Páginas

20 de nov. de 2020

Lendo o Brasil: TOCANTINS - O cara certo (Ariela Pereira)

Cariel Miller é um playboy. Bonito, rico e jovem, ele tem tudo que o dinheiro pode comprar e vive a vida nesse estilo, até que sua irmã mais nova descobre que tem câncer de pulmão. Ele, então, tenta todas as formas de encontrar uma cura, mas os tratamentos não dão resultado. Quando ele descobre rumores sobre uma suposta cura definitiva que ainda não está a venda, Cariel resolve que fará de tudo para consegui-la. A vida de Aby Willis, no entanto, não poderia ser mais diferente. Depois de conseguir se formar (sem o apoio da família), a jovem recém-formada é convidada por um de seus professores para trabalhar com ele em uma pesquisa experimental que pode ajudar aqueles que sofrem de câncer. A partir daí, as vidas de Cariel e Aby começam a se entrelaçar...


A primeira vista, achei que esse seria um livro chick-lit. Quando vi o nível de insegurança da protagonista em relação a sua vida amorosa, comecei a ficar arrependida de ter escolhido esse livro (além do próprio Cariel, a imagem do cara rico e sacana, sim, eu sei porque ele faz o que faz, mas não está certo de qualquer jeito). Mas... resolvi deixar de lado algumas insatisfações e continuei e me vi gostando da história. Fiquei imaginando de que forma Cariel e Abby se encontrariam e acabei sendo surpreendida (no bom sentido). Gostei muito, recomendo.

Editora Amazon.
266 páginas.

18 de nov. de 2020

198 livros: CHILE – Rogue One: the ultimate visual guide (Pablo Hidalgo)

O guia essencial e abrangente de Rogue One: A Star Wars Story. Este emocionante formato de referência acompanha o aguardado rimeiro filme independente de Star Wars: Rogue One. Este título lindamente detalhado apresenta perfis detalhados de personagens, além de 5 seções transversais de veículos e locais mapeados recentemente encomendados e totalmente anotados. Com texto claro e autoritário, este livro é embalado com informações essenciais - e apresentado ao lado de fotos impressionantes do filme.


Rogue One: uma história Star Wars foi o segundo filme de Star Wars lançado e é, disparado, um dos melhores filmes da saga e (para muitos) o melhor da era Disney. Esse livro é um guia sobre o filme, com várias informações muito legais sobre os personagens, objetos, história e lugares. Eu gostei muito de saber mais sobre a mãe de Jyn Erso, já que no filme ela pouco aparece. O livro tem um tamanho razoável para a quantidade de informações, e eu senti falta dos atores falando dos seus personagens, mas acho que isso fica por conta dos extras do dvd (que eu ainda não tenho). Adorei, e recomendo.

Editora DK Chidlren.
200 páginas.

16 de nov. de 2020

Os arquivos perdidos (Pittacus Lore) – DLS 2020


Título: Os arquivos perdidos: a última defesa
Autor: Pittacus Lore
Mês: Novembro
Tema: Um livro assinado por um pseudônimo
Editora Intrínseca, 104p.

Malcom, Sam e John estão planejando o próximo passo contra Setrákus Ra. Enquanto os jovens e os agentes federais viajam para Nova York, Malcom fica na casa de Adam, o mogadoriano traidor, para tentar descobrir mais coisas sobre os mogs. Quando tudo dá errado em Nova York, os mogs se encaminham para Ashwood, enquanto agentes do FBI tentam resgatar Malcom e leva-lo ao encontro do presidente, onde Malcom relata tudo que sabe. Mas a situação complica quando a filha do presidente começa a manifestar os mesmos poderes que os lorienos...

Achei que estava faltando mesmo um ponto de vista de Malcom sobre essa história. Para a conclusão da história, falta só mais um ebook e o último livro da série sobre Lórien, e eu estou muito ansiosa para saber como isso tudo termina, considerando tudo que já aconteceu até agora (e que me surpreendeu até demais). Como falei sobre o ebook anterior, novamente é introduzido um novo personagem que desenvolveu os mesmos poderes dos jovens de Lórien, e se isso vai trazer algum diferencial para o fim da história, ainda falta ver. Recomendo.

