Páginas

28 de jun. de 2012

O atlas esmeralda de John Stephens - DL 2012


Tema: Viagem no tempo
Mês: Junho de 2012 (Livro 3)
Leitura do mês: O atlas esmeralda
Autor: John Stephens
Editora Objetiva, 295 p.

Em uma noite de Natal, Kate, Michael e Emma são tiradas da casa dos pais para serem escondidos. Eles corriam perigo, e seus pais resolvem entregá-los para protegê-los. Kate se lembra pouco dessa noite, mas o suficiente para manter acesa na mente e no coração de seus irmãos menores a lembrança dos pais e a promessa de que um dia eles voltarão para buscá-los. Por 10 anos, eles vagaram de orfanatos em orfanatos. Quando sua última chance evapora, eles são mandados para Cambridge Falls, onde descobrem a existência de um livro que os faz viajar no tempo. Em sua primeira “viagem” ao passado, eles descobrem o mistério que, no presente, faz com que a cidade seja tão sombria e o porque de não existirem crianças vivendo nela. A partir daí, os três irmãs, juntos e às vezes separados, embarcam de volta para um passado mais distante e voltam novamente para o presente com o objetivo de encontrar o Atlas, um livro esmeralda que tem o poder de comandar o tempo e o mundo, e assim poder ajudar as crianças, derrotar a Condessa e descobrir onde estão seus pais. Anões, espíritos malignos e homens amaldiçoados também tomam parte nessa luta para que os mundos mágico e humano possam novamente existir juntos.

Uma aventura repleta de mistérios, viagens no tempo, três crianças espertas e a busca por um livro poderoso são os elementos principais do livro de John Stephens. Confesso que as várias viagens no passado me confundiram um pouco e somente no final fui entender, mas isso não desmerece de forma alguma o livro. Os personagens são muito divertidos (as implicâncias de Emma e Michael me fizeram rir bastante), mas a história tem seus momentos tristes (mas não infelizes, já que Gabriel foi salvo). Um livro que eu recomendo não só porque é de fantasia, mas também porque fala da magia da viagem no tempo de uma forma que eu poucas vezes vi igual.

27 de jun. de 2012

Confusões em Paris (Vanessa Sueroz)


Divulgando o livro de Vanessa Sueroz,
Confusões em Paris.

"Como foi que isso tudo aconteceu mesmo? Eu nem ao menos entendi como meus pais concordaram em me dar dois dias de folga da escola. Eu sei que já tenho idade suficiente para perder aulas… Ter dezessete anos hoje em dia não é nada fácil, mas perder aula? Que graça tem ficar em casa se não posso nem entrar na internet? Alguém me explique como eu fui me meter nessa encrenca toda? Por que eu fiz isso? - Não nos olhe com essa cara Paty. Você concordou! – disse Gabriela me olhando entediada. Como não vou olhar para ela assim? Tudo deve ser culpa da Gabi. Ela que é amiga dos garotos! Essa carinha de anjo dela não me engana! - Por que não para de pensar em como aceitou e tenta se divertir um pouco? – me perguntou o César mais entediado que a própria Gabi. Como vou me divertir estando a caminho dos piores quatro dias da minha vida? Em quatro dias vão acontecer às piores coisas da minha vida. Meu Deus! Eu fui sequestrada e pelos meus melhores amigos." O sonho de todo jovem é viajar para outro país só acompanhado dos amigos. Um grupo de nove amigos consegue alguns dias de folga na escola e resolve pegar um avião rumo a Paris. A confusão começa porque não avisam Patrícia sobre a viagem e muito menos para onde estão levando a pequena ruiva. Em Paris e sem nenhum adulto por perto, os nove jovens vão aprontar muito, principalmente quando todos resolvem se juntar para fazer Ricardo e Patrícia se entenderem, o que nunca aconteceu antes. O que nove adolescentes são capazes de fazer sozinhos em um país desconhecido? (Sinopse: Skoob)

Um livro que eu classifico como “extra-classe” (aquele tipo de livro que consta na lista escolar do ensino fundamental como leitura de apoio. Ainda tenho vários), narra uma história simples e divertida. Simplesmente adoro esse tipo de leitura. Para quem quiser saber mais sobre a Vanessa e tiver interesse em comprar o livro, é só dar uma olhada no blog da autora.

