundo querendo saber o que eles iriam fazer, e é aí que entra esse livro. Cada uma das autoras fala de cada um dos membros, antes e durante essa pandemia, como grupo e como indivíduo. 
Como army, eu adorei. Muito bem escrito, com uma narrativa em fluida, mostrando que as escritoras são realmente fãs e conhecem muito bem o grupo. No ano em que BTS completa 10 anos de uma trajetória brilhante, esse é um livro completamente indicado para todo fandom.

11 de out. de 2023

Star Wars: Leia (Haruichi) – DLL 2023


 

Título: Star Wars: Leia, princesa de Alderaan vol. 1 e 2 
Autor: Haruichi 
Mês: Outubro 
Tema: Lançado em 2023 
Editora Panini Brasil, 184p e 132p. 

A jovem princesa Leia de Alderaan está se preparando para a cerimônia onde todas as futuras governantes do planeta declaram sua intenção de governar, enquanto aprende sobre política. Decidida a fazer alguma coisa em prol dos necessitados, ela percebe que seus pais estão mais ausentes, sem entender o porquê. À medida em que se torna mais atuante na política galáctica, a princesa descobre o envolvimento de seus pais com a Aliança Rebelde. Decidida a seguir os passos do pai na luta contra o controle cada vez mais abusivo do Imperador, ela acaba se envolvendo em situações arriscadas, quase colocando muito mais do que o trabalho dos rebeldes em perigo... 

Eu AMEI esse mangá. Muito, muito mesmo. A história é muito boa, mostrou um pouco mais da juventude da futura general Leia Organa e de seu relacionamento com seus pais. Além de apresentar personagens já conhecidos, como Amilyn Holdo, o mangá também confirmou uma história que eu só conhecia porque vi vídeos sobre acontecimentos das histórias que fazem parte do Legends (fora do cânone estipulado pela Disney). Particularmente, eu AMEI que isso (que eu não vou dizer o que é) faz parte da história “oficial” de Star Wars, não só porque envolve as prequels, mas também porque traz de volta a minha personagem favorita (e mais injustiçada de Star Wars): Padmé Amidala. Adorei demais e super recomendo.

9 de out. de 2023

Revoada (Clube de escritoras paraenses) – DLL 2023


 

Título: Revoada 
Autoras: Clube de escritoras paraenses 
Mês: Outubro 
Tema: Autora do meu estado 
Editora Monomito Editorial, 64p. 

Sinopse: O Clube de Escritoras Paraenses nasceu após uma oficina em fevereiro de 2020 (pré pandemia) intitulada autopublicação para escritoras, promovida pelo Sesc Ver-O-Peso e ministrada por Monique Malcher. O deságue e encontro dessas mulheres foi tão forte que a ideia de ser algo tão pontual não pode ser verdade, virando a ideia do Clube de partilhamos nossas dores e escritas enquanto mulheres escritoras e paraenses. Após 01 ano somente, em 2021, que podemos tornar o coletivo realidade com o Projeto Revoada, patrocinado pela Lei Aldir Blanc, SECULT e Governo do Pará, na qual foram realizadas oficinas ao longo do mês de Maio para mulheres de escrita independente e mulheres que nunca publicaram mas sempre tiveram na escrita a sua forma de expressão. Atualmente o Clube conta com reuniões regulares a cada mês como forma de partilha desses contos e escritas, mas além disso, se torna espaço de unicidade das nossas dores e textos enquanto mulheres escritoras da Amazônia. 

Um livro curtinho e prazeroso de ler. Os contos são muito bons, diferentes entre si mas que expressam um pouco sobre a identidade de cada uma das autoras. Adorei o fato de que são várias autoras, de várias cidades paraenses. É bem interessante que o clube de escritoras começou depois de uma oficina de auto publicação ministrada pela escritora paraense Monique Malcher, em parceria com o Sesc Ver o Peso. Durante a oficina se discutiu a falta de um espaço para a prática de escritas para escritoras. O resultado é esse livro, muito bem elaborado. Como boa leitora paraense, recomendadíssimo.

8 de set. de 2023

Bullying (Ana Beatriz Barbosa Silva) – DLL 2023


 

Título: Bullying: mentes perigosas na escola 
Autora: Ana Beatriz Barbosa Silva 
Mês: Setembro 
Tema: Com história de teor psicológico 
Editora Fontanar, 188p. 

Sinopse: Em 'Bullying - Mentes perigosas nas escolas', a dra. Ana Beatriz faz uma análise sobre um dos tipos de violência que precisa ser combatido. O livro faz uma investigação do problema, apresentando informações aos pais, professores, alunos e profissionais de diversas áreas para identificar esse tipo de violência e suas consequências, como também o que se pode fazer para combatê-la. 

Esse livro é MUITO bom. Muito mesmo. Eu já vi várias entrevistas dessa autora, em podcasts e outros lugares e falando sobre vários assuntos, e a forma como ela fala sobre bullying é bastante acessível. Para cada tópico abordado, ela traz exemplos muito reais, de situações e pessoas, o que faz a leitura ser fluida. Eu pensei que seria um livro técnico, com uma abordagem mais ou menos ‘’médica técnica”, mas ao invés disso, este é um livro acessível para qualquer pessoa, que pode ajudar a identificar quem pratica e quem sofre bullying. Muito recomendado.

6 de set. de 2023

Asiáticos podres de ricos (Kevin Kwan) – DLL 2023


 

Título: Asiáticos podres de ricos 
Autor: Kevin Kwan 
Mês: Setembro 
Tema: Histórias de gerações familiares 
Editora Record, 490p. 

Rachel Chu e Nick Young namoram faz dois anos. Ambos são professores universitários (ela de economia, ele de história) e vivem muito bem juntos. Sem tocar no assunto casamento, mas tendo certeza que alguma hora esse passo vai ser dado, Rachel não pensa muito quando Nick a convida para o casamento de seu melhor amigo, quando ela vai também poder conhecer a família dele. Só que a moça, de origem chinesa mas de formação americana, vai encontrar um mundo totalmente diferente do que está acostumada, quando a notícia corre de que o herdeiro dos Young está voltando pra casa com uma garota... Um mundo de gente podre de rica e esnobe, que quer muito ver Rachel pelas costas, enquanto Nick não vê seu futuro sem ela. Agora o jovem vai precisar conseguir escolher entre a noiva e sua família. E Rachel vai ter que decidir que tipo de vida ela quer pra si mesma. 

