Páginas

18 de ago. de 2021

Evelina (Frances Burney) – DLLC 2021

Título: Evelina 
Autora: Frances Burney 
Mês: Agosto 
Tema: Um livro escrito antes de 1900 
Editora Pedrazul, 388p. 

Evelina é uma jovem adotada pelo reverendo Mr. Villars de Dorsetshire, interior da Inglaterra, desde que sua mãe morreu após ser enganada e abandonada por um homem. Quando Evelina está prestes a fazer 18 anos, uma carta de Lady Howard para o reverendo inicia uma série de acontecimentos que irão revelar a jovem um novo mundo de divertimentos e responsabilidades, ao mesmo tempo em que uma parente que ela nunca conheceu resolve aparecer para reclamar sua guarda.  

Um livro que eu comprei logo que a Pedrazul lançou e guardei. Foi uma das primeiras opções para esse desafio, e eu confesso que li, guardei de novo, e só peguei para recomeçar a leitura depois que tinha acabado quase todas as leituras desse mês, porque achei a história meio arrastada. Não pelo modo epistolar como o livro foi escrito, mas porque a história só começa a se desenvolver mesmo depois da página 30, quando eu comecei a me divertir mais durante a leitura. Um romance que satiriza a sociedade em que está inserida, valeu cada minuto.

16 de ago. de 2021

Daughters of Isis (Joyce Tyldesley) – PSRC 2021

 

Título: Daughters of Isis: women of ancient Egypt 
Autora: Joyce Tyldesley 
Mês: Agosto 
Tema: Um livro em um formato diferente do que você normalmente lê 
Editora Penguin History, 336p. 

Sinopse: In ancient Egypt women enjoyed a legal, social and sexual independence unrivalled by their Greek or Roman sisters, or in fact by most women until the late nineteenth century. They could own and trade in property, work outside the home, marry foreigners and live alone without the protection of a male guardian. Some of them even rose to rule Egypt as ‘female kings’. Joyce Tyldesley’s vivid history of how women lived in ancient Egypt weaves a fascinating picture of daily life – marriage and the home, work and play, grooming and religion – viewed from a female perspective, in a work that is engaging, original and constantly surprising. 

Um livro excelente que envolve dois assuntos que eu adoro: mulheres e Egito antigo. Foi interessante ver, em uma narrativa que prende a atenção e considerando as poucas evidências disponíveis hoje em dia, como era a vida das mulheres nessa época tão distante da nossa: como elas eram retratadas, seus papéis no que se refere a casamento e dentro do harém real (uma das melhores partes do livro) e, como não podia faltar, a autora também fala das que, por um motivo ou outro, se tornaram rainhas. Livro muito recomendado.

13 de ago. de 2021

Star Trek portal do tempo (A.C. Crispin) – DLL 2021

Título: Star Trek portal do tempo 
Autora: A.C. Crispin 
Mês: Agosto 
Tema: Do seu gênero preferido 
Editora Aleph, 247p. 

Spock, Kirk e McCoy descobrem que, durante uma viagem ao passado, Spock teve um filho. Agora, os três resolvem viajar novamente pelo portal do tempo em busca desse filho. Esperando encontrar uma criança, Spock fica surpreso descobrir que o filho é um jovem rapaz e que sua mãe está morta. Eles decidem levar Zar com eles antes que seu planeta seja destruído, e o rapaz começa a aprender sobre a Federação e sobre a cultura vulcana. Mas tudo é interrompido quando os romulanos iniciam um ataque pode mudar o curso da história. 

Devo dizer, eu não esperava nada desse livro. Apesar de ser fã de ficção científica, não sou tão fã de Star Trek quanto de Star Wars, já vi alguns episódios da série original (eu sempre começo uma série vendo episódios aleatórios), adoro os filmes lançados nos anos mais recentes e adoro o Spock do Zackary Quinto. Esse livro tem mais a ver com a série original, o que é um chamariz para os fãs mais antigos, principalmente porque essa história é da década de 80. O episódio ao que o livro faz alusão eu ainda não assisti, mas depois dessa leitura fiquei muito curiosa. Gostei muito da história, é muito bom ver quando um escritor consegue capturar em sua adaptação em livro (ou, como no caso, em uma nova história que se baseia em uma série ou um filme) o tom certo para cada elemento da narrativa e para cada personagem. Livro completamente indicado.

11 de ago. de 2021

Star Wars: I love you, I know (Amy Richau) – DLL 2021

Título: Star Wars: I love you, I know: lessons in love and friendship
Autora: Amy Richau 
Mês: Agosto 
Tema: Publicado esse ano de 2021 
Editora DK, 72p. 

Sinopse: Say "I love you" to the Star Wars fan in your life with this collection of lessons in love and friendship from a galaxy far, far away. 
Relationships can be complex - your dad could have turned to the dark side, your partner could be a princess, or your best friend might speak in more than 7 million forms of communication and never stop talking! 
This book shares some wise advice for romances, friendships, and family relationships from fan-favourite Star Wars characters such as Han and Leia, Rey and Kylo Ren, and Finn and Poe. The perfect Valentine's Day or anniversary gift for your scruffy-looking nerf herder, best friend or long-lost sibling, Star Wars: I Love You. I Know is a light-hearted guide to relationships, featuring quotes, classic moments and characters from the Star Wars galaxy. 

Quando saiu o anúncio desse livro, eu fiquei ansiosa por ele. Fiquei esperando um tempão que baixasse de preço na Amazon para poder comprar (o livro é fino então não queria pagar um valor muito alto por ser importado). Como eu já tinha selecionado ele para o desafio e nada de conseguir comprar, resolvi ficar com o ebook mesmo. Melhor decisão, porque o livro não é nada do que eu esperava. Na verdade, é meio decepcionante. Eu esperava que o livro discutisse sobre os relacionamentos em Star Wars, mas o que ele entrega são pequenos textos e frases curtas de efeito sobre amor, amizade, companheirismo, etc. Valeu a leitura só para matar a curiosidade mesmo, mas podia deixar passar.

9 de ago. de 2021

Areia movediça (Malin Persson Giolito) – DLL 2021

 

Título: Areia movediça 
Autora: Malin Persson Giolito 
Mês: Agosto 
Tema: Thriller 
Editora Intrínseca, 350p. 

Maja nasceu em uma família com um bom poder aquisitivo e sempre foi uma boa aluna. Quando ela se envolve com Sebastian Fergerman, o filho do homem mais rico da Suécia, ela começa a viver repleta de todas as badalações e dos excessos que o dinheiro pode pagar, até que tudo começa a se tornar muito destrutivo. Ela também passa a conhecer mais Sebastian e seu relacionamento para lá de abusivo com seu pai, Claes, um milionário que consegue tudo o que quer e trata o filho sempre com o maior desrespeito. A relação dos dois chega a um ponto final na véspera do tiroteio na escola, e Maja, a única sobrevivente, se torna a principal suspeita do crime. 

O que eu posso dizer desse livro de primeira é que eu sabia, devido ao tema e devido ao fato de que ele foi escolhido especificamente para o tema, que a história não seria leve ou fácil de ler. E não é, definitivamente (apesar disso, me deixou com muita vontade de ver a série da Netflix). O fato é que temas como abuso físico e psicológico, estupro, suicídio, racismo não são temas que eu goste de ler. Sim, quando eu leio e a história é boa porque trata esses assuntos com a seriedade que merecem, vale a pena. Mas se eu tiver que escolher, passo longe. Estou tentando mudar esse meu pensamento, porque é bom se inteirar de problemas como esses que são tão atuais. Sobre o livro, então. Eu fiquei meio confusa no início porque achei que a autora narraria os acontecimentos na ordem: a protagonista e sua vida, os acontecimentos que causaram o tiroteio até chegar ao julgamento. O que a autora faz é dar voz a Maja e intercalar os dias dela na prisão com flashbacks sobre sua vida e seu relacionamento com Sebastian, Amanda, Dennis, Samir e Christer. Como é narrado pela própria Maja, a história prende a atenção porque faz você querer descobrir logo se ela é culpada ou não. Livro muito recomendado.