23 de jun. de 2012

The Hunger Games Tribute Guide em português



O site JogosVorazes.net divulgou: ainda este ano será lançado no Brasil o Guia do Tributo pela editora Prumo. È um livro para colecionador, na verdade. De acordo com o site, “O Guia do Tributo é escrito como um guia para os moradores da Capital: Ele dá detalhes de cada especialidade dos tributos, imagens e informações da arena. Obrigatório para qualquer fã de Jogos Vorazes!”.


Enquanto os fãs esperam o lançamento, pode se deliciar com o The Hunger Games Official Illustrated Movie Companion, o livro do making of do filme Jogos Vorazes., à venda no Brasil. Se não me engano, ainda não está disponível em português. Mas a edição em inglês pode ser encontrada em várias livrarias. Como a editora não informou mais nada ainda, só resta acompanhar o JogosVorazes.net. E aqui também :)

Assassin’s Creed Renascença (Oliver Bowden)


Título: Assassin’s Creed Renascença
Autor: Oliver Bowden
Editora Galera Record, 275 p.

Ezio Auditore faz parte de uma das famílias mais importantes de Florença. Um jovem rapaz que vive metido em brigas com uma família rival, os Pazzi, Ezio é designado pelo pai para continuar os negócios da família, já que seu irmão mais velho não tem “tino” para esse tipo de trabalho. Sua vida segue uma rotina, até o momento em que seu pai e irmãos são presos e acusados de traição. Tentando salvar a sua vida e de seus filhos, Giovanni Auditore instrui o filho a levar a seu amigo Alberti certos documentos que poderiam salvá-lo. O que Ezzio não sabe é que Alberti traiu seu pai e agora está do lado dos inimigos de Ezio. Impotente, ele assiste a execução de seu pai e irmãos enquanto jura vingança. Ele foge e leva a mãe e a irmã para a segurança do território de seu tio Mario. Lá, ele descobre a verdade: seu pai fazia parte de um grupo que luta para acabar com uma nova organização descendente dos templários, cujo líder é Rodrigo Bórgia. Então, com a ajuda de Leonardo Da Vinci, Maquiavel e vários outros que fazem parte do grupo dos Assassinos, Ezio embarca em uma viagem pela Itália do século XV em uma busca por códices antigos que levarão a uma antiga cripta onde está escondida, segundo acreditam, uma tecnologia avançada que pode mudar o modo de pensar do mundo.

Para quem conhece ou já ouviu falar do jogo Assassin’s Creed, esse livro é o início, o primeiro romance adaptado do jogo, o que transforma o livro em algo bem diferente (já que existem muitos livros adaptados para o cinema, mas não o inverso). Como no jogo, o livro tem como foco a eterna batalha travada entre templários e assassinos, além de que no livro o autor toma suas próprias liberdades em prol da criatividade. Oliver Bowden mistura intriga, política, história e faz o leitor viajar por Florença. Veneza, Roma, passeando pela Itália renascentista. Muito recomendado.

14 de jun. de 2012

Garota apaixonada (Carolina Estrella)



O primeiro livro da série Garota, de Carolina Estrella, Garota apaixonada em apuros.

Uma história de amor entre Gabi e Nelson que não dão o braço a torcer para ficarem juntos. Gabi tenta conquistar Nelson o tempo todo, mas Ele, tímido como uma porta, recusa as investidas da Garota apaixonada. Entre confusões e apuros esta Gabriela conta a aventura mais emocionante de sua vida :A conquista de seu primeiro amor e os desafios que enfrentou com as amigas para fazer com que Nelson se tornasse seu namorado. (Sinopse: Skoob)

Garota apaixonada em férias é o segundo livro.

