Páginas

19 de set. de 2022

O segredo da livraria de Paris (Lily Graham) – PSRC 2022

 


Título: O segredo da livraria de Paris 
Autora: Lily Graham 
Mês: Setembro 
Tema: Um livro sobre um segredo 
Editora Gutenberg, 206p. 

Valerie era muito pequena quando foi levada pela tia Amélie de Paris para Londres durante a Segunda Guerra Mundial. Ela nunca soube quem eram seus pais e porque ela foi dada para outra pessoa. Aos vinte anos, com o nome falso de Isabelle Henry e disposta a descobrir sobre seu passado, ela se candidata a um emprego na livraria de seu avô, Vincent Dupont. A convivência com o velho ranzinza e com a amiga dele, Madame Joubert, faz com que Valerie comece a entender o que realmente aconteceu com seus pais e porque cresceu longe do avô. 

Esse livro foi uma surpresa por vários motivos. Quando li a sinopse, fiquei intrigada com o que poderia ser o segredo da história. Desde o início, fica no ar qual é o mistério e a medida que a leitura ia seguindo, dava para perceber que a história estava sendo revelada aos poucos. Minha surpresa ficou por conta da minha mania de esperar mais, porque foi exatamente essa a sensação. Chegou na conclusão da história e eu ainda fiquei esperando por mais, justamente porque a história fluiu bem, então eu não senti tanto aquilo de “aaaahhh, então era isso...” Livro muito bom.

14 de set. de 2022

Turma da Mônica Eparódia (Mauricio de Sousa) – DLL 2022



Título: Turma da Mônica Eparódia 
Autor: Maurício de Sousa 
Mês: Setembro 
Tema: Um livro HQ nacional 
Editora Panini, 144p. 

Sinopse: Clássicos do Cinema 7 - Eparódia - Toda saga tem um início... Mesmo que esse início venha depois de você ter lido as partes IV, V e VI de Coelhada nas Estrelas. Vamos acompanhar a saga de Manequinho Caiuóqui desde o começo, quando ele era um menino meigo, fofo e que eventualmente se torna o imundo Dart Feio, o vilão que pretende sujar todo o universo. 

Mais uma HQ da Turma da Mônica ótima, que adapta a trilogia prequel de Star Wars. Muito boa, as ilustrações são ótimas, a forma como escolheram personificar Anakin, Padmé, Obi-wan, tudo me fez rir muito. Até o final, que assistindo até hoje me faz chorar feito um bebê, conseguiu me divertir. Completamente recomendado.

12 de set. de 2022

A sociedade literária e a torta de casca de batata (Mary Ann Shaffer e Annie Barrows) – DLL 2022


 

Título: A sociedade literária e a torta de casca de batata 
Autoras: Mary Ann Shaffer e Annie Barrows 
Mês: Setembro 
Tema: Um livro adaptado para filme ou série 
Editora Rocco, 303p. 

Juliet Ashton está atrás de um novo tema para seu livro. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, Dawsey Adams, que vive na ilha britânica Guernsey começa a se corresponder com a escritora, e desperta o interesse dela. Eles começam a se corresponder por cartas, e Juliet toma conhecimento da Sociedade Literária de Guernsey, um clube do livro criado com o intuito de não serem capturados pelos nazistas que ocupavam a ilha um ano antes. É então que ela decide conhecer a ilha e os habitantes que só conhecia pelas cartas, e acaba se apaixonando pelo lugar. E pelas pessoas... 

Um dos filmes que quando lançou eu fiquei com muita curiosidade de ver, mas queria ler o livro primeiro. Demorei demais a achar num preço acessível, e quanto encontrei, fiquei com muita vontade de ler, apesar de ter selecionado o tema para setembro. Devo dizer que valeu a pena. A leitura flui, eu gostei de como a personagem é resolvida no quesito romance. A história conseguiu cativar a minha atenção por dois motivos: como o clube do livro foi criado, e a personagem Elizabeth McKenna, que não se faz presente fisicamente, mas em torno da qual a própria história se molda. Um livro que me deixou presa do início ao fim, muito recomendado.

9 de set. de 2022

O último duelo (Eric Jager) – DLL 2022



Título: O último duelo 
Autor: Eric Jager 
Mês: Setembro 
Tema: Um livro histórico 
Editora Record, 287p. 

