Páginas

11 de jul. de 2022

Wonder Woman (Nancy Holder) – PSRC 2022

Título: Wonder Woman 
Autora: Nancy Holder 
Mês: Julho 
Tema: Um livro sobre ou que se passa em uma sociedade não patriarcal 
Editora Titan Books, 320p. 

  “I found the original. Maybe one day you’ll tell me your story.” 

Diana Prince tem em suas mãos a foto que tiraram sua junto a Steve Trevor e seus companheiros em um breve momento de vitória durante a Primeira Guerra Mundial. E é assim, olhando para essa imagem, que Diana, a Mulher-Maravilha, começa a relembrar toda a sua vida, desde seus momentos enquanto criança na ilha de Themyscira, seu treinamento, primeira vez que viu Steve Trevor, seus momentos de luta e diversão, até sua vida no presente momento... 

Surrounded by history, once more Diana took in the smudged faces of heroes long dead, and her own face, unchanged despite the passing of so many years. A century. The image captured more than just an instant in time. It held na elemental kernel of truth: how Wonder Woman came to be. 

Adorei essa novelização. Foi a primeira novel de filmes sobre heróis (quero muito ler a do Pantera Negra) e confesso, pulei pro final logo para saber como a autora descreveria o momento em que Diana vê a morte de Steve. Ponto para a autora que conseguiu mostrar as dúvidas e incredulidade de Diana quando ela descobre que é filha de Zeus. E a cena final com Steve... nota 1.000 pela descrição: 

High above Diana, miles up into the sky, there was a brilliant flash of light. So bright that it penetrated the storm clouds. Then a roll of thunder louder than anything the storm had produced. The fireball winked out, swallowed by the black sky. 
And then there was silence. 
She knew. 
The plane. Steve. 
From her lungs came a scream of such grief and rage that the stars in space trembled. The scream was like a living thing, clawing at the sky. 
She exploded, a half-God bent on vengeance, and in one savage push, she freed herself from the tire tread wrapped around her. Astonished at her display of power, Ares stumbled back. 

Eu me lembro de chorar no cinema nessa cena e agora foi a mesma coisa. A autora não fica a dever em absolutamente nada, toda essa sequência da luta final faz o filme passar na cabeça, mas com mais emoção, porque o livro faz o leitor ficar dentro da cabeça de Diana e de Steve, sentindo as mesmas coisas. Livro muito recomendado.

8 de jul. de 2022

Os testamentos (Margaret Atwood) – DLL 2022

 


Título: Os testamentos 
Autora: Margaret Atwood 
Mês: Julho 
Tema: Um livro que ganhou um prêmio literário estrangeiro 
Editora Rocco, 447p. 

Quinze anos após a aia revoltosa conseguir fugir e salvar uma de suas filhas, a vida em Gilead continua a mesma para as mulheres. Mas o sistema começa a dar sinais de enfraquecimento... Agnes cresce em Gilead. Pensando ser a filha de uma aia, ela vê sua mãe adotiva falecer e seu pai casar com outra, que a quer longe o mais rápido possível. Ao se tornar moça em idade de casar, o desespero começa a bater em sua porta até que Tia Lydia sugere que sua vida pode ser outra. Enquanto isso, a própria Tia Lydia começa a dar os toques finais no seu plano para derrubar um sistema podre no qual ela vive e no qual se viu obrigada a praticar atos tão torpes quanto para se manter viva. Longe dali, no Canadá, Daisy cresce sem saber de suas verdadeiras origens e sem fazer a mínima ideia de sua própria importância dentro da cadeia de acontecimentos que irão mudar a história de Gilead. 

A odiosa Tia Lydia... quem diria. 
Eu amei O conto da Aia, então fui para a leitura de sua continuação achando que seria bastante atraente, mas no início da leitura eu fiquei me perguntando se seria mesmo. Não sei se pela história em si, ou por causa da minha dificuldade em identificar as personagens que narram a história (exceto Tia Lydia, porque essa não dá para esquecer), mas eu só fui pegar o embalo mesmo lá pela metade, depois de lembrar quem era Agnes e da revelação sobre Nicole. 
As partes mais interessantes ficam a cargo da odiada Tia Lydia, e eu adorei (fiquei surpresa comigo mesma por isso) o papel dela nos acontecimentos narrados. Gostei muito de ver como ela se tornou uma figura proeminente dentro do sistema torpe de Gilead e como ela fez questão, desde o início, de assegurar poder para ela mesma e o que ela fez com esse poder para que o sistema fosse derrubado. 
Não desmerecendo as outras duas narradoras, mas se eu tiver que dizer que esse livro tem uma protagonista, será Tia Lydia. Uma leitura que vale cada minuto.