Essa foi uma história que me pegou totalmente de surpresa. Eu vi o filme primeiro, gostei muito e fui atrás do livro. Pelos comentários, sabia que teria uma diferença grande entre um e outro, mas não imaginava que seria tanta. O livro é mais detalhado, faz um panorama maior sobre a sociedade cingapuriana e as famílias mais importantes, e isso foi uma coisa que me chamou a atenção porque o autor é descritivo sem ser chato. O final do filme não deixou margem para uma continuação (pelo menos eu não enxergo), enquanto essa série tem mais dois livros. Li em dois dias, adorando. Recomendo. O livro e o filme.

4 de set. de 2023

Aladdin (Corinna Bechko) – DLL 2023


 

Título: Aladdin: four tales of Agrabah 
Autora: Corinna Bechko 
Mês: Setembro 
Tema: Autora americana 
Editora Dark Horse Books, 72p. 

Uma graphic novel sobre a vida de Aladdin, Abu e como ele ajudou um garotinho órfão a ser mais que um ladrão; sobre Jasmine e seu desejo de ver o mundo que ela conhece por livros com os próprios olhos; e outras pequenas histórias sobre a vida cotidiana em Agrabah. 

Eu amei essa graphic novel. Muito fofinha e lindamente ilustrada que mostra alguns acontecimentos na vida do Gênio, Jasmine, Aladdin e alguns outros em Agrabah. Eu queria ler faz um tempinho, adoro quando são lançadas hqs com os personagens dos filmes live-action da Disney. Muito bom para passar o tempo.

11 de ago. de 2023

Na terra dos faraós – DLL 2023

 


Título: Na terra dos faraós 
Mês: Agosto 
Tema: Sobre civilizações antigas 
Editora Abril, 300p. 

Sinopse: É verdade. As raízes de nossa sociedade ocidental estão na Grécia e Roma antigas, mas é a civilização egípcia a que mais atiça nossa imaginação, com suas tumbas, sarcófagos, pirâmides e tesouros. Tesouros?! Isto já basta para tirar o Tio Patinhas da segurança de sua Caixa-Forte e colocá-lo em marcha a caminho do Cairo. Outros célebres habitantes de Patópolis vão se juntar ao quaquilionário na busca por aventura e conhecimento: Mickey, Minnie, Pateta – e seu primo andarilho Indiana Pateta –, o Prof. Zapotec, Donald e seus sobrinhos. 

Mais um indicado. Da mesma coleção que o gibi anterior, esse fala sobre um assunto que eu passei a adolescência inteira devorando tudo que era livro e um lugar que eu quero muito conhecer um dia: o Egito. As histórias são muito divertidas, li em uma hora, ri bastante. Recomendo.

9 de ago. de 2023

Lendas da antiguidade – DLL 2023


 

Título: Lendas da antiguidade 
Mês: Agosto 
Tema: Sobre mitos, lendas, fábulas 
Editora Abril, 300p.

Sinopse: Junte-se aos arqueólogos de Patópolis na escavação do passado da humanidade. O que há de verdade nos mitos de Nero, Olímpia, Pompeia e tantos outros mais? Mickey, Pateta, Donald, Pardal e Tio Patinhas vão responder a esta pergunta, aqui e agora! E, se você achar que certas explicações não são cabíveis, conte com a heroica intervenção de INDIANA PATETA, que está presente neste especial em sua PRIMEIRA HISTÓRIA EM QUADRINHOS – completa, jamais vista no Brasil e tão requisitada pelos leitores. 

Esse foi um dos gibis dessa coleção que me interessaram quando soube do lançamento. Não só pelo tema, que eu adoro, mas porque também traz a primeira história em quadrinhos do Indiana Pateta, um personagem que sempre me suscitou uma certa curiosidade. Indicado.

7 de ago. de 2023

K-pop (Babi Dewet, Érica Imenes, Natália Pak) – DLL 2023


 

Título: K-pop: manual de sobrevivência 
Autoras: Babi Dewet, Érica Imenes, Natália Pak 
Mês: Agosto 
Tema: Escrito por duas ou mais autoras 
Editora Gutenberg, 159p. 

Sinopse: Você realmente sabe tudo sobre K-Pop? Se a sua resposta é não, venha conosco nessa incrível viagem pelo mundo pop coreano. Escrito de uma maneira simples e divertida, esse manual leva você a passear pela história da Coreia do Sul e por sua cultura, indústria de entretenimento, música e paixão. E nós te encorajamos a prestar atenção nos detalhes. O K-Pop é feito deles. Cada cor, cada conceito, cada expressão e ritmo significa um mundo de possibilidades, e garantimos que você não vai querer perder nada. O K-Pop mudou a nossa vida para melhor. Quem sabe não é exatamente disso que você precisa? 

Esse livro é muito bom. Para uma iniciante (mais ou menos) no mundo do K-pop, valeu a pena porque fala da história da Coreia e da divisão do território, oferece um panorama das empresas e de todo o processo na criação de um ídolo, além de abordar as gerações de grupos de K-pop e trazer várias curiosidades sobre as bandas. Eu sou fã do BTS, mas curto músicas de outros grupos, então foi bom saber mais sobre eles. A linguagem é muito acessível, então você não precisa saber muito sobre o assunto, o livro traz um dicionário pequeno com palavras e expressões coreanas. Gostei muito desse livro.

12 de jul. de 2023

Os homens que salvavam livros (David E. Fishman) – DLL 2023


 

Título: Os homens que salvavam livros: a luta para proteger os tesouros judeus das mãos dos nazistas 
Autor: David E. Fishman
Mês: Julho 
Tema: Com história que inspire 
Editora Vestígio, 351p. 

Durante a Segunda Guerra Mundial, os habitantes do gueto de Vilna, na Lituânia, tiveram não só que lidar com a segregação e as consequências de ser judeu, mas também temer pela preservação de seus livros e manuscritos de sua cultura. Com o fim da guerra, tiveram que arcar com as consequências da destruição perpetrada pelos nazistas, além de lidar com o descaso das autoridades soviéticas na recuperação de livros e manuscritos perdidos. A partir de uma pesquisa extensa e bastante descritiva sobre o gueto de Vilna, o livro traz uma história sobre homens e mulheres que tentaram de todas as formas salvar parte de objetos preciosos para a cultura e o povo judaico.

Ao todo, seis membros sobreviventes da brigada do papel voltaram a Vilna após sua libertação: Shmerke, Sutzkever, Ruzhka Korczak, Noime Markeles, Akiva Gershater e Leon Bernstein. Dois outros estavam internados em campos de concentração alemães: Herman Kruk e Rachela Krinsky. Kruk morreu em Lagedi em setembro de 1944 e Krinsky sobreviveu – mas não voltou mais a Vilna. Os seis sobreviventes em Vilna foram então reunidos por Aba Kovner, o antigo comandante da FPO, que acertou com eles que o resgate dos livros e documentos era um dever solene e uma prioridade urgente. 

