Páginas

17 de jun. de 2022

A inquilina de Wildfell Hall (Anne Brontë) – PSRC 2022

 




Título: A inquilina de Wildfell Hall 
Autora: Anne Bronte 
 Mês: Junho 
Tema: Um livro que se passa na era vitoriana 
Editora Pedrazul, 372p. 

Gilbert Markham, de início, não se interessa muito pela nova inquilina de Wildfell Hall. Mas a jovem reclusa, Mrs. Graham, e seu filho Arthur despertam a curiosidade devido a escolha de um lugar tão afastado de tudo para viver. Quando faz sua primeira visita a jovem dama, Gilbert descobre o talento de Helen para a pintura, a convivência entre eles vai se estreitando até o rapaz perceber que está apaixonado. Mas Helen não quer ouvir falar sobre o assunto, ao mesmo tempo em que ela não pode explicar o porquê da recusa e parece sentir o mesmo. Quando a situação parece sem solução, Gilbert recebe os diários de Helen e descobre o segredo que ela guarda. 

Eu tenho esse livro faz muito tempo, guardado que estava esperando um momento propício (é o que eu geralmente faço com meus romances clássicos, apesar da vontade louca de ler assim que compro, até por causa do primor com que a Pedrazul faz suas publicações). Quando se trata das irmãs Brontë, é complicado escolher uma favorita, porque Anne e Emily infelizmente faleceram cedo, então seus trabalhos literários são mais, por falta de palavra melhor, mais escassos do que de sua irmã Charlotte. Mas esse livro foi um que eu sempre quis ler, então fiquei feliz quando a Pedrazul lançou, e a espera valeu a pena. A história é boa, prende a atenção, mas de um jeito diferente do que eu esperava.

15 de jun. de 2022

Mr. Lemoncello’s great library race (Chris Grabenstein) – DLL 2022


 

Título: Mr. Lemoncello’s great library race 
Autor: Chris Grabenstein 
Mês: Junho 
Tema: Um livro sobre viagens 
Editora Random House Books for Young Readers, 288p. 

Sinopse: On your marks. Get set. Lemon, cello, GO! Everyone's favorite game maker, Mr. Lemoncello, is testing out his new FABULOUS FACT-FINDING FRENZY game! If Kyle can make it through the first round, he and the other lucky finalists will go on a great race--by bicycle, bookmobile, and even Mr. Lemoncello's corporate banana jet!--to find fascinating facts about famous Americans. The first to bring their facts back to the library will win spectacular prizes! But when a few surprising "facts" surface about Mr. Lemoncello, it might be GO TO JAIL and LOSE A TURN all at once! Could Kyle's hero be a fraud? It's winner take all, so Kyle and the other kids will have to dig deep to find out the truth before the GAME is OVER for Mr. Lemoncello and his entire fantastic empire! 

Uma das melhores séries infantojuvenis que já li, mas que infelizmente não existe previsão pela editora dos dois primeiros para publicar aqui. Eu gosto muito dessa série por causa dos dados sobre os escritores que são colocados na história e nos jogos, e nesse volume o que se descobre mais é sobre a vida do misterioso Sr. Lemoncello. A competição continua sendo parte muito bacana de ler. Agora estou ansiosa para ver como o autor conclui essa história no próximo volume.

13 de jun. de 2022

Cinema Disney – DLL 2022


 

Título: Cinema Disney 
Mês: Junho 
Tema: Um livro que você gostaria que todos lessem 
Editora Abril, 386p. 

Sinopse: Quadrinhos e cinema têm estado intimamente ligados desde o nascimento. Eles são contemporâneos: The Yellow Kid, o personagem cujas tiras regulares marcam o advento dos comics, surgiu em 1895, o mesmo ano da primeira exibição de cinema dos irmãos Lumière. Desde então, as duas formas de arte evoluíram cada uma a sua maneira, mas nunca se afastaram. Ainda hoje comunicam-se, provocam-se e interagem. 
Celebre conosco 120 anos de cinema e de quadrinhos com algumas das melhores paródias já impressas: Moby Dick, A Doce Vida, Casablanca, Drácula, A Estrada da Vida e A Lenda do Pianista do Mar. Aproveite seu ingresso para fazer uma viagem surreal pelo Destino, a animação concebida por Walt Disney e Salvador Dalí, e volte no tempo ao Vapor Willie, o barco que marcou a estreia do maior de todos os personagens Disney, nos primórdios dos filmes sonoros. 
São imagens e momentos inesquecíveis, escritos e desenhados por alguns dos melhores artistas do planeta, neste volume histórico de 380 páginas. 

Mais uma edição em capa dura de uma das melhores coleções que a editora Abril lançou da Disney. Os quadrinhos Disney são sempre uma ótima indicação para todo mundo. Graças a essa coleção, me deu vontade de ir atrás dos filmes sobre os quais as histórias fazem referência (exceto Moby Dick, que eu já vi faz tempo). A melhor história é A lenda do pianista do mar, que eu confesso que teve um final inesperado. Uma edição que não decepciona em nada, super recomendo.

