Páginas

26 de out. de 2020

Lendo o Brasil: PARANÁ – Canção das estrelas (Karen Soarele)

Sebastian vive de cidade em cidade, trabalhando em um navio, enquanto procura decifrar uma mensagem oculta que ele acredita existir no livro A canção das estrelas, relacionada a uma irmandade secreta chamada Sétima Ordem. Mesmo com todo mundo rindo de suas ideias, ele persiste nessa busca, e seu caminho se cruza com o de Neve, uma garota que tem o poder de se transformar no animal que quiser. Ela também busca o conhecimento das histórias do passado e tem vontade de se aventurar, como Sebastian...


Esse livro é um spin-off da série Crônicas de Myríade, e faz parte da coleção Pergaminhos Perdidos de Myríade (o primeiro volume dessa coleção é Rainha da Primavera). Muito curtinho, mas com uma narrativa fluida e que envolve do início ao fim. Karen sabe manter a atenção presa a história, que é rica em tudo. Sem falar na diagramação que é outro chamariz. Valeu cada minuto, indicado.

Editora Cubo Mágico.
156 Páginas.

23 de out. de 2020

198 livros: ESPANHA – A espanhola inglesa (Miguel de Cervantes)

Isabela foi sequestrada aos sete anos de idade na cidade de Cádiz por Clotaldo, cavalheiro inglês e comandante de esquadra, pai de Ricaredo. Levada para Londres, a menina é criada como integrante da família mas apresentada socialmente como escrava. A situação complica quando o jovem Ricaredo se apaixona por Isabela, e ambos vão fazer de tudo pra fazer valer seus sentimentos dentro de uma sociedade completamente preconceituosa.


Uma história de amor impossível entre dois adolescentes, é disso que se trata esse livro (que ainda bem, é pequeno). Apesar de não ser muito meu tema favorito graças ao drama que esse tipo de história geralmente carrega, gostei da leitura pela sátira em relação ao preconceito predominante na Espanha do século XVI. Vale a pena, recomendo.

Editora Rocco.
104 páginas.

21 de out. de 2020

A guerra dos tronos (George R.R. Martin) – DLLC 2020


Título: A guerra dos tronos graphic novel vol. 4
Autor: George R.R. Martin
Mês: Outubro
Tema: Um livro em que foi criada uma nova língua
Editora Fantasy, 208p.

Robert Baratheon está morto e sua Mão, Ned Stark está preso acusado de traição. Seu filho mais velho, Robb, agora está a frente de um exército a caminho de Porto Real. Ele precisa estabelecer alianças ao longo do caminho, e ao concordar em se casar com uma das filhas de Lorde Frey, consegue uma vantagem militar que lhe permite capturar Jaime Lannister. Enquanto essas notícias chegam até Lorde Lannister, seu neto Joffrey, agora rei, tem suas próprias noções de justiça e misericórdia, e ao ignorar as palavras de seu conselho e sua mãe, Cersei, acaba deflagrando o início de uma guerra que vai colocar todas as grandes casas umas contra as outras. Enquanto na muralha, os patrulheiros precisam lidar com mortos andantes, lá longe, no leste, Daenerys Targaryen está a espera de um filho, mas seu marido acaba sendo envenenado por vingança devido a destruição e morte causada por seu khal. Sozinha, sem khalasar, a princesa só tem seus ovos agora e o nascimento de três dragões em mais de um século faz nascer também uma nova Daenerys, pronta para reivindicar o que é seu por direito.

Eu amei todas os volumes dessa graphic novel e a história tem um excelente final neste volume 4. As ilustrações continuam sendo lindas (o que me incomodou foram certos traços dados aos personagens que faziam-nos ficar o tempo todo com cara de raiva, até mesmo quando, pela história, o sentimento passado era outro). Esse último volume fecha com chave de ouro a adaptação do primeiro livro d’As crônicas de gelo e fogo. Muito recomendado.

19 de out. de 2020

Sombras e segredos (Kieron Gillen) – DLS 2020


Título: Sombras e segredos
Autor: Kieron Gillen
Mês: Outubro
Tema: Um livro recomendado por um booktuber
Editora Panini, 164p.

Depois de descobrir a identidade do piloto responsável pela destruição da Estrela da Morte e que o imperador mentiu para ele, a caçada a Luke Skywalker se transforma em algo pessoal para Darth Vader. Para isso, ele conta com os serviços do caçador de recompensa Boba Fett e da arqueóloga Doutora Aphra. No meio do caminho, Darth Vader precisa lidar com seus rivais, escolhidos pelo imperador para duelar pela posição de seu aprendiz.