13 de nov. de 2020

Juventude (J. M. Coetzee) – DLL 2020


Título: Juventude
Autor: J. M. Coetzee
Mês: Novembro
Tema: Um livro de autor africano
Editora Companhia de Bolso, 168p.

Sinopse: John está prestes a se formar em matemática, mas sua grande aspiração na vida é tornar-se poeta. O problema é que a poesia - como as mulheres mais interessantes - não se entrega para qualquer um. Assim, o rapaz aguarda ansiosamente pelas experiências de vida que farão com que ele entre em contato com “o fogo sagrado” da inspiração poética e do verdadeiro amor.
É em busca desse ideal que ele abandona a turbulenta África do Sul dos anos 1960 e vai para Londres. Tudo o que arranja na antiga metrópole, porém, é um tedioso emprego de programador de computadores. Além de uma ou outra namorada, que nunca está à altura das paixões que ele imagina necessárias para que um homem seja tocado pela chama da arte e da poesia.
Juventude é um dos romances autobiográficos de J.M. Coetzee, no qual ele reconstrói com crueza e bom humor seus ideais juvenis. Vencedor do Prêmio Nobel em 2003, o autor se volta para a memória pessoal, com a mesma força narrativa de seus outros livros: frases curtas e certeiras, sem nenhuma afetação, desenhando personagens que vão crescendo e se tornando mais complexos a cada parágrafo. Juventude é o segundo volume das Cenas da vida na província, cuja primeira parte, Boyhood, foi publicada no Brasil com o título Cenas de uma vida.

Continuando com os relatos de sua vida, desta vez Coetzee fala de sua juventude de maneira mais sentimental (talvez isso se deva ao fato dele relatar sobre sua saída de casa para a Inglaterra na década de 60 e a falta de pertencimento que o leitor percebe do narrador). O livro é pequeno, relatando acontecimentos normais e não tão significativos, mas o melhor é perceber como pano de fundo alguns dos acontecimentos mais importantes do século XX (como a Guerra do Vietnã). Como o primeiro livro, completamente indicado.

11 de nov. de 2020

Sherlock Holmes vol. 3 (Arthur Conan Doyle) – DLL 2020


Título: Sherlock Holmes vol. 3
Autor: Arthur Conan Doyle
Mês: Novembro
Tema: Um livro policial
Editora HarperCollins Brasil,  472p.

No volume 2, Sherlock Holmes enfrenta Moriarty e cai na cachoeira do Reichenbach e todos o julgam morto. Na primeira parte do volume 3, A volta de Sherlock Holmes, o detetive está de volta e descreve a seu amigo Watson o que realmente aconteceu e porque passou tanto tempo desaparecido. Em O vale do medo, Sherlock e Watson se vêem as voltas com a resolução de um assassinato, cuja história começou em vales de mineração dos EUA.

Eu gostei mais da primeira parte do livro, mesmo que a segunda parte conte uma história tão boa quanto, na verdade, a segunda e terceira partes tratam da mesma história, mas a terceira parte contextualiza a segunda. O problema foi mais a dificuldade em engrenar a leitura. De forma geral, são vários contos muito bem elaborados e cada um com finais surpreendentes. Vale cada minuto da leitura.

9 de nov. de 2020

Skywalker ataca (Jason Aaron) – DLL 2020


Título: Skywalker ataca
Autor: Jason Aaron
Mês: Novembro
Tema: Um livro do seu gênero favorito
Editora Panini, 152p.

A Estrela da Morte foi destruída, e agora a Aliança Rebelde renovou suas esperanças de derrotar o imperador e trazer liberdade para a galáxia novamente. Querendo aproveitar da vantagem do momento, Luke Skywalker, a princesa Leia Organa e Han Solo resolvem lançar uma ofensiva pelos lugares mais longínquos da galáxia. Enquanto Han e Leia, acompanhados de Chewbacca e dos dróides C-3PO e R2-D2 tentam escapar de Vader, Luke volta para Tatooine a procura dos diários de Obi-Wan Kenobi, em sua busca para se tornar um jedi de verdade.