Gabriela está em êxtase por finalmente estar namorando Nelson e pela chegada da tão esperada férias de verão. Thais, Lívia e Carol se juntam para programar a melhor viagem de amigas, mas se deparam com um problema maior do que podiam imaginar. Talita desiste de viajar e Paulinho se torna o pior namorado do mundo. Entre todos acontecimentos, Gabi terá que lidar com o amor exagerado de Nelson e a “suposta” garota dos sonhos de Gustavo. (Sinopse: Skoob)

No blog do livro existem mais informações sobre os livros e sobre a autora. O primeiro capítulo do segundo livro pode ser lido no Issu. A pré-venda nas livrarias está para começar, e agora em junho o livro será lançado no Rio. Vejam o convite do lançamento:


O blog Romances e Leituras vai sortear o segundo livro, Garota apaixonada em férias, além de outros prêmios pra lá de especiais. Eis o banner da promoção.

Quem quiser participar, é só dar uma conferida nas regras e torcer. Eu já estou nessa.

11 de jun. de 2012

Manual prático de Nárnia (Colin Duriez)


Título: Manual prático de Nárnia
Autor: Colin Duriez
Editora Novo Século, 269 p.

Após uma breve biografia de C.S. Lewis, o cenário e as características literárias de As Crônicas de Nárnia, a relação entre Aslam, Nárnia e a ortodoxia, informações sobre a história e geografia de Nárnia, as pessoas que influenciaram a criação de Nárnia são alguns tópicos abordados pelo autor neste guia excelente sobre o fantástico mundo criado por Lewis. Duriez descreve os habitantes e lugares, além de mostrar como Nárnia se relacionado com outros mundos imaginários. O livro também conta com um resumo cronológico das obras de C.S. Lewis. Uma leitura muito recomendada para todos aqueles que quiserem saber mais sobre o mundo de Aslam.

As egípcias (Christian Jacq)


Título: As egípcias: retratos de mulheres no Egito faraônico
Autor: Christian Jacq
Editora Bertrand Brasil, 331 p.

Este livro fala de cada mulher egípcia (de sangue ou não) que desempenhou um papel importante na história faraônica. A primeira, é claro, é Ísis, Mãe e Rainha de todo o Egito. Da primeira (talvez) faraó do Egito, até Cleópatra, passando pelas famosas Hatchepsut e Nefertiti; falando dos aspectos e grupos sociais aos quais as mulheres pertenciam como mães, amantes, esposas; abordando as vidas das mulheres trabalhadoras, iniciadas e sacerdotisas. Com este livro, o autor faz se propõe a fazer: revive cada mulher egípcia, tenha ela sido célebre ou não.

Todo livro sobre o Egito e sua história vira uma obra de arte na mão deste renomado escritor. Não canso de me admirar com a capacidade que Christian Jacq tem de escrever a fundo sobre essa sociedade que ainda hoje tem um quê de mistério. Neste livro, Jacq fala de cada mulher notável, conhecida ou desconhecida com a mesma habilidade com que escreve seus romances sobre este povo intrigante.

Jesus Potter, Harry Christ (Derek Murphy)


Título: Jesus Potter, Harry Christ: the fascinating parallels between two of the world's most popular literary characters
Autor: Derek Murphy
Editora Holy Blasphemy, 494p.

A primeira parte do livro aborda o pano de fundo da publicação da série, falando sobre as críticas sofridas e sobre o sentimento anti-Harry, sobre os cristãos que não vêem Harry como ameaça, listando obras favoráveis e fala sobre a visão da própria autora sobre religião, até finalmente abordar as semelhanças entre Harry Potter e Jesus Cristo, dentre elas o nascimento miraculoso e, é claro, a batalha contra o mal. Analisa a questão da mitologia e dos arquétipos; a discussão sobre a existência de Jesus de acordo com fontes históricas e arqueológicas; descreve as figuras pagãs pré-cristãs que tem alguma semelhança com Jesus, como Gilgamesh e Osíris, através de uma abrangente descrição de crenças pagãs, religiões de mistérios e seitas gnósticas. Para citar alguns dos paralelos:
• Um pai sobrenatural e uma mãe mortal;
• Nascimento milagroso anunciado por profecia;
• Poderes sobrenaturais usados para ajudar os outros;
• Simbolizado pelo leão, enquanto seus inimigos foram representados pela serpente;
• Desceu ao submundo;
• Foi deixado à morte para, após grande sofrimento, voltar à vida pela vitória.
Na segunda parte, é traçada uma rota dos mitos cristãos, falando sobre a analogia entre o leão, o sol e Cristo, assim como é feita uma análise do mito da criação e da figura de Satã.
Na terceira e última parte do livro, primeiramente é analisado o início do cristianismo, apresentando a evolução da Igreja Católica, desde seus concílios até os apolegetas do cristianismo moderno como C.S. Lewis. São citados seus textos misteriosos; a questão dos oráculos antigos e da magia inerente a eles é mencionada. Os mistérios do cristianismo e a passagem de “mistério” para “história” e seus mártires e a história da Igreja são explorados.