Esse é o Livro 2 que engloba os volumes 7 a 12 das HQs de Darth Vader. Eu já tinha visto muitos canais no youtube falando das Hqs de Star Wars, alguns utilizam as hqs para falar das teorias, outras são resenhas, mas eu escolhi esse canal do Comicstorian porque esse faz uma leitura dramática da história em questão, o Livro 2 da Hq de Vader, que fala dos acontecimentos entre os episódios IV e V.



E foi por isso que me animei a comprar as Hqs de Vader, porque depois das prequels e de toda a crítica e do ódio gratuito contra os filmes, eu me afastei de tudo relacionado a saga. Completamente indicados, tanto a Hq quanto o canal.

16 de out. de 2020

A torre negra (C.S. Lewis) – DLL 2020


Título: A torre negra e outras histórias
Autor: C.S. Lewis
Mês: Outubro
Tema: Um livro de autor irlandês
Editora Planeta, 238p.

Cinco homens se reúnem no escritório de Orfeu, na Universidade de Cambridge, para testemunhar a violação do espaço-tempo por meio do cronoscópio, um telescópio que não olha apenas para um outro mundo, mas para outras dimensões. Ao longo das narrativas, seus personagens travam debates brilhantes sobre a matéria, no tempo e no espaço.

Confesso que, como os outros livros dessa série de C.S. Lewis, eu fiquei bem confusa durante a leitura e tive que ler bem devagar. Logo no prefácio, existe a explicação do que se trata esse livro: ele se origina de um esboço do que seria um quarto livro da Trilogia Cósmica. Walter Hooper, secretário de Lewis, ficou com os papéis que o irmão de Lewis iria se desfazer quando de sua morte, e acabou encontrando o manuscrito inacabado. O livro traz 6 contos, e como são curtos, acabam colocando a nossa imaginação para trabalhar. Mesmo não sendo fã dessa trilogia, ao final de cada história, eu me via esperando mais, o que sempre é bom. Recomendo.

14 de out. de 2020

Pato Donald Perdido nos Andes (Carl Barks) – DLL 2020


Título: Pato Donald: Perdido nos Andes
Autora: Carl Barks
Mês: Outubro
Tema: Um livro que lembre sua infância
Editora Abril, 240p.

Sinopse: De 1942 a 1966, Carl Barks foi o mais prolífico e adorado roteirista e desenhista das histórias do Pato Donald, Tio Patinhas e demais habitantes de Patópolis. PATO DONALD POR CARL BARKS: PERDIDOS NOS ANDES é o primeiro lançamento de uma série de volumes dedicados a recuperar a obra de Barks, com cores restauradas de acordo com a paleta de época, letreiramento que reproduz o trabalho do autor e de sua esposa Garé Williams e textos explicativos inéditos com informações nunca antes compiladas. Com papel de miolo offset que simula a textura das publicações originais, 200 páginas e acabamento em capa dura.

Esse livro é ótimo. Fazia tempo que eu andava doida pra comprar os livros dessa coleção, e desde que a editora Abril declarou falência, estava sendo difícil achar esse que é o primeiro volume. Gostei da forma como dividiram as histórias Aventuras, Histórias curtas, As piadas), além de trazer as capas originais e pequenos textos que falam das origens delas. O volume é um primor, digno de qualquer colecionador da Disney. Além do mais, eu cresci lendo histórias do Donald, Tio Patinhas e companhia, então gostei muito de reler algumas delas. Muito recomendado.

12 de out. de 2020

Os elefantes não esquecem (Agatha Christie) – DLL 2020


Título: Os elefantes não esquecem
Autora: Agatha Christie
Mês: Outubro
Tema: Um livro de suspense ou terror
Editora Nova Fronteira, 163p.

A escritora de livros policiais Ariadne Oliver está participando de um evento quando uma mulher que ela não conhece começa a questioná-la sobre a morte dos pais de sua afilhada Celia Ravenscroft. Há quatorze anos atrás, o casal foi encontrado morto no penhasco perto da casa onde moravam, depois de anos vivendo fora da Inglaterra. O que se sabe pela polícia é que foi um pacto suicida, apesar de outras pessoas acharem que um matou o outro e depois se matou. De qualquer forma, foi um acontecimento intrigante que deixou dúvidas no ar, e agora, anos depois, Ariadne decide pedir ajuda de Hercule Poirot para solucionar o caso de uma vez por todas.