Começando com esse volume, essa série de Hqs vai contar as aventuras dos rebeldes entre os episódios IV e V dos filmes de Star Wars. Uma coisa que eu gostei de ver e espero ver mais nos próximos volumes, é sobre os diários de Ben Kenobi. É uma das coisas que muito fã tem vontade de saber, sobre a vida do antigo jedi em Tatooine enquanto Luke crescia (estou bem ansiosa para ver a série da Disney). Também foi bacana ver o desenvolvimento do relacionamento de Han e Leia. De modo geral, foi uma Hq que eu curti e recomendo.

6 de nov. de 2020

Gelo negro (Andrew Lane) – DLL 2020


Título: Gelo negro
Autor: Andrew Lane
Mês: Novembro
Tema: Um livro que seja o próximo de uma série
Editora Intrínseca, 256p.

Sherlock segue com suas aulas com Crowe em Farnham quando seu irmão Mycroft o convida para jantar em Londres. Crowe o acompanha até o local do encontro, o clube Diógenes, mas ao chegar se deparam com uma cena para lá de surpreendentemente absurda: Mycroft os atende, em choque, e com uma faca nas mãos, enquanto tem um corpo no chão. Ele não consegue lembrar o que aconteceu, é acusado e preso. A polícia não tem dúvidas e considera o caso resolvido, mas Sherlock não quer pensar no irmão condenado por um crime que não cometeu. Então, mais uma vez ele e Crowe começam a seguir as pistas deixadas para trás e partem em busca do verdadeiro criminoso.

Essa série uma belezinha e eu fiquei muito triste em saber que foi mais uma que a Intrínseca abriu mão. Decidir continuar lendo em inglês mesmo, porque sendo Sherlock Holmes, eu não quis deixar inacabada e até agora, cada um dos livros tem superado minhas expectativas, mostrando o jovem Sherlock aprendendo a deduzir e resolver crimes, a se disfarçar, a tocar violino... A leitura é divertida, as cenas de ação impedem o livro de ser repetitivo e o ritmo lembra muito as histórias de Doyle. A história não termina com um cliffhanger (apesar de ter sido exatamente essa a sensação que me deu), mas confesso que me deixou muito curiosa para ler o próximo volume. Recomendado.

4 de nov. de 2020

Horas decisivas (Michael J. Tougias e Casey Sherman) – DLL 2020


Título: Horas decisivas
Autores: Michael J. Tougias, Casey Sherman
Mês: Novembro
Tema: Um livro de capa azul
Editora Gente, 256p.

Sinopse: “Você tem que ir, mas não tem que voltar.” O lema não oficial da Guarda Costeira martelava na cabeça de Bernie Webber depois de ter sido convocado para resgatar os tripulantes de um petroleiro que se rompera ao meio, numa das mais aterrorizantes tempestades de inverno da costa norte-americana. As chances de sobrevivência dele e dos três outros jovens que o acompanhariam na missão eram mínimas. Nessa mesma noite, um segundo petroleiro também se partira ao meio a poucos quilômetros do primeiro, e outra equipe de resgate estava em busca dos sobreviventes da outra embarcação. Aquele 18 de fevereiro de 1952 ficaria para sempre na memória de todos os envolvidos.
Horas decisivas é o resultado da extensa pesquisa de dois autores que uniram forças para escrever sobre um dos resgates marítimos mais extraordinários da história. Quase sessenta anos depois daquela noite fatídica, o relato ainda tira o fôlego dos leitores, além de ter inspirado uma superprodução da Disney estrelada por Chris Pine.

Não vi o filme, mas o livro me chamou atenção não só por se tratar da Guarda Costeira (cujos relatos passaram a me interessar desde o filme Anjos do mar), mas porque tinha sido adaptado. O livro é dividido em três partes e fala do início ao fim do resgate dos tripulantes do navio petroleiro Pendleton, assim como da vida dos oficiais e dos sobreviventes depois do acidente, assim como aborda outros acidentes marítimos e suas causas e consequências. O livro prende o leitor, quer tenha visto o filme ou não, porque você simplesmente quer saber quem sai vivo de uma situação como essa, com tantos elementos contra. Interessante é que Bernie Webber, a figura central dos oficiais e tido como o grande herói, não viveu para ver o filme, apesar de ter contribuído para a escrita dele. Um livro marcante que fala de sobrevivência e heroísmo de uma forma que somente aqueles que passaram por situações de vida ou morte podem entender.