Derek Murphy é PhD em Literatura Comparada e especialista em estudos religiosos e história bíblica. Seu livro revela as semelhanças (mais que as diferenças) entre Harry Potter e Jesus Cristo, através de uma pesquisa bem fundamentada em religião comparada. O livro de Murphy, a primeira vista controverso e cujo título pode parecer irônico, através da mitologia presente na figura de Harry Potter, demonstra o sincretismo que originou a religião cristã.

3 de jun. de 2012

O além-mar (Roberto Campos Pellanda)



O primeiro livro da série
O Além-mar, de Roberto Campos Pellanda, Noite sem fim.

A Vila é um lugar onde é sempre noite. A cidade vive sob a rígida Lei dos Anciãos: a cada seis meses um navio deve partir para o Além-mar. Martin tem quatorze anos e ficou órfão há seis meses, quando o pai embarcou em um navio para o Além-mar, de onde, todos sabem, ninguém retorna. Atormentado pela perda do pai e pelo fantasma de que conhecia muito pouco a seu respeito, a começar pelo incompreensível motivo que o fez ser voluntário em um navio, Martin decide partir à procura de respostas. A busca pela verdade levará Martin a visitar algumas das figuras mais folclóricas da Vila e o conduzirá a uma incrível descoberta: uma coleção de livros proibidos. Junto com Omar, seu melhor amigo, e Maya, a filha do livreiro da Vila por quem é perdidamente apaixonado, Martin inicia um clube de leitura para explorar o tesouro recém-descoberto. O mergulho nos livros proibidos levará o trio a uma perigosa jornada, na qual eles não apenas serão apresentados aos segredos que envolviam o passado do pai de Martin, mas também os colocará cara a cara com a própria essência do terrível regime Ancião. À medida que a leitura dos livros avança, eles se veem em meio a uma perigosa trama e percebem, tarde demais que, depois das revelações do clube de leitura, nada será como antes e a vida dos três mudará para sempre. Confrontado com verdades aterradoras e declarado inimigo do regime Ancião, Martin ainda terá que enfrentar o maior temor de todos na Vila: criaturas cujo nome não se diz e que vêm do Além-mar. Durante a grande catástrofe, Martin terá que descobrir em si mesmo uma coragem que não sabia existir, se quiser salvar a vida de Maya e a própria Vila. Noite sem Fim é uma declaração de amor a três coisas: família, amizade e livros. (Sinopse: Skoob)

Para comprar o livro com marcadores de brinde, é só dar uma passadinha no blog do autor.

C.S. Lewis (David Downing)


Título: C.S. Lewis: o mais relutante dos convertidos
Autor: David Downing
Editora Vida, 202 p.

A infância de Lewis num bairro de classe alta de Belfast, a morte de sua mãe e o início de seus estudos na Wynyard School, os anos durante os quais se tornou um ateu, suas experiências na guerra, seu interesse no espiritualismo, o estreitamento da amizade com Tolkien e sua conversão ao cristianismo são alguns tópicos abordados nesse livro. A vida de Lewis desde sua infância, passando pelos seus anos acadêmicos e enfocando sua carreira literária, é explorada de forma objetiva, em uma narrativa simples.