Mais uma vez um livro de Agatha Christie me pega de surpresa. Sempre quando eu acho que é uma coisa, Hercule Poirot aparece com uma solução que diverge completamente do que eu imaginava. Foi, até agora, um dos livros que mais me surpreendeu, o suspense sobre as mortes ela sempre constrói de uma maneira que enquanto são descritas as coletas de dados, parece que seu cérebro vai dar nó e você mistura tudo, até no final tudo aparecer claro como água. Livro muito recomendado.

9 de out. de 2020

Emily de lua nova (Lucy Maud Montgomery) – DLL 2020


Título: Emily de lua nova
Autora: Lucy Maud Montgomery
Mês: Outubro
Tema: Um livro que tenha criança como personagem principal
Editora Pedrazul, 295p.

Emily Starr é uma menina muito criativa. Dona de um sorriso cativante, ela sempre tem uma resposta na língua (mesmo que nunca fale alto). Órfã de mãe, Emily fica mais sozinha quando seu pai morre, e no dia do enterro conhece os parentes de sua mãe, os Murrays, que nunca aprovaram sua fuga para casar com Douglas Starr. A educação e os cuidados de Emily agora recaem sobre Elizabeth, irmã de sua mãe, e a menina passa a morar em Lua Nova, onde ela vai fazer novos amigos e começar a perceber que sua vida ainda pode ser boa.

Esse livro foi uma delícia de ler. Eu estava esperando uma nova Anne de Green Gables, e existem sim algumas semelhanças (como Anne, Emily é órfã, ambas tem um modo diferente de ver as coisas, tem habilidades de escrita,...), mas não tem nada a ver uma história com a outra. Eu gostei muito da leitura, é prazerosa e flui, mesmo quando a autora discorre longamente sobre a natureza que cerca Lua Nova (mas isso dá para entender, Emily tem uma imaginação forte, então a autora descreve a partir dos pontos de vista de sua personagem de mente fértil. Às vezes, eu fico pensando se Montgomery criava personagens com essa característica em particular só para que ela pudesse fazer esse tipo de descrição, ou se a característica da personagem era uma consequência de seu gosto próprio em longas descrições). Livro muito recomendado.

7 de out. de 2020

A mais bela de todas (Serena Valentino) – DLL 2020


Título: A mais bela de todas
Autora: Serena Valentino
Mês: Outubro
Tema: Um livro de capa preta
Editora Universo dos Livros, 208p.

A Rainha nem sempre foi uma rainha. Filha do melhor artesão de espelhos do reino, ela é escolhida pelo rei para ser sua esposa devido a sua beleza. Sua mãe havia sido uma mulher muito bela, e a Rainha, que achava que não era bonita igual a mãe, acaba ficando obsessiva com essa questão. Sua aparência e sua condição de “ser bela” se torna uma preocupação constante, mas mesmo assim seu casamento lhe revela alegrias. O rei a ama, Branca de Neve a trata como mãe, mas a obsessão em ser a mais bela de todas começa a coloca-la contra sua família. Tudo piora quando chegam as três irmãs estranhas do rei e incitam a Rainha a se envolver com a magia e aprender como chamar o Escravo no espelho, presente dado pelo rei. A partir daí, as coisas começam a piorar completamente até a Rainha se transformar na Bruxa Má.

Mais um livro dessa série ótima que fala das histórias que todos conhecemos do ponto de vista dos personagens bons. Dessa vez, foi a história da Rainha Má, que envenena Branca de Neve com ciúme de sua beleza. Devo dizer que o conto de Branca de Neve e os sete anões nunca esteve entre os meus favoritos, mas depois de Malévola, esse foi o livro da série que mais gostei.
Incrível como em um livro que se dedique a explorar um outro lado de um conto de fadas, encontremos questões com as quais as mulheres sempre se deparam: a questão de ser bela a qualquer custo (a loucura que se apossa da Rainha e os crimes que ela comete em função dessa busca), o machismo em negar um nome a uma mulher e fazê-la ser algo em função de um homem (a Rainha não tem nome, e só passa a ter importância depois que se torna rainha em função do casamento com o rei)... Adorei, recomendadíssimo.