Autor: Winston Groom
Mês: Outubro
Tema: Um livro lançado no ano que você nasceu
Editora Aleph, 392p.
Sinopse: Conheça Forrest Gump, um homem que por trás de um ar abobalhado e visível lentidão de raciocínio, esconde a energia e a vontade de lutar dos grandes.
Provando numa narrativa com sabor de fábulas, que mesmo os menos dotados podem tropeçar na História a cada momento, modificando os caminhos do mundo, este é um romance exemplar. Através de Forrest Gump, o escritor Winston Groom traça um painel delicioso da América de Elvis Presley, Kennedy, da Guerra do Vietnã, do movimento hippie e de Watergate. De quebra, conta o amor entre um homem e uma mulher como só o cinema costuma imortalizar. Forte e generoso, capaz de sair renovado a cada obstáculo. Impossível não se apaixonar pelo mundo de Forrest Gump.
Esse livro foi... complicado. Pelo tema e por ele mesmo. Na verdade, foi uma das únicas opções em uma lista curtíssima. A leitura foi agradável e me fez lembrar bastante do filme (que eu vi só uma vez há muito tempo atrás), até me deu vontade de assistir novamente. O livro realmente apresenta situações absurdas, mas o que acaba sendo bacana de ver é como o abobalhado Forrest encara todas elas com paciência, quando pessoas ditas normais teriam agido de forma bem diferente. De qualquer forma, valeu a leitura.