6 de jul. de 2022

Guia de leitura (Léa Masina) – DLL 2022


 

Título: Guia de leitura 
Autor: Léa Masina 
Mês: Julho 
Tema: Um livro sobre livros e bibliotecas 
Editora L&PM Pocket, 248p. 

Sinopse: O que ler, dentre tantas possibilidades que se apresentam na vida – demasiado curta para abranger toda a literatura clássica e os novos autores que surgem a cada dia? 
Esta é uma questão que se coloca a todos os leitores. Guia de leitura: 100 autores que você precisa ler apresenta, de modo sucinto e claro, cem escritores que se destacam no ramo da ficção e que, através dos séculos, deixaram sua marca na imaginação humana. O leitor encontrará aqui um breve texto sobre a vida de cada um deles, uma relação dos títulos mais importantes por autor seguidos de um ensaio escrito por críticos literários, jornalistas, escritores e professores; pessoas, em suma, apaixonadas pela leitura. 
Abrangendo narradores estrangeiros e brasileiros, do século V da Grécia antiga ao século XX, o livro reúne os principais nomes do chamado cânone da literatura ocidental: homens e mulheres geniais que, quer por sua originalidade estilística, narrativa ou temática, atra¬vessam o tempo, sendo lidos e relidos por aqueles que apreciam bons contadores de histórias. 
Guia de leitura: 100 autores que você precisa ler se propõe a ser não uma lista exaustiva de autores e obras, mas um valioso livro de referência, um companheiro para todos aqueles que se aventuram e se deleitam nos imprevisíveis e fascinantes caminhos que a literatura sempre está a inventar. 

Esse guia foi mais um desses livros que adquiri sem pretensão, só queria ter na estante exatamente o que ele é, um guia com indicações de livros e autores. As indicações são bem variadas, com os nomes organizados por ordem alfabética trazendo breves biografias e as principais obras de cada um. Minha única queixa é a escassez de autoras. Fora isso, livro muito bom. Recomendo.

4 de jul. de 2022

Turma da Mônica Jovem Uma viagem inesperada (Babi Dewet, Melina Souza, Carol Christo, Pam Gonçalves) – DLL 2022

 


Título: Turma da Mônica Jovem Uma viagem inesperada 
Autoras: Babi Dewet, Melina Souza, Carol Christo, Pam Gonçalves 
Mês: Julho 
Tema: Um livro sobre viagens 
Editora Nemo, 333p. 

Mônica perde uma aposta em um jogo de cartas e ganha uma viagem à Coréia do Sul, onde ela vai conhecer muitos lugares bacanas e se meter em confusões por conta de uma grande fã de k-pop. Magali planejava passar as férias com o namorado, mas uma decisão dos pais a leva para Paraty, onde ela faz amizades legais e se dá conta de que seus planos não foram tão arruinados como pensava. Marina viaja para Londres para fazer um curso de fotografia, e entre passeios e inspirações para seu projeto, ela se vê sem vontade de voltar para o Brasil. Denise se mete em problemas e seus pais a mandam para o acampamento na Serra Catarinense, onde ela vai ajudar a tia a dar um up nos negócios e acaba fazendo uma amizade muito boa. 

Que livro mais fofo. Fico apaixonada por toda história que envolva essa mistura entre a Turma da Mônica Jovem e os nossos escritores, e devo dizer que nunca me decepciono. Para o tema do desafio, na verdade, esse livro foi uma das poucas opções, e ainda bem que escolhi ele. A leitura flui, e a história mais divertida, sem surpresa, foi a da Denise. Eu sempre me acabo com ela nos gibis, e dessa vez não foi diferente. Quatro histórias muito legais, super recomendadas.