Páginas

14 de jul. de 2021

Novel destinations (Shannon McKenna Schmidt e Joni Rendon) – PSRC 2021

 

Título: Novel destinations: Literary landmarks from Jane Austen's Bath to Ernest Hemingway's Key West 
Autores: Shannon McKenna Schmidt e Joni Rendon 
Mês: Julho 
Tema: Um livro ambientado em algum lugar que você gostaria de visitar em 2021 
Editora National Geographic, 358p. 

Sinopse: For the new breed of vacationer who craves meaningful trips and unusual locales, the combination of reading and travel can be a heady mix—especially if you happen to be checking into Hemingway’s favorite hotel in Sun Valley, or strolling about Bath’s Royal Crescent while entertaining fantasies of Lizzie Bennett and her Mr. Darcy! Cue National Geographic’s Novel Destinations—a guide for bibliophiles to more than 500 literary sites across the United States and Europe. 
The book begins with thematic chapters covering author houses and museums, literary festivals and walking tours. Then, in-depth explorations of author and places take readers roaming Franz Kafka’s Prague, James Joyce’s Dublin, Louisa May Alcott’s New England, and other locales. Peppered with great reading suggestions and little-known tales of literary gossip, Novel Destinations is a unique travel guide, an attractive gift book, and the ultimate browser’s delight. 

Esse foi um dos temas mais fáceis de escolher livro, porque são tantos os lugares que eu gostaria de visitar (claro que, com a pandemia, estou quieta em casa). Esse livro em particular foi outro achado, são tantas as referências literárias que mal dá pra escolher um ou dois lugares. O autor faz um apanhado das casas e museus relacionados aos autores, além festivais literários, pubs e cafés (sejam citados nas histórias, sejam ligados as vidas pessoais dos autores). Dos vários locais citados, elegi Dublin, Bath e Praga como minhas viagens de consumo. Um dia, um dia... Livro recomendado pra todo e qualquer bibliófilo apaixonado por viagens.

12 de jul. de 2021

The grand tour (Agatha Christie) – PSRC 2021

 

Título: The grand tour: around the world with the qeen of mystery 
Autora: Agatha Christie 
Mês: Julho 
Tema: Um livro ambientado em vários países 
Editora HarperCollins, 384p. 

Archibald Christie, marido de Agatha Christie, foi convidado em 1922 a realizar uma viagem para promover British Empire Exhibition. Eles embarcam em uma viagem de dez meses e durante esse tempo, Agatha manteve com sua mãe uma correspondência detalhando todos os lugares e pessoas que ela conheceu, passando pela África do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Havaí e Canadá. Mathew Prichard, neto de Agatha, reúne nesse livro cartões-postais, fotos e notícias de jornais, além de trechos da autobiografia da avó, e mostra os lugares que influenciaram os escritos de Agatha. 

“My grandmother’s letters on the Grand Tour were the first, if not the only, part of her archive…” Devo dizer que a primeira surpresa que tive com esse livro foi essa. Não fazia ideia que o editor deste livro era neto de Agatha. E que belo trabalho! Este livro é um diário de viagem, e Mathew consegue nos mostrar o quanto Agatha era jovem e apaixonada pelo marido a ponto embarcar num “empreendimento” desse e deixar a filha pequena pra trás. De todos os lugares citados, acho que o Havaí é o único lugar da lista que eu não tenho muita vontade de visitar, mas gostaria muito de um dia visitar todos esses países. Livro altamente recomendado, mesmo que você não seja fã da autora. Para quem é fã, é a cereja do bolo.

9 de jul. de 2021

Ah o verão! (Fernanda Belém) – DLL 2021

 

Título: Ah o verão! 
Autora: Fernanda Belém 
Mês: Julho 
Tema: Que seja o primeiro de uma série ou trilogia 
Editora Valentina, 255p. 