Uma mulher casada tem a visita inesperada do amigo do seu marido em sua casa. A visita se torna inconveniente e depois agressiva, resultando em um estupro. Ela é aconselhada pelo agressor a não abrir a boca, porque as consequências para ela seriam muito ruins. No entanto, Marguerite se recusa a engolir a humilhação e conta tudo para o marido. O resultado disso é o último julgamento por combate realizado na França durante a Idade Média. 

Eu fiquei curiosa sobre esse livro assim que saiu a notícia sobre o lançamento do filme com o Adam Driver (aliás, um filme com um hype tão grande pelos fãs do ator que virou um desastre de bilheteria). Não me decepcionou em nada a leitura. O autor é bem objetivo, ele não perde tempo tentando preencher as lacunas com cenários e acontecimentos muito imaginativos, o que acaba acontecendo quando se conta um fato histórico em que as fontes são muito escassas. Dá para perceber o nível da pesquisa que foi feita para que o livro pudesse ser escrito, os detalhes sobre cada lado da história acabam sendo fascinantes. Leitura que vale a pena.

7 de set. de 2022

Escola de sabores (Erica Bauermeister) – DLL 2022



Título: Escola de sabores 
Autora: Erica Bauermeister 
Mês: Setembro 
Tema: Um livro que você não leria (indicado por outro participante ou amigo) 
Editora Sextante, 224p. 

Lilian é chef de cozinha e dona de um restaurante. Desde pequena, quando seu pai saiu de casa, ela encontrou nas receitas a sua forma de ajudar a mãe a se reerguer. Toda primeira segunda-feira do mês, ela ministra um curso de culinária. Cada um dos seus alunos tem um motivo para estar ali: Clair quer se tornar uma mãe melhor; Carl e Helen tentam reconstruir um casamento abalado; Ian quer estabilidade na sua vida; Antonia saiu da sua zona de conforto para buscar novas aventuras... Enquanto Lilian ensina que cada um dos ingredientes tem um significado, ela também sabe que cada um deles quer buscar soluções para seus problemas. 

Um livro pequeno e fácil de ler, que prende atenção pelas histórias particulares de cada personagem, inclusive de Lilian. Aliás, a história pessoal dela está presente em todo o livro, durante suas reflexões sobre cada um dos seus alunos. Gostei bastante porque é um livro simples, sem pretensões. Eu recebi a indicação desse livro em desafios passados, e aí ele acabou ficando na estante por um bom tempo. Apesar de ter gostado, não é meu tipo de leitura, só li porque achei que ia encontrar uma lista das receitas ensinadas kkkkkk o que não tem no livro, mas tudo bem. Recomendado.

5 de set. de 2022

A história de Pedro Coelho (Beatrix Potter) – DLL 2022



Título: A história de Pedro Coelho 
Autora: Beatrix Potter 
Mês: Setembro 
Tema: Um livro de autor independente 
Editora Barbatana, 70p.

Sinopse: "Antes de sair, a senhora Coelha avisou a seus quatro coelhinhos, Flopsy, Mopsy, Rabo-de-algodão e Pedro: “Vocês podem ir passear nos campos, mas não entrem na horta do senhor MacGregor!”. Em primorosa tradução da escritora Rosana Rios, a Barbatana relança o grande clássico de Miss Potter, A história de Pedro Coelho, sucesso estrondoso publicado originalmente em 1902. Na opinião da escritora brasileira Ana Maria Machado, “Beatrix Potter é uma das vozes mais originais da literatura infantil”. Nesta edição, o livro é editado do modo como a autora o imaginou, com as aquarelas em página inteira dialogando pausadamente com os textos, em formato pequeno para caber nas mãos das crianças — o que por si só é uma novidade, porque não há atualmente edições brasileiras com esta característica fundamental. A publicação de A história de Pedro Coelho dá sequência à celebração dos 150 anos de nascimento de Beatrix Potter, de quem a Edições Barbatana também já publicou A história do esquilo Nutkin." 

Desde que eu vi o filme biográfico sobre Beatrix Potter, fiquei curiosa sobre seus livros. Qual não foi minha surpresa ao descobrir que ela publicou o primeiro livro sobre Pedro Coelho de forma independente. O livro é uma gracinha, bem infantil, sem pretensões além de entreter. O ponto máximo são as ilustrações e eu fiz questão de ler essa edição justamente porque ele foi editado como a autora imaginou. Adorei cada minuto de leitura.