10 de jun. de 2022

O gâmbito da rainha (Walter Tevis) – DLL 2022

 


Título: O gâmbito da rainha 
Autor: Walter Tevis 
Mês: Junho 
Tema: Um livro lançado no Brasil em 2021 
Editora Arqueiro, 301p. 

Quando sua mãe morreu, Elizabeth Harmon tinha 8 anos. Sem parentes, ela é mandada para um orfanato. Uma menina de índole retraída, é no mundo do xadrez que ela se encontra. Vivendo uma vida simples, tomando os analgésicos prescritos pela instituição para que as crianças se comportem, seu foco se torna aprender xadrez depois com o zelador rabugento do orfanato. Provando ser excelente no jogo, Elizabeth logo começa a competir e a chamar atenção. De torneio a torneio, ela se prepara para o duelo mais importante de sua carreira, num mundo dominado pelos homens do xadrez profissional. 

Uma das minhas opções para esse tema, escolhi ele por causa da série (que ainda estou assistindo). Acabou sendo a escolha final porque achei a história interessante, e também porque sempre tive curiosidade em aprender xadrez. Não que o livro ensine, mas as descrições das jogadas acabam prendendo a atenção até de quem nunca jogou na vida, como eu. A medida que se vai lendo, se percebe qual o atrativo da história e porque a série fez tanto sucesso quando estreou. A narrativa é simples e direta, não perde tempo com tantos detalhes, nem mesmo sobre o xadrez, que, apesar de parecer, não é o protagonista. Elizabeth Harmon é, e sua luta para prevalecer em um mundo masculino como é o do xadrez foi o que me fez não querer largar o livro. Muito recomendado.

8 de jun. de 2022

Rock star (Luciane Rangel) – DLL 2022



Título: Rock star 
Autora: Luciane Rangel 
Mês: Junho 
Tema: Um livro que ganhou de presente 
Editora Qualis, 266p. 

Aos sete anos de idade, a vida de Luna muda drasticamente. Mas aos 17 anos, quando ela é uma super star, cantora adolescente famosa com muitos fãs e pronta para mais uma coletiva de imprensa que seu mundo vem abaixo graças a uma simples pergunta sobre sua família. Agora, o que todos acreditam é que ela precisa se cuidar por problemas mentais, e a melhor forma disso acontecer, seu pai e seu empresário acreditam, é enviando Luna de volta para sua cidade natal, um lugar onde ela e sua família sofreram mudanças terríveis. Agora a adolescente vai precisar lidar com amizades do passado, assim como tentar transformar seu relacionamento quebrado com sua mãe. 

A Luciane nunca decepciona. Não sei se já falei isso sobre algum outro livro dela, mas a cada nova leitura, esse fato se torna mais verdadeiro. Eu não lembro de um livro onde eu tenha chegado a alguma conclusão que não tenha me surpreendido no final. E dessa vez a surpresa não foi tanto sobre as pessoas envolvidas na tragédia, mas sobre o irmão de Luna e as conversas entre eles. As partes iniciais em que Jhonny dela aparece para ela me deixou, confesso, com lágrimas nos olhos. A história toda é muito bonita, a autora capta e mantem nossa atenção quase vidrada no mistério sobre a tragédia que molda a história. Além de também ter conseguido criar personagens tão fofos e cativantes que transmitem emoções de uma maneira muito forte. Eu consegui imaginar a cidade interiorana da personagem. Adorei e indico totalmente.

6 de jun. de 2022

Um milhão de finais felizes (Vitor Martins) – DLL 2022



Título: Um milhão de finais felizes 
Autor: Vitor Martins 
Mês: Maio 
Tema: Um livro escrito por alguém da comunidade LGBTQIA+ 
Editora Globo Alt, 352p. 

Sinopse: Jonas não sabe muito bem o que fazer da vida. Entre suas leituras e ideias para livros anotadas em um caderninho de bolso, ele precisa dar conta de seus turnos no Rocket Café e ainda lidar com o conservadorismo de seus pais, sua mãe alimenta a esperança de que ele volte a frequentar a igreja, e seu pai não faz muito por ele além de trazer problemas. 
Mas é quando ele conhece Arthur, um belo garoto de barba ruiva, que Jonas passa a questionar por quanto tempo conseguirá viver sob as expectativas de seus pais, fingindo ser uma pessoa diferente de quem é de verdade. Buscando conforto em seus amigos (e na sua história sobre dois piratas bonitões que se parecem muito com ele e Arthur), Jonas entenderá o verdadeiro significado de família e amizade, e descobrirá o poder de uma boa história. 

“... fingindo ser uma pessoa diferente de quem é de verdade...” 

Que frase mais triste e tão significativa. Triste é saber que passa por isso a vida inteira (eu não conheço nada sobre o autor, mas fico imaginando se essa frase consegue de alguma forma representar sua vida). Essa frase na verdade foi um dos motivos que me fez escolher esse livro. O próprio tema é sempre uma dificuldade para achar algum livro que eu goste, então, ainda sob a impressão dessa frase, fiquei achando que seria uma história com uma pegada mais dramática, mas me enganei. A leitura foi mais divertida do que imaginava, e os personagens acabam sendo fofos de uma maneira diferente. Gostei muito e recomendo.