Esse foi mais um livro que eu amei ler sobre objetos roubados por nazistas dos judeus durante a Segunda Guerra. Já li sobre a recuperação de obras de arte mundiais, depois sobre a recuperação de objetos culturais saqueados durante a ocupação da Itália, e agora esse, sobre a tentativa de salvar a biblioteca do gueto de Vilna, na Lituânia. Acho que todo lugar saqueado durante a guerra, especificamente durante a Segunda Guerra, deveria contar sua história.

10 de jul. de 2023

Pato Donald 4 - DLL 2023


 

Título: Pato Donald 4 
Mês: Julho 
Tema: Infantojuvenil 
Editora Abril, 240p. 

Sinopse: Ninguém habita a cidade de Último Suspiro há anos — com exceção de um fantasma teimoso que está de olho em quatro visitantes indesejados: Donald e os trigêmeos. Da cidade fantasma para um submarino particular, com o qual o Tio Patinhas e seus sobrinhos buscam um tesouro naufragado... em plena véspera de Natal. Do submarino para uma estação de trem que está prestes a receber 10.000 perus recém-nascidos, estressados e famintos! E que vão ficar aos cuidados do Donald. Curta estas e muitas outras histórias estreladas pela Família Pato e seus amigos, incluindo o genial Professor Pardal, o irritantemente sortudo Ganso Gastão e a charmosa, porém às vezes temperamental, Margarida. 

Continuando com as publicações da Abril da coleção Carl Barks. Diferente da anterior, essa edição não trouxe nenhuma história que eu já tivesse livro, foram todas inéditas. Uma leitura rápida mas não menos divertida. Pato Donald e as confusões com seu tio Patinhas, seu primo Gastão e seus sobrinhos sempre conseguem me arrancar ótimas risadas.

7 de jul. de 2023

K-pop confidencial (Stephan Lee) – DLL 2023


 

Título: K-pop confidencial 
Autor: Stephan Lee 
Mês: Julho 
Tema: Que se passe em lugar que quer visitar 
Editora Alt, 368p. 

Candace Park é uma adolescente coreana folha de imigrantes coreanos que vivem nos EUA. Uma jovem estudiosa que toca um instrumento clássico, ela sabe que para a mãe dela a música é somente um hobby, mas a adolescente que ama k-pop quer fazer disso uma profissão. Ao fazer uma audição para uma das maiores produtoras de k-pop sem que sua mãe saiba, ela acaba passando e se torna uma trainne. Agora ela vai passar por um rigoroso treinamento e terá que aprender a lidar com as severas regras. Só que um escândalo vai fazer Candace avaliar quais são suas reais prioridades. 

Um livro não muito diferente de Shine (já lido para o desafio). Uma adolescente que sonha em ser idol em Seul, que precisa lidar com o rigoroso treinamento, com as exigências que são muitas e com escândalos que acabam acontecendo… a diferença entre as histórias se deve a protagonista. Candace é muito segura e ousada, ela chama atenção por isso. Uma leitura bem leve e divertida.

5 de jul. de 2023

Cleópatra (Alberto Angela) – DLL 2023

 


Título: Cleópatra: a rainha que desafiou Roma e conquistou a eternidade 
Autor: Alberto Angela 
Mês: Julho 
Tema: Com mais de 300 páginas 
Editora HarperCollins, 448p. 

Sinopse: O mundo de hoje não seria o mesmo sem Cleópatra: uma soberana culta, inteligente e dotada de extraordinária habilidade tanto na diplomacia quanto na guerra. Uma mulher poderosa, incrivelmente moderna para a época e, ao mesmo tempo, capaz de causar enormes explosões amorosas. Mas quem foi realmente a última rainha do Egito? Apesar de fazer parte do imaginário de todos, sua figura histórica ainda é pouco conhecida e conta com diversos episódios enigmáticos, uma vez que foram poucos os fatos que resistiram ao tempo e à destruição. Alberto Angela decidiu não apenas reconstruir a vida de Cleópatra e seus habilidosos movimentos no xadrez internacional, mas também os amores e as paixões da rainha que, em certo sentido, conquistou Roma, rastreando fontes históricas, consultando estudos modernos e nos levando até as caóticas ruas da capital do mundo antigo, o cais do excêntrico porto de Alexandria e os sangrentos campos de batalha, encontrando pessoas, histórias e costumes. Com seu estilo inigualável, Alberto Angela nos faz reviver o período que marcou uma grande mudança na história de Roma, relatando o assassinato de Júlio César, que decreta o fim da República, a morte de Marco Antônio e de Cleópatra (cuja tumba nunca foi encontrada) e o nascimento do Império com Augusto no poder. Cleópatra ― A rainha que desafiou Roma e conquistou a eternidade é uma viagem no tempo entre o Ocidente e Oriente, uma redescoberta da mulher sábia que conquistou seu lugar em uma era fascinante e agitada, repleta de contradições, intrigas, paixões e conflitos que marcaram nosso passado e ajudaram a formar a civilização como a conhecemos hoje. 

Um dos melhores livros que já li sobre Cleópatra. Um dos mais diferentes também. O autor não romanceia, nem se atreve a fazer uma biografia onde a explicação dos fatos seja dita como “aconteceu isso, aconteceu aquilo” com toda a certeza e arrogância que na maioria das vezes caracteriza um biógrafo. Já que a maior parte da vida de Cleópatra que chegou ao público atual depende de escritos antigos e várias fontes, Alberto se preocupa em falar dos acontecimentos de acordo com essas várias fontes, ao invés de se basear somente em uma delas. O meu conhecimento sobre a vida de Cleópatra se deve aos romances de Margaret George, mas como todo romance, muita coisa nessa trilogia acaba sendo escrita de um ponto de vista muito suave e que acaba não explicando nada. Alberto explica (por exemplo, o ato de engolir uma pérola raríssima e valiosa no jantar com Marco Antônio) de forma contundente e científica. Valeu cada minuto da leitura.

3 de jul. de 2023

As irmãs Romanov (Helen Rappaport) – DLL 2023


 

Título: As Irmãs Romanov: A vida das filhas do último tsar 
Autora: Helen Rappaport 
Mês: Julho 
Tema: Escrito por autora européia 
Editora Objetiva, 523p. 

Sinopse: Em 17 de julho de 1918, quatro jovens mulheres desceram 32 degraus até o porão de uma casa em Ecaterimburgo, na Rússia. A mais velha tinha 22 anos e a mais nova, apenas dezessete. Junto com os pais e o irmão de treze anos, foram cruelmente assassinadas. Seus crimes: serem filhas do último tsar da Rússia. 
Muita coisa foi escrita sobre Nicolau II, sua mulher Alexandra e o trágico destino da família imperial, como também sobre a Revolução Russa de 1917, mas pouco se disse sobre o drama das princesas Romanov, que sempre foram vistas como personagens secundárias dessa trama. Em As irmãs Romanov, no entanto, a aclamada biógrafa Helen Rappaport traz a história delas para o centro da narrativa e oferece aos leitores o mais completo relato da vida das grã-duquesas Olga, Tatiana, Maria e Anastácia. 
Tendo por base as cartas e os diários das jovens e em fontes primárias nunca antes examinadas, Rappaport desenha um quadro vívido das irmãs nos últimos dias da dinastia Romanov. Seguimos as grã-duquesas desde o nascimento, passando pela infância superprotegida, até os anos de juventude — as primeiras paixões, os sonhos, a dificuldade de lidar com um irmão hemofílico e uma mãe cronicamente inválida — e, por fim, o trauma da Revolução e suas terríveis consequências. 
Com um texto instigante, baseado em uma pesquisa meticulosa, As irmãs Romanov dá voz a essas quatro jovens e é capaz de comover leitores um século depois de suas mortes trágicas e prematuras. 

A história tem dois lados. Essa é uma frase muito comum de se ouvir. Só que eu acho que deveriam dizer: a história tem vários lados e esse livro é uma prova disso. Não é errado dizer que sobre a história da Rússia dois assuntos sempre são muito discutidos: a Revolução russa e a queda dos Romanov. Dois pontos de vista sobre o mesmo período histórico. Mas como a história não tem só dois lados, esse assunto já foi abordado por várias perspectivas: a do romance entre Nicolau e Alexandra (o livro do Massie é uma maravilha), a do assassinato dos Romanov e a discussão sobre o reconhecimento dos corpos (também outra obra-prima de Massie), e agora esse, sobre as filhas do último czar. 

Elas são quatro garotinhas. São espertas, inteligentes, mas ninguém na Rússia as quer, com exceção de seus pais. 

Esse é um ótimo trecho que define muito bem a situação de Olga, Tatiana, Maria e Anastácia. Muito amadas pelos pais, isso é fato, mas sempre deixadas de lado em prol de Alexei, o tão esperado herdeiro para o trono imperial. Tanto que Olga, a mais velha, só é considerada para assumir o governo em último caso, quando Nicolau já não tinha mais esperança de ter o filho homem. E depois, quando a saúde de Alexei se revela frágil e consideram Olga no caso de uma possível regência em nome do irmão. 
A narrativa de Helen sobre a vida das irmãs, desde o nascimento de Olga até a morte de todas prende a atenção. Eu gostei muito do fato da autora se focar bastante nos menores detalhes das vidas das irmãs, desde seus primeiros aprendizados, passando por gostos particulares e os possíveis interesses amorosos. Um tópico que eu gostaria que tivesse sido mais discutido diz respeito a opinião pública sobre as irmãs, coisa que ainda não havia lido, já que as pessoas tendem a se focar em Alexei e a hemofilia. Uma das melhores leituras do ano.

12 de jun. de 2023

BTS (Adrian Besley) – DLL 2023

 


Título: BTS: a biografia não oficial dos ícones do k-pop 
Autor: Adrian Besley 
Mês: Junho 
Tema: Que tenha na capa pessoas famosas 
Editora Galera Record, 209p. 

Sinopse: Por trás do visual impecável, dos fabulosos passos de dança e dos hits de sucesso, se esconde a história de trabalho árduo de sete jovens obstinados que sonhavam com a fama. Hoje, o BTS é uma das principais expressões do K-pop, gênero musical que conquistou uma multidão de fãs no mundo inteiro. As trajetórias de Jin, Suga, J-Hope, RM, Jimin, V e Jungkook, desde a seleção como treinees, passando pelos anos de ensaio até a formação da banda e, finalmente, a fama, são narradas nesta biografia do grupo. Em BTS: A biografia não oficial dos ícones do K-pop, você vai conhecer os bastidores do sucesso do grupo e seus desafios, além de acompanhar a busca incessante pela perfeição técnica e por uma postura inspiradora diante de sua geração. 

Uma biografia muito boa, objetiva, mas que fala da história do maior grupo de k-pop, o BTS ou Bangtan Sonyeondan com detalhes. O autor aborda desde o planejamento inicial para a formação do grupo, como ocorreu a escolha e treinamento dos integrantes, como surgiu o nome do grupo e do seu fandom ardoroso. O livro também traz um capítulo para cada integrante, com seus dados biográficos e uma pequena parte da sua história pessoal, dentro e fora do grupo. A melhor parte fala sobre as escolhas dos temas e conceitos para os cds, quando cada um foi lançado, e sobre o que fala cada faixa. Para uma army que acompanha desde 2016, mas que só agora está ouvindo a maioria das músicas do grupo, esse livro é uma benção. Muito indicado, para qualquer “nível” de army.

9 de jun. de 2023

Feminismo (Cathia Jenainati e Judy Groves) – DLL 2023

 


Título: Feminismo: um guia gráfico 
Autoras: Cathia Jenainati e Judy Groves 
Mês: Junho 
Tema: Sobre movimentos sociais 
Editora Sextante, 175p. 

Sinopse: Em estilo graphic novel e com uma linguagem descontraída, este livro oferece uma visão geral do movimento feminista, reconhecendo e homenageando a variedade de pontos de vista que se desenvolveram ao longo da história. 
O termo “feminismo” surgiu apenas no fim do século XIX, mas a luta das mulheres para resistir à opressão de gênero e conquistar direitos é muito mais antiga. 
Um ótimo ponto de partida para você conhecer as obras fundamentais e as maiores expoentes do pensamento feminista, este livro apresenta também os acontecimentos mais marcantes do movimento, desde o século XVII até os dias de hoje. 
Com uma linguagem descontraída e ilustrações em estilo graphic novel, esta é uma obra de referência para quem deseja compreender melhor a incansável luta das mulheres para reconfigurar o mundo em que vivemos. 
Feminismo é o primeiro título da coleção “Um guia gráfico”. Escritos por especialistas e ilustrados por artistas de renome, os livros da série introduzem de maneira descomplicada assuntos das mais diversas áreas do conhecimento humano, como filosofia, política, psicologia, ciência, sociologia e muito mais. 

Esse livro não é exatamente como eu imaginava. Parece uma mistura de HQ com livro, porque não tem os quadrinhos da Hq mas tem as ilustrações, junto ao texto que não aparece como diálogos, mas como um texto narrativo. Enfim. De qualquer forma, vale a pena. Eu gosto de ler livros sobre feminismo, e esse traz indicações sobre as várias formas do movimento, além das figuras que se destacaram em cada uma delas. Indicado.

7 de jun. de 2023

Shine (Jessica Shung) – DLL 2023

 


Título: Shine 
Autora: Jessica Shung 
Mês: Junho 
Tema: Escrito por autora asiática ou da Oceania 
 Editora Intrínseca, 368p. 

Rachel Kim está prestes a realizar um grande sonho: virar uma cantora famosa de k-pop. Mas nada é fácil, começando com a convivência com as outras integrantes do grupo. Além das dificuldades em sua casa, pois sua mãe prefere mais que a filha tenha uma profissão menos exigente e mais segura. Em meio às polêmicas e um romance inesperado, Rachel aprende o que se precisa ser e fazer para ser uma estrela de k-pop. 

A primeira impressão que eu tive desse livro foi boa. Quando comecei a ler, percebi que não seria o que eu já esperava (sabe quando você espera uma coisa de uma história mesmo sabendo que ela conta outra?). A narrativa é boa, a protagonista me irritou algumas vezes por ser tão ingênua. Eu me interessei por falar de k-pop que é um assunto muito em voga no momento, além de ter tido toda aquela poelmica com a autora… 
De certa forma, o livro ajuda a cimentar aquela nossa mentalidade preconceituosa sobre esse mundo, sobre como as empresas exigem demais dos jovens, de como eles tem que fazer do jeito que os CEOs fazem, que eles não tem vida própria. Mas vale lembrar que a história é ficcional, nada de sair julgando ninguém.

12 de mai. de 2023

Perfil army (Carol Prado) – DLL 2023


 

Título: Perfil army: a experiência de ser fã do BTS no Brasil 
Autora: Carol Prado 
Mês: Maio 
Tema: Sobre casos investigativos (livro reportagem) 
Editora Viseu, 254p. 

Os Bangtan Boys são reais. 

Sinopse: K-pop, você sabe o que é isso? BTS, Bangtan Sonyeondan, Bangtan Boys ou Beyond The Sense, você conhece? Já ouviu ou assistiu algum show de música pop coreana? Se a resposta for sim, esse livro é para você. Se a resposta for não, também é para você – ainda mais. Para quem não conhece o BTS, uma apresentação de peso: é o grupo de pop coreano mais escutado no mundo. Os sete garotos se igualaram aos Beatles em vendagem de discos nos Estados Unidos. Uma façanha. Nestas páginas, você vai descobrir o que são fanarts, fanfics, fan service, fandom e outras expressões características do mundo K-pop. Será apresentado ao grupo, seus integrantes, suas histórias e paixões. Vai descobrir como se tornaram um sucesso mundial. Mas, acima de tudo, vai conhecer o Army, os fãs do BTS. Vai vivenciar com eles a emoção dos shows, seus sonhos, suas aspirações, a paixão por seus idols. Perfil Army quebra barreiras de preconceito, mostrando como o BTS é importante na vida de seus fãs. O grupo, suas músicas, o exemplo de seus integrantes, estavam presentes em momentos de ansiedade, crise, depressão, ajudando jovens a fazerem suas escolhas, repensarem suas opções, avaliarem suas vidas. Como diz a autora, BTS fala sobre um mundo e um modo de ver esse mundo. E o importante é “o que nós, fãs, fazemos com o que o BTS nos dá, não o que o BTS faz”. 
Esse livro foi muito agradável de ler. Feito de fã para fã. Fazia um tempinho que eu estava atrás dele, fiquei muito curiosa pela temática afinal, sou army também (desde 2016). A Carol primeiro explica de onde saiu a ideia para o livro (aliás, eu queria muito ler o TCC dela). Depois ela fala de cada um dos 7 integrantes do grupo e aí vem as entrevistas. Gostei da forma como ela conduziu as conversas com cada um dos fãs e como as respostas são variadas, mesmo as perguntas sendo as mesmas.
Essa foi uma das melhores partes das conversas, foi bom como existem fãs conscientes sobre certos aspectos, como o que os fãs vêem como descaso da empresa com certos integrantes. Principalmente, foi bom saber que os alguns fãs tem noção de como algumas armys são possessivas e muito críticas, como se eles não pudessem ter vida própria e nem se interessar por ninguém (seja no quesito amizade, seja romance). Um livro leve, eu amei. Já está entre os favoritos do ano.

10 de mai. de 2023

Império de tempestades 1 e 2 (Sarah J. Maas) – DLL 2023

 


Título: Império de tempestades 1 e 2 
Autora: Sarah J. Mass 
Mês: Maio 
Tema: Comprado até 2020 
Editora Galera Record, 364p. e 322p. 

O rei de Adarlan está morto e agora Dorian é o novo rei. Muitos segredos foram revelados e agora Aelin sabe que o antigo rei não passou de uma marionete na guerra que começou há muito tempo. A jovem herdeira agora sabe que existem forças muito mais profundas em jogo. Ao reclamar seu antigo reino, Aelin se depara com fria cortesia e praticamente nenhuma aceitação, o que a enfurece, mas ela acaba conseguindo se unir a antigos adversários, como Rolfe, o pirata que ela deixou no prejuízo ao libertar os escravos que ele venderia. Enquanto isso, Manon precisa encarar as bruxas frente a alguns de seus atos, o que acaba levando a consequências desastrosas.  
A bruxa, exilada e jurada de morte, acaba sendo ajudada por Aelin e companhia, o que leva auma maior proximidade com Dorian, agora um rei sem reino. Enquanto a jovem rainha e seus amigos estão em busca da relíquia sagrada capaz de banir de uma vez por todas a ameaça valg, Lorcan está em seu encalço, com desejo muito forte de se vingar por ter sido enganado pela ex-assassina. Acompanhado de Elide e enfrentando todo tipo de obstáculo, os dois grupos acabam se encontrando e lutando em conjunto. Aelin descobre o verdadeiro papel de Elena na guerra contra Erawan e para salvar todos e para que seu reino tenha uma chance, a jovem resolve se sacrificar, deixando para trás cada um dos seus amigos com uma tarefa para que os valg sejam derrotados para sempre. 

A primeira coisa que eu preciso fazer é comemorar... 
AÊÊÊÊÊ!!!! Não nego que o que mais fiquei esperando para ver acontecer nesse livro foi o relacionamento entre Aelin e Rowan e SENHOR, quando aconteceu, AMEI. Era óbvio o desejo de ambos e a vontade de ficarem juntos, e cada vez que parecia que ia acontecer, mas algo atrapalhava, eu me frustrava. Voltando... 
Quando fui procurar os novos livros dessa série, fiquei sem entender o motivo de terem dividido esse livro em dois tomos (será por lucro?), e ainda bem que comprei os dois juntos, porque se eu tivesse terminado o tomo 1 sem ter o 2 nas mãos, teria pirado totalmente de raiva. O final do primeiro é surpreendente, e deixa margem para muita imaginação, então comecei a ler o tomo 2 imediatamente. Este é um livro com muito mais ação, e muitas surpresas (juro que não esperava mesmo o ship Lorcan e Elide, mas gostei, a moça será a redenção do feérico?). Dorian e Manon foram outro casal encantador, e agora estou esperando uma coisa mais concreta entre Aedion e Lysandra.A história é excelente, o ritmo da narrativa te deixa meio louco, porque é muita coisa acontecendo, e você quer logo que Aelin vença todo mundo. Agora estou na expectativa do novo volume, pincipalmente para saber qual será o fim de Maeve.

8 de mai. de 2023

Extraordinárias (Duda Porto de Souza e Aryane Cararo) – DLL 2023


 

Título: Extraordinárias: mulheres que revolucionaram o Brasil 
Autoras: Duda Porto de Souza e Aryane Cararo 
Mês: Maio 
Tema: Escrito por autora nacional 
Editora Seguinte, 207p. 

Sinopse: Dandara foi uma guerreira negra fundamental para o Quilombo dos Palmares. Bertha Lutz foi a maior representante do movimento sufragista no Brasil. Maria da Penha ficou paraplégica e por pouco não perdeu a vida, mas sua luta resultou na principal lei contra a violência doméstica do país. Essas e muitas outras brasileiras impactaram a nossa história e, indiretamente, a nossa vida, mas raramente aparecem nos livros. Este volume, resultado de uma extensa pesquisa, chega para trazer o reconhecimento que elas merecem. Aqui, você vai encontrar perfis de revolucionárias de etnias e regiões variadas, que viveram desde o século XVI até a atualidade, e conhecer os retratos de cada uma delas, feitos por artistas brasileiras. O que todas essas mulheres têm em comum? A força extraordinária para lutar por seus ideais e transformar o Brasil. 

Um livro muito bom que fala sobre as mulheres do nosso país. Algumas eu já conhecia, como a Marta, jogadora de futebol, outras não. Os textos são breves, mas explicativos, abordam os aspectos principais da vida de cada mulher, suas origens e conquistas. Honestamente, o livro é um achado. Foi bom saber mais (e descobrir) sobre tantas mulheres que marcaram nossa história, considerando que o Brasil ainda é um país onde tantas mulheres morrem por ano. Recomendo.

19 de abr. de 2023

The Red Pyramid (Orpheus Collar) - DLL 2023

Título: The red pyramid 
Autora: Orpheus Collar 
Mês: Abril 
Tema: Escolha livre 
Editora Hyperion Books, 192p. 

Sinopse: Siblings Sadie and Carter Kane discover that the gods of Egypt are waking, and the worst of them--Set--has his sights on them. to Stop him, the duo embarks on a dangerous journey across the globe, one that brings Carter and Sadie ever closer to the truth about their family and its connection to a secret order that has existed since the time of the pharaohs. 

Essa foi uma das séries e a única completa que li de Rick Riordan. Lembro que quando comentaram sobre o lançamento de uma coleção focada na mitologia egípcia, eu me empolguei. Gostei bastante porque na época me fez entrar em contato com mitos, que era um assunto que passei a adolescência lenda, mas depois deixei de lado em busca de outras leituras. Foi uma leitura prazerosa na época, da mesma forma que foi agora ler a graphic novel. Na verdade, agora foi muito mais por conta do material. O colorido das imagens (como é sobre o Egito, os tons são de cores muito fortes e quentes), além do que ver a imagem que algo que eu havia imaginado enquanto lia é muito melhor do que o que eu idealizei na época (por exemplo, quando o pai deles é aprisionado no sarcófago e a cena da morte da mãe deles). Essa foi sem dúvida uma das melhores hq que li esse ano. Completamente recomendado.

17 de abr. de 2023

Pato Donald 3 – DLL 2023

Título: Pato Donald 3 
Mês: Julho 
Tema: Ilustrado
Editora Abril, 214p.

Sinopse: Há um unicórnio solto por aí e o Tio Patinhas quer o bicho de qualquer jeito! Então, Donald e os meninos embarcam em uma busca arriscada rumo a uma terra distante. (Mas, se você captura um animal mítico, o que faz com ele?) De volta a Patópolis... como uma simples cartinha para o Papai Noel poderia provocar não só uma acirrada “guerra de travesseiros de dinheiro” entre Donald e Patinhas, mas também uma estrondosa batalha de escavadeiras a vapor? Decidido a se tornar um homem de negócios vencedor, Donald aceita o desafio de fazer uma venda impossível para os índios mais isolados da América do Norte. O genial Carl Barks mais uma vez nos surpreende e nos delicia com suas desventuras emplumadas de humor ácido e afiado. Confira você mesmo! Prefácio de Jeff Kinney, autor de Diário de um Banana. 

Como sempre, uma publicação impecável. Algumas das histórias eu já conhecia, outras não. Todas muito divertidas e que me fazem lembrar da melhor época da minha vida. Totalmente recomendado.

14 de abr. de 2023

Once upon a time – DLL 2023

Título: Once upon a time: behind the magic 
Mês: Abril 
Tema: Contos de fadas às avessas 
Editora Titan Books, 176p. 

Sinopse: Adam Horowitz and Edward Kitsis, writers of Lost, have created a modern take on fairy tales with a female lead character, Emma Swan, who has moved to Maine. The show revolves around the adaptation of fairytale characters such as Snow White and Prince Charming who have been brought into the real world with no knowledge of their true identities, due to the Evil Queen. 

O livro sobre a série! Eu amei essa série, do início ao fim (mesmo que a última temporada não tenha sido grandes coisas). Foi uma das melhores versões dos contos de fadas. Roteiro, elenco, todos os contos conectados de uma forma muito imaginativa, cada temporada terminando de uma forma que deixava um gosto a mais (eu me lembro da loucura que foi quando Elza apareceu, no auge do sucesso de Frozen). Esse livro fala somente sobre a primeira temporada, infelizmente, mesmo assim foi bom saber mais sobre as ideias por trás da criação da série. Muito recomendado.

12 de abr. de 2023

Um livro por dia (Jeremy Mercer) - DLL 2023

 



Título: Um livro por dia: minha temporada parisiense na Shakespeare and company 
Autor: Jeremy Mercer 
Mês: Abril 
Tema: História ambientada em biblioteca ou livraria 
Editora Casa da Palavra, 318p. 

Sinopse: As memórias de um jornalista mochileiro no melhor estilo bibliomania. Uma aventura literária na Paris da virada do milênio. Mais do que a fascinante história da livraria mais charmosa do mundo, a Shakespeare and Company, este livro conta, com um humor impagável, o dia-a-dia de seus personagens e a boemia cultural nas ruas. Com pouco dinheiro no bolso, Jeremy Mercer partiu para a França. Um dia aceitou o convite de uma balconista da Shakespeare and Company para uma xícara de chá. Descobriu que poderia dormir e viver na livraria em troca de prestar serviços diários no local. Fazia parte do trabalho ler pelo menos um livro por dia. 

Eu nao sabia exatamente o que esperar desse livro. Na verdade, para esse tema, eu fui atras do livro sobre a história da Shakespeare and company, mas nao consegui achar, e como esse apareceu nas minhas recomendaçoes, fui atrás. E não me decepcionei. O autor fala de sua vida antes, durante e depois de sua breve permanencia na livraria, e nesse durante ele narra na só o surgimento da livraria, mas o objetivo por trás dele, e como funcionava viver dentro dela. Me deixou com muito mais vontade de conhecer o lugar um dia. Leitura leve, bem para quem é apaixonado por tudo relacionado a livros.

10 de abr. de 2023

Escritos Indígenas (Leda Rita Cintra) – DLL 2023


Título: Escritos Indígenas: Uma antologia 
Autora: Leda Rita Cintra (org.) 
Mês: Abril 
Tema: Escrito por autora indígena 
Editora Cintra, 159p. 

Sinopse: Indígenas, sob diferentes denominações, existem em todos os continentes quando os consideramos como os primeiros habitantes e seus descendentes e, seres universais, como todo escritor, divulgam saberes ancestrais que falam de homens, lendas e entidades . Isso fica muito evidente neste volume, em que escritores de diversas etnias indígenas do Brasil expõem seu saber em linguagens nem sempre idênticas, porque a geografia os separa, e quando até mesmo a grafia os diferencia, tradutores que são da linguagem oral que sempre os marcou e ainda hoje chega até nós, leitores, no embalo encantatório de suas frases poéticas que reúnem ao cair da tarde nas aldeias, velhos e moços e crianças para ouvir esses grandes contadores não de casos, mas de histórias que vivemos desde que o mundo é mundo e que passam pela ótica de cada ser vivente, em cada etnia que habita o universo. São escritores premiados alguns, outros mais recentes, mas todos de inegável qualidade literária, por isso todos reunidos nesta antologia que esperamos encante os leitores das cidades no conhecimento dessa parte do universo até aqui tão pouco difundida. Escritos Indígenas foi publicado também na revista Matérika da Costa Rica, sob a direção do escritor Alfonso Peña, e traduções para publicação impressa estão sendo preparadas na Colômbia e na França. 

Um livro bem pequeno com várias histórias interessantes. Foi difícil encontrar livros específicos de autoras indígenas, então achei esse na Amazon, uma pequena coletânea de vários autores indígenas, dentre eles Graça Graúna, Giselda Jerá, Lia Minápoty. Foi uma leitura bem rápida, coisa de uma hora. É bom ver que, apesar de ser "rara" e um pouco difícil de encontrar, a literatura indígena está ganhando um espaço que antes não tinha. Um livro muito bom, recomendado.

17 de mar. de 2023

Rogue One (Alexander Freed) – DLL 2023


 

Título: Rogue One: uma história Star Wars 
Autor: Alexander Freed 
Mês: Março 
Tema: Com heroína na capa 
Editora Universo dos Livros, 384p. 

Galen Erso não é um simples fazendeiro como quer se fazer parecer. Quando o seu passado sombrio vem bater em sua porta para leva-lo de volta ao trabalho sob a máquina imperialista de Palpatine, sua família acaba. Jyn Erso, sua filha, é resgatada por Saw Guerrera, um rebelde a parte que lida com imperialistas de forma mais “contundente”. Anos depois, Jyn, agora uma jovem mulher, está nas mãos dos líderes da rebelião, que querem a todo custo saber mais sobre seu pai e sobre um piloto que foi mandado por ele com informações sobre uma grande máquina de guerra. Assim, Jyn se junta a Cassian Andor, conhece pelo caminho Chirrut e Baze, e junto ao piloto Bhodi e vários outros rebeldes, partem para Scarif, em busca dos planos da Estrela da Morte e de seu ponto fraco, que pode mudar o curso da guerra. 

Tido pela grande maioria dos fãs de Star Wars como o melhor filme da nova “leva” de filmes desde que a Disney adquiriu a marca (não só pela história que é realmente muito boa, mas também por uma das melhores aparições de Darth Vader), a novelização da história também não decepciona em nada. Pelo contrário. Os detalhes que são adicionados a história, como por exemplo, sobre a mãe de Jyn Erso, sobre os sentimentos da jovem quando descobre a verdade sobre o pai, e os próprios pensamentos de Orson Krennic, Saw Guerrera e Cassian, sobre os quais o filme só entrega vislumbres, tudo isso agrega em muito a história. Irrelevante dizer que eu li o livro inteiro com a voz dos atores na cabeça. 
Uma coisa sobre a qual eu me surpreendi. Quando montei os temas que seriam sugeridos para o Desafio Livrerário Livreando 2023, esse foi um dos que eu pensei que deveriam entrar na lista dos temas fixos. Quando fui procurar livros que encaixassem no tema, só pensava em livros escritos por mulheres, afinal, não seria bacana um livro com uma heroína de protagonista que ainda fosse escrito por uma mulher? Seria a cereja no topo do bolo. Mas aí lembrei desse, e escolhi porque como fã de Star Wars, eu amei o filme e adoro as novelizações (quando se trata desse tipo de livro, os autores que trabalham com esse universo nunca falham). Depois da leitura e enquanto escrevia essa resenha, me dei conta de quão bom um homem também pode escrever sobre uma heroína em um ambiente militarizado, como são as histórias de Star Wars. Sem apelos sexuais, sem masculinizar a mulher, mas dando a ela direito de ser forte e frágil de acordo com as situações, e também dando aos homens em torno dela a capacidade de verem a fragilidade dela sem diminuírem-na por isso. O autor também deu direito aos homens de serem tanto fortes como traumatizados. Uma das melhores leituras do ano, sem dúvida nenhuma.

15 de mar. de 2023

A donzela guerreira (Walnice Nogueira Galvão) – DLL 2023


 

Título: A donzela guerreira
Autora: Walnice Nogueira Galvão 
Mês: Março 
Tema: Autora que nunca leu 
Editora Senac São Paulo, 247p. 

Sinopse: autora rastreia as formas de representação da figura da donzela-guerreira, que se faz presente no imaginário de culturas bastante diferenciadas. Ao abordar os mais variados veículos - da literatura à ópera, do cinema à história em quadrinhos, da mitologia às religiões, do cristianismo ao candomblé, das culturas africanas às tradições indígenas -, a autora caracteriza os atributos que definem os traços marcantes dessa imagem cativante do herói que oscila entre papéis masculino e feminino. 

Eu tenho esse livro faz um tempão e finalmente achei uma oportunidade de encaixa-lo em algum tema. A autora não somente fala da donzela guerreira e seu "surgimento", mas também traz exemplos de textos em cada capítulo, cada um desses capítulos abordando um aspecto dessa personagem (por exemplo, a questão do cabelo comprido). A linguagem é formal, o que pode fazer com que o leitor iniciante no assunto ache a leitura chata, mas eu recomendo ler devagar, para não abandonar a leitura, porque ele vale a pena do início ao fim.

13 de mar. de 2023

Tina (Fefê Torquato) – DLL 2023


 
Título: Tina: respeito 
Autora: Fefê Torquato 
Mês: Março 
Tema: Com protagonista feminina 
Editora Panini, 97p. 

Tina acabou de se formar em jornalismo e está em busca do seu primeiro emprego. Ela consegue realizar seu sonho de trabalhar em uma redação, e quando acha que recebeu uma grande chance, percebe o baixo caráter do seu chefe, que é também um conceituado e respeitado jornalista. É a partir desse momento que Tina precisa decidir como vai lidar com o assédio e o que realmente quer fazer de sua vida. 

Esse livro traz a tona uma questão bastante comum, não só hoje, mas desde sempre: o assédio que mulheres sofrem em seus trabalhos. Achei que a ilustradora, cujo retrato de Tina me surpreendeu de uma forma muito boa (eu não conheço o trabalho dela, mas vou atrás), conseguiu tratar do assunto de maneira simples e objetiva, sem grandes dramas, mas mostrando o quanto é errado o assédio, além de mostrar também as que ficam caladas e as que metem a boca no trombone. Eu simplesmente adorei essa hq. Completamente indicada.

17 de fev. de 2023

Tesouros Disney – DLL 2023


 

Título: Tesouros Disney 
Mês: Fevereiro 
Tema: Um livro que faça rir 
Editora Abril, 386p. 

Sinopse: Este baú traz histórias em quadrinhos de valor inestimável, produzidas originalmente nos anos 1950 e 1960 e jamais publicadas no Brasil – e, entre tantas preciosidades, a joia da coroa é O Monarca de Medioka, uma raridade ainda mais portentosa que completa agora 80 anos de sua primeira impressão! São todos tesouros da Disney, recuperados pela Editora Abril especialmente para você! 

Mais uma HQ da coleção capa dura da Disney que é um primor. As histórias são inéditas no Brasil, eu nunca havia lido nenhuma delas antes, por isso o título faz jus ao tema. Como sempre muito divertidas e coloridas, o que eu simplesmente amo. A diagramação do livro impecável, como todos os volumes da coleção. Indicado.

15 de fev. de 2023

Lizzie Leigh (Elizabeth Gaskell) – DLL 2023


 

Título: Lizzie Leigh 
Autora: Elizabeth Gaskell 
Mês: Fevereiro 
Tema: Um livro de romance 
Editora Pedrazul, 54p. 

Sinopse: Lizzie Leigh, de Elizabeth Gaskell. Literatura clássica. A história narra o drama de Lizzie, uma jovem ‘perdida’ em Manchester, Inglaterra, e o amor de Will pela dócil Susan Palmer. 

Um livro bem fino e não levei nem meia hora pra ler. De Elizabeth Gaskell eu só conhecia mesmo Norte e Sul só recentemente estou lendo outros romances dela (graças a Pedrazul que está trazendo para os leitores brasileiros). Leitura leve, uma história sem grandes reviravoltas e que prende a atençao do mesmo jeito.

13 de fev. de 2023

O perigo de uma história única (Chimamanda Ngozi Adichie) – DLL 2023

 

Título: O perigo de uma história única 
Autora: Chimamanda Ngozi Adichie 
Mês: Fevereiro 
Tema: Autora africana 
Editora Companhia das Letras, 64p. 

  É assim que se cria uma história única: mostre um povo como uma coisa, uma coisa só, sem parar, e é isso que esse povo se torna. 

Sinopse: O que sabemos sobre outras pessoas? Como criamos a imagem que temos de cada povo? Nosso conhecimento é construído pelas histórias que escutamos, e quanto maior for o número de narrativas diversas, mais completa será nossa compreensão sobre determinado assunto. É propondo essa ideia, de diversificarmos as fontes do conhecimento e sermos cautelosos ao ouvir somente uma versão da história, que Chimamanda Ngozi Adichie constrói a palestra que foi adaptada para livro. O perigo de uma história única é uma versão da primeira fala feita por Chimamanda no programa TED Talk, em 2009. Dez anos depois, o vídeo é um dos mais acessados da plataforma, com cerca de 18 milhões de visualizações. Responsável por encantar o mundo com suas narrativas ficcionais, Chimamanda também se mostra uma excelente pensadora do mundo contemporâneo, construindo pontes para um entendimento mais profundo entre culturas.

[...] A consequência da história única é esta: ela rouba a dignidade das pessoas. Torna difícil o reconhecimento da nossa humanidade em comum. Enfatiza como somos diferentes, e não como somos parecidos. 

“um entendimento mais profundo entre culturas”... É exatamente a isso que se propõe esta palestra de Chimamanda. Novamente a autora surpreende ao relatar sem nenhum drama os problemas de seu país, sem diminuir no sentido de denegrir sua cultura, ela é simplesmente objetiva, falando sobre as coisas boas e ruins. Eu gostei de quando ela fala sobre seus projetos futuros sobre criar bibliotecas para ajudar a comunidade de onde ela saiu a ler mais autores africanos. Valeu a pena.