Páginas

17 de fev. de 2023

Tesouros Disney – DLL 2023


 

Título: Tesouros Disney 
Mês: Fevereiro 
Tema: Um livro que faça rir 
Editora Abril, 386p. 

Sinopse: Este baú traz histórias em quadrinhos de valor inestimável, produzidas originalmente nos anos 1950 e 1960 e jamais publicadas no Brasil – e, entre tantas preciosidades, a joia da coroa é O Monarca de Medioka, uma raridade ainda mais portentosa que completa agora 80 anos de sua primeira impressão! São todos tesouros da Disney, recuperados pela Editora Abril especialmente para você! 

Mais uma HQ da coleção capa dura da Disney que é um primor. As histórias são inéditas no Brasil, eu nunca havia lido nenhuma delas antes, por isso o título faz jus ao tema. Como sempre muito divertidas e coloridas, o que eu simplesmente amo. A diagramação do livro impecável, como todos os volumes da coleção. Indicado.

15 de fev. de 2023

Lizzie Leigh (Elizabeth Gaskell) – DLL 2023


 

Título: Lizzie Leigh 
Autora: Elizabeth Gaskell 
Mês: Fevereiro 
Tema: Um livro de romance 
Editora Pedrazul, 54p. 

Sinopse: Lizzie Leigh, de Elizabeth Gaskell. Literatura clássica. A história narra o drama de Lizzie, uma jovem ‘perdida’ em Manchester, Inglaterra, e o amor de Will pela dócil Susan Palmer. 

Um livro bem fino e não levei nem meia hora pra ler. De Elizabeth Gaskell eu só conhecia mesmo Norte e Sul só recentemente estou lendo outros romances dela (graças a Pedrazul que está trazendo para os leitores brasileiros). Leitura leve, uma história sem grandes reviravoltas e que prende a atençao do mesmo jeito.

13 de fev. de 2023

O perigo de uma história única (Chimamanda Ngozi Adichie) – DLL 2023

 

Título: O perigo de uma história única 
Autora: Chimamanda Ngozi Adichie 
Mês: Fevereiro 
Tema: Autora africana 
Editora Companhia das Letras, 64p. 

  É assim que se cria uma história única: mostre um povo como uma coisa, uma coisa só, sem parar, e é isso que esse povo se torna. 

Sinopse: O que sabemos sobre outras pessoas? Como criamos a imagem que temos de cada povo? Nosso conhecimento é construído pelas histórias que escutamos, e quanto maior for o número de narrativas diversas, mais completa será nossa compreensão sobre determinado assunto. É propondo essa ideia, de diversificarmos as fontes do conhecimento e sermos cautelosos ao ouvir somente uma versão da história, que Chimamanda Ngozi Adichie constrói a palestra que foi adaptada para livro. O perigo de uma história única é uma versão da primeira fala feita por Chimamanda no programa TED Talk, em 2009. Dez anos depois, o vídeo é um dos mais acessados da plataforma, com cerca de 18 milhões de visualizações. Responsável por encantar o mundo com suas narrativas ficcionais, Chimamanda também se mostra uma excelente pensadora do mundo contemporâneo, construindo pontes para um entendimento mais profundo entre culturas.

[...] A consequência da história única é esta: ela rouba a dignidade das pessoas. Torna difícil o reconhecimento da nossa humanidade em comum. Enfatiza como somos diferentes, e não como somos parecidos. 

“um entendimento mais profundo entre culturas”... É exatamente a isso que se propõe esta palestra de Chimamanda. Novamente a autora surpreende ao relatar sem nenhum drama os problemas de seu país, sem diminuir no sentido de denegrir sua cultura, ela é simplesmente objetiva, falando sobre as coisas boas e ruins. Eu gostei de quando ela fala sobre seus projetos futuros sobre criar bibliotecas para ajudar a comunidade de onde ela saiu a ler mais autores africanos. Valeu a pena.