O livro, apesar de não ser uma biografia oficial, possibilita ao leitor um conhecimento mais profundo sobre a vida de um dos maiores escritores de todos os tempos. David Downing explora os principais acontecimentos da vida de Lewis de forma acessível. Muito recomendado.

O mundo mágico de Harry Potter (David Colbert)


Título: O mundo mágico de Harry Potter: mitos, lendas e histórias fascinantes
Autor: David Colbert
Editora Sextante, 183 p.

“Quais animais fantásticos saíram das lendas?”
“Por que Harry e Cedrico parecem cavaleiros da Távola Redonda?”
“Quais foram os primeiros magos ingleses?”
“Qual é o idioma mais importante para os bruxos?”
“Por que os bruxos usam varinhas mágicas?”
Essas e outras perguntas são respondidas por Colbert neste excelente livro sobre Harry Potter. J.K. Rowling utilizou muitas influências na composição de seus personagens, lugares e acontecimentos. O autor mostra as origens das criaturas mágicas que fazem parte do mundo de Harry Potter.

Combinando uma linguagem acessível com um livro ilustrado, Colbert fornece um livro prazeroso que aborda os mitos e o folclore por detrás do mundo de J.K. Rowling, revelando os significados escondidos nas aventuras vividas por Harry e seus amigos. Muito recomendado.

2 de jun. de 2012

A Mulher do Viajante no Tempo de Audrey Niffenegger – DL 2012


Tema: Viagem no tempo
Mês: Junho de 2012 (Livro 2)
Leitura do mês: A Mulher do Viajante no Tempo
Autora: Audrey Niffenegger
Editora Suma de Letras, 450 p.


Clare Anne Abshire é escultora, mulher de Henry DeTamble, um homem que sofre de um distúrbio genético que faz com que ele viaje no tempo. Por isso, Clare conhece Henry a vida toda, mas não sabe disso: ele sempre é seu melhor amigo durante a infância e adolescência. No presente, quando eles se conhecem Clare já tem 20 anos e Henry 28. E aí está o cerne da questão, pois ela reconhece o homem que sempre, enquanto ele ainda não a conhece. Os encontros entre ambos vão acontecendo, no passado e no presente. Assim, Clare precisa aprender a conviver com a espera por Henry.

Um livro confuso, pelo menos no início. O que me chamou a atenção e me confundiu demais foram as viagens no tempo. Mas há algo de bonito no fato de um estar esperando pelo outro. Uma coisa legal é que, seja no passado, seja no presente, ambos, Clare e Henry, demonstram seu ponto de vista. Uma excelente história de amor, complexa e simples ao mesmo tempo. Recomendado.

1 de jun. de 2012

Os doze trabalhos de Hércules de Monteiro Lobato – DL 2012


Tema: Viagem no tempo
Mês: Junho de 2012 (Livro 1)
Leitura do mês: Os doze trabalhos de Hércules
Autor: Monteiro Lobato
Editora Brasiliense, 130 p.


Pedrinho está com muita vontade de visitar a Grécia de novo e saber mais sobre Hércules. Ele, o Visconde e Emília estão se preparando para viajar para a Grécia Antiga. Enquanto isso, Dona Benta continua contando as aventuras do herói. Assim, quando está tudo pronto, os três aspiram o pó de pirlimpimpim e pronto: já chegaram a Grécia. A primeira parada é Neméia, onde Hércules irá matar o leão comedor de gente. É assim que começam as aventuras do pessoal do sítio na Grécia Antiga. Depois de Neméia, eles seguem para a próxima tarefa de Hércules: matar a Hidra de Lerna. E assim o herói vai completando suas tarefas.

Um livro muito divertido. Uma excelente junção, Monteiro Lobato e mitos gregos na figura do herói supremo: Hércules, o mais famoso filho de Zeus. Devo dizer que a primeira vista achei engraçada a idéia de Hércules ter ajuda para completar suas tarefas, ainda mais ajuda vinda de um menino, uma boneca de pano e um boneco feito de sabugo de milho. A leitura foi rápida e divertida. Um dos livros infantis mais divertidos que li. Muito recomendado.