Camila tem quinze anos e fez vários planos para passar o verão com seus amigos, mas seus pais a obrigam a viajar com eles e com seus amigos e a filha chata deles, Juliana. Na verdade, ela queria mesmo era ficar com os amigos para poder ter alguma chance com Rafael, por quem é apaixonada desde sempre. Durante a viagem para Búzios, ela acaba fazendo amizade com Juliana e percebe que a garota só é tímida. As férias começam a ficar interessante quando ela conhece o Leandro... Camila também passa a escrever uma espécie de diário, sobre tudo que está acontecendo durante esse tempo.
 
Eu fui atrás desse livro porque gostei da capa. Como andava muito focada em livros sobre guerras, eu queria algo mais leve e quando achei esse, pareceu uma leitura leve e divertida, e o livro se provou exatamente isso. Uma história sobre adolescentes, não somente para adolescentes. Pelo título, eu imaginei que poderiam existir outros relacionados as outras estações, e realmente existe um segundo, Folhas de um outono. Mas voltando. O livro é divertido, prendeu minha atenção, me fez lembrar dos meus tempos de adolescente. Valeu a pena cada minuto.

7 de jul. de 2021

O anel dos Nibelungos (P. Craig Russel) – DLL 2021

 


Título: O anel dos Nibelungos 
Autor: P. Craig Russel 
Mês: Julho 
Tema: Vencedor de algum prêmio 
Editora Pipoca & Nanquim, 448p. 

Sinopse: A série ganhadora do Prêmio Eisner O Anel do Nibelungo, compilada pela Editora Pipoca & Nanquim em um único volume, apresenta uma das maiores narrativas da civilização ocidental e, agora, um dos épicos mais explosivos da história dos quadrinhos! Gigantes tramam contra deuses que, por sua vez, destroem romances humanos, enquanto a vida de grandes guerreiros é arruinada, e assassinatos após assassinatos são cometidos em nome do amor e do ouro. Cobiça, traições e disputas colidem num mundo onde deuses e homens caminham lado a lado. Este ponto alto da longeva e distintiva carreira de P. Craig Russell inclui artes de bastidores, notas da adaptação feitas pelo artista e esboços nunca vistos. É o épico definitivo exatamente como deve ser lido. 

Essa graphic novel é uma verdadeira obra de arte. Capa dura, diagramação excelente, colorido vivo, tudo isso chama atenção para a publicação, mesmo que não se seja fã de Richard Wagner. Realmente indispensável para qualquer fã de mitologia nórdica. Eu já conhecia a história de outras adaptações, já tinha até arriscado a ver uma apresentação dessa ópera, mas foi muito bom ler porque essa é uma das melhores adaptações que eu já li. O autor divide a história nas partes em que a ópera é dividida, os personagens mantem seu nome em alemão antigo (o que é um verdadeiro chamariz). Eu amei, de verdade. Completamente indicado.

5 de jul. de 2021

Ousadas 1 (Pénélope Bagieu) – DLL 2021

Título: Ousadas 1: mulheres que só fazem o que querem 
Autora: Pénélope Bagieu 
Mês: Julho 
Tema: De autor francês 
Editora Nemo, 143p. 

Sinopse: Margaret, atriz “aterrorizante”, especializada nos papéis mais perversos de Hollywood; Agnodice, ginecologista da Grécia Antiga que teve de se disfarçar de homem para exercer a profissão; Lozen, mulher Apache, guerreira e xamã… Pénélope Bagieu traça, com humor e sagacidade, quinze retratos de mulheres excepcionais que enfrentaram a pressão social de seu tempo e se tornaram donas de seus próprios destinos. 

Eu tive uma grande surpresa ao descobrir que esse livro na verdade é uma história em quadrinhos biográfica, focando na vida de 15 mulheres que, de uma forma ou de outra, deixaram sua marca na história, durante diferentes momentos, geralmente em épocas que a mulher não podia ou não devia se destacar e deveria manter a imagem de quietude e pureza. Ele faz parte de um box, então já estou atrás do volume 2